BPO Contábil: terceirização do setor de contabilidade

Você sabe o que é BPO Contábil? Como a terceirização desse setor, ele oferece diversos benefícios para os contadores. Acesse e confira mais sobre o tema

10/Set/2020
Contabilidade

O BPO Contábil surgiu como uma nova ferramenta que ajuda no desenvolvimento e otimização dos processos contábeis dos seus clientes. Além disso, é um recurso que gera novas oportunidades de negócios para os escritórios de contabilidade. 


O termo BPO, em inglês Business Process Outsourcing, é utilizado para definir a terceirização de processos secundários das empresas, como o setor contábil. Ou seja, o BPO Contábil tem como objetivo “abraçar” os processos contábeis internos de uma companhia, descentralizando essa parte da operação.


Muito popular no Brasil devido à sua complexa legislação e sistema tributário, esse modelo de processo auxilia vários contadores a manterem os empreendimentos legais. Para entender mais sobre o que é BPO Contábil, acompanhe o conteúdo a seguir.


O papel do BPO Contábil nos escritórios de contabilidade

Com a terceirização de um setor empresarial essencial, como a contabilidade, o BPO Contábil é uma oportunidade única de trabalho. Criando um segmento especializado para prestação de serviços, esse modelo de ação traz diversos benefícios para o contador, como a valorização da função.


Qual a importância?

O BPO Contábil é uma contabilidade terceirizada, por isso, os contadores irão assumir o controle sobre os processos internos da empresa assessorada e administrar todas as tarefas legais. Isso quer dizer estar atento às novas MPs (Medidas Provisórias) e sugerir mudanças nos processos.


Sendo um consultor especializado, você deve demonstrar um grande conhecimento sobre a área e estar atento ao que acontece na empresa e no mundo para que as medidas tomadas sejam eficazes.


Diferentemente de um setor interno de uma empresa, com o BPO Contábil o contador terá que lidar com várias empresas ao mesmo tempo, aplicando ações que as beneficiem de maneiras distintas, sendo esse o grande diferencial do profissional que se dedica à assessoria contábil.


O que pode ser terceirizado com o BPO Contábil?

O setor contábil é responsável por diversos processos dentro de uma empresa. Por isso, quando há o BPO Contábil, existe uma transição para que todas as informações sejam repassadas.


Sendo assim, os escritórios de contabilidade passam a ser responsáveis pelos relatórios, balancetes, demonstrativos e auditorias das empresas, nos quais os contadores estão encarregados. Para entender quais tarefas podem ser atribuídas a você, veja abaixo o que pode ser terceirizado com o BPO Contábil.


Contas a pagar e a receber

O controle contábil das contas a pagar e a receber é uma das tarefas terceirizadas. Como contador responsável, você terá que lançar diariamente o fluxo de caixa no sistema para que a gestão seja eficiente e os erros sejam  detectados o mais breve possível.


Para tornar mais dinâmica a interação com as empresas com o qual prestam serviços, os escritórios de contabilidade podem contar com um sistema de gestão. Ele atuará como um software que compartilha todas as informações, melhorando a comunicação.


Armazenamento dos documentos

A emissão e armazenamento de documentos também é outra atividade atribuída aos contadores dos escritórios contábeis. Como você estará lidando como um setor sensível de uma ou mais empresas, é importante estar atento às informações e contar com um sistema confiável.


Gestão do fluxo de caixa

Como uma atividade rotineira e obrigatória em todas as empresa, você já deve estar acostumado a fazer a gestão do fluxo de caixa. Mas com o BPO Contábil, esse processo pode ter diferentes etapas.


Prestando assessoria a várias empresas, o contador deverá estar atento a qualquer erro e notificar a companhia em casos de fraude. Por conta da sua imparcialidade, você pode oferecer uma opinião sem preconceitos, que ajuda ao empreendedor.


Vantagens do BPO para o contador

Como você viu, o BPO Contábil é uma oportunidade única para o contador, ajudando no seu crescimento profissional e criando um segmento laboral. Confira outras vantagens a seguir.


  • Ajuda na produtividade do escritório de contabilidade;
  • Aperfeiçoa as habilidades de controle contábil,
  • Desenvolve as técnicas de compliance.


Experimente processos mais integrados

Percebeu como um modelo de trabalho como o BPO Contábil pode fazer toda a diferença? Então que tal falar com um consultor Omie? Torne as práticas contábeis mais ágeis e integradas ao lidar com as informações financeiras e fiscais dos seus clientes. Acesse e confira como o contador pode se beneficiar.


Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas