BPO fiscal: vantagens desse processo para o contador

Você sabe quando é o momento certo de realizar terceirização de processos especializados, como o BPO Fiscal? Leia mais no Blog Omie.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Já ouviu falar na terceirização do controle fiscal? Esse é um processo chamado de BPO Fiscal e permite que as empresas de diferentes setores e portes contem com especialistas para cuidar das obrigações fiscais do negócio.

Com o Brasil sendo um dos sistemas tributários mais burocráticos do mundo, o BPO Fiscal é benéfico para a gestão empresarial. Entenda o que é a prática e as vantagens de contar com a terceirização nessa área neste artigo!

O que é BPO fiscal?

BPO é a sigla de Business Process Outsourcing ou Terceirização de Processos da Empresa. Dessa forma, um negócio repassa a outra empresa as tarefas relacionadas ao setor fiscal. A ideia é contar com especialistas que têm uma visão estratégica do setor.

Isso quer dizer que entre as atividades dessa terceirização está oferecer um serviço contábil de modo a atender as obrigações fiscais e acessórias nas diferentes esferas — municipal, estadual e federal —, além de manter a matriz de impostos do negócio sempre atualizada.

Áreas de atuação

Ao contratar o BPO Fiscal, sua empresa terá especialistas que vão atuar nos seguintes serviços:

  • apuração de impostos e atualização quanto às novas legislações, portarias, decretos e resoluções;
  • assessoria para processos e abertura de empresas;
  • gestão de documentos contábeis e fiscais;
  • geração de documentos obrigatórios;
  • elaboração de relatórios e demonstrativos contábeis,
  • geração do SPED fiscal e contábil;
  • planejamento tributário;
  • recuperação de créditos tributários.

Por que contratar o BPO Fiscal?

O BPO Fiscal oferece um gerenciamento estratégico das atividades fiscais. Ou seja, para os micro e pequenos empreendedores que não possuem um setor contábil interno, essa assessoria é a solução para que os seus negócios não fujam da regularidade.

Prazos, redução de riscos, atualização constante e foco no serviço são os pontos de destaque que o contador pode disponibilizar para os empresários.

O compliance fiscal não é uma tarefa fácil para um gestor de uma empresa lidar por conta própria, por isso, essa terceirização vem como uma tendência que ajuda seu negócio.

Libere seu crescimento - banner omie desplanilhe-se

Benefícios do BPO Fiscal

Ao contratar o BPO Fiscal, sua empresa pode ter uma série de vantagens, como elencamos a seguir.

Foco na atividade principal da empresa

Quando o gestor conta com experts para se dedicarem às atividades e obrigações fiscais da sua empresa, pode direcionar seu trabalho para o core business, ou seja, para a atividade principal do negócio.

Portanto, você melhora sua produtividade, pois consegue atuar em processos de gestão e finanças do seu negócio, delineando estratégias para o crescimento da empresa. 

Em outras palavras: você não perde tempo com burocracias ou outros pontos relacionados aos tributos da empresa.

Obrigações fiscais em dia

Um aspecto importante ao contratar o BPO Fiscal é manter os tributos e obrigações da sua empresa em dia, evitando atraso e multas. Além disso, a organização se mantém atualizada quanto às mudanças nas legislações fiscais.

Diminuição de custos

Você não precisa manter uma equipe interna para os serviços fiscais, além de ter especialistas que conhecem os benefícios na legislação tributária e podem aplicar na sua empresa, reduzindo custos. Um exemplo é a recuperação de créditos tributários.

Diferentes tipos de BPO 

Quando se fala de Business Process Outsourcing, é preciso entender que, além do BPO fiscal, existem outros tipos de terceirização que vêm com a mesma proposta, ou seja, de oferecer especialistas para atuarem em áreas importantes da sua empresa. Entre eles:

  • BPO de Tecnologia da Informação (TI);
  • BPO Financeiro;
  • BPO folha de pagamento;
  • BPO de Marketing;
  • BPO de documentos;
  • BPO de gestão de contratos;
  • BPO Contábil;
  • BPO de Recursos Humanos;
  • BPO Jurídico;
  • BPO Comercial.

Como você viu, é possível contar com know how e experts em diferentes setores ao optar pela terceirização desses serviços por meio do BPO.

Diferença entre terceirização e BPO

O BPO é uma terceirização de processos, no entanto, ao contrário da terceirização de serviços comuns nas empresas (limpeza, portaria, serviços de alimentação e outros), essa prática diz respeito a contratar profissionais altamente especializados.

Além disso, uma particularidade do BPO é que suas atividades estão diretamente relacionadas aos processos de gestão de uma empresa e não apenas na realização de serviços mais simples.

Como o BPO contribui no trabalho do contador?

O BPO Fiscal propõe diversas mudanças nas práticas fiscais, ou seja, impacta positivamente o papel do contador. Além de criar um novo nicho de mercado para o profissional especializado, o modelo valoriza as ações e sugestões dadas por eles.

Principalmente em tempos de crise, esse novo modelo fiscal é uma grande alternativa para manter o bom funcionamento de uma empresa. Por isso, o número de escritórios contábeis que exercem essa atividade tem crescido no mercado brasileiro.

Saiba ainda que o BPO Fiscal pode ser utilizado como um agente regularizador com o Fisco, gerenciador estratégico e ainda gerar um serviço personalizado da contabilidade, ou seja, é um ótimo parceiro de negócios tanto para o gestor quanto para o seu contador.

É imprescindível que todo contador que presta serviços de BPO Fiscal para os seus clientes utilize as melhores ferramentas de gestão e automação contábil do mercado, para que assim as tarefas e processos sejam otimizados e os resultados sejam satisfatórios.

Dessa forma, é uma prática que agrega valor para o cliente, criando uma parceria de sucesso com as empresas.

Tecnologia traz mais eficiência no BPO Fiscal

Para tornar o processo de terceirização fiscal mais eficiente, é importante que sua empresa utilize um sistema de gestão de qualidade e que seja totalmente integrado com o software contábil, como ERP Omie.

É um sistema que ajuda a desenvolver todos os relatórios necessários com base em dados fiscais sem erros, além de agilizar todos os processos internos da sua contabilidade, permitindo a automatização contábil. Eles ficam integrados aos processos de gestão.

Ou seja, você tem o melhor da gestão empresarial, com um software completo e intuitivo para o dia a dia, e seu contador tem o melhor da contabilidade digital com dados e informações precisas e em tempo real.

Tenha tempo para se dedicar às questões relacionadas à gestão da sua empresa, deixando os serviços fiscais para quem entende do assunto. Para isso, basta contratar o BPO Fiscal e aproveitar todos seus benefícios. Saiba mais sobre o sistema de contabilidade digital da Omie!

Bannner para conhecer o sistema

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
melhoria contínua na contabilidade como aplicar
Quer construir um crescimento sustentável para o seu escritório de contabilidade? Entenda como aplicar as principais técnicas de melhoria contínua
iso 9001 para escritório
Entenda como padronizar e melhorar a qualidade de seus processos com a ISO 9001 para escritório contábil.
como precificar serviços contábeis
Entenda com as dicas da Omie como precificar serviços contábeis e garantir o crescimento do seu negócio!