Veja dicas sobre como abrir uma microfranquia

Saiba mais neste artigo sobre como funciona uma microfranquia, quais são as suas vantagens e dicas de como abrir uma unidade nesse modelo de negócio.

14/Ago/2020
Empreendedorismo

As microfranquias podem ser muito vantajosas para quem deseja ter seu próprio negócio, principalmente por ser um modelo de franquia caracterizado por exigir um investimento menor que o modelo tradicional, e uma boa opção para quem está buscando uma recolocação no mercado. 


Existem microfranquias em diversos segmentos, porém o de serviços costuma ser o mais comum. Além disso, esse modelo de negócio pode ser tão rentável quanto a franquia tradicional, podendo até exigir a contratação de funcionários. Tudo depende de como a unidade é administrada e do sucesso da rede. 


No entanto, assim como as franquias tradicionais, é preciso seguir as regras de funcionamento e qualidade fornecidas pela rede. O franqueado contará com o suporte do franqueador para estabelecer a estrutura necessária para o andamento adequado das atividades. 


Entenda mais sobre como abrir uma microfranquia no artigo a seguir.

Por que investir em uma microfranquia?


Segundo um levantamento do Sebrae, as micro e pequenas empresas brasileiras representam 27% do PIB. Isso significa que grande parte da economia do país é movida por esse modelo de negócio. Por esse motivo, investir em uma microfranquia pode ser muito lucrativo. Veja a seguir outras razões para abrir um negócio como esse:


Baixo investimento


Uma das principais razões para investir em uma microfranquia é poder empreender com pouco dinheiro. Essa é uma grande vantagem para novos empresários, que não possuem muito experiência e, por isso, buscam modelos de microfranquias baratas, já que não desejam se arriscar investindo um grande valor. 


Reconhecimento de marca


Mesmo se tratando de um negócio pequeno, ao começar do zero, o empresário precisa se esforçar muito para ganhar reconhecimento e conquistar seu público. Ao investir em uma microfranquia isso não é necessário, pois a rede já possui clientes que conhecem o trabalho da marca e sabem sobre sua qualidade.


Assistência da franqueadora


Administrar um negócio não é tarefa fácil, já que existem diversas questões com as quais se preocupar, como o marketing, a conquista de clientes, o entendimento de seus padrões de consumo, entre outras. Por isso, ao optar por abrir uma microfranquia, o empresário terá todo o suporte da rede para garantir qualidade e conseguir gerir a unidade.


Custos de instalação


Outro ponto positivo desse modelo de negócio é já saber de antemão quanto precisará investir para a instalação da unidade, além de conhecer quais máquinas e equipamentos adquirir. Saber essas informações de uma fonte de confiança ajuda no planejamento e evita que o negócio quebre antes mesmo de começar.


Como abrir uma microfranquia?


Após saber mais sobre como funciona a microfranquia e quais as vantagens de investir em uma, veja algumas dicas de como abrir um negócio como esse.


Escolha o segmento


Primeiramente, antes de abrir de fato um negócio como esse, é preciso escolher em qual segmento você deseja atuar. Pense nas atividades em que você possui mais conhecimento e afinidade para, depois, procurar microfranquias nessa área. 


Mesmo que seja um negócio de pequeno porte, é importante investir em algo que seja do seu interesse e, se possível, em que você já possua alguma experiência. Esse conhecimento prévio pode ajudar a conhecer seu público e saber minimamente o que esperar do franchising.


Faça pesquisa de mercado


Uma vez decidido o segmento em que você gostaria de atuar, é chegado o momento de fazer uma pesquisa de mercado para entender os tipos de microfranquias com baixo investimento que existem nessa área. Seja para conferir a concorrência ou saber mais sobre seu público, a pesquisa de mercado é essencial para qualquer microempreendedor de sucesso.


Estude a COF


Outro ponto importante ao abrir uma microfranquia é estudar a Circular de Oferta de Franquia (COF) para saber informações financeiras sobre a rede. Esses dados podem te ajudar a decidir se aquela franquia é a escolha certa para investir ou não. Você também pode encontrar o contato de outros franqueados nesse documento e conversar com eles para saber mais.


Busque assistência jurídica


Certifique-se também de passar por todo o processo de escolha da franquia com a ajuda de um profissional da área jurídica. Assim você terá um respaldo sobre os contratos de franquia oferecidos, garantindo que são justos e não trarão transtornos no futuro, após assiná-los.


Entenda mais sobre franchising


Antes de decidir abrir uma microfranquia, conheça mais sobre como funciona o sistema de franchising e quais são suas opções de modelo de negócio. Confira nosso e-book exclusivo Franchising no Brasil e saiba tudo sobre o assunto.


Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas