Entenda o que é planejamento tributário, por que é importante e como fazer!

As obrigações fiscais têm pesado no bolso da sua empresa? O planejamento tributário é uma forma de otimização de custos
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Em empresas, lidar com impostos pode ser complicado. Com o planejamento tributário, você conta com uma ótima estratégia para garantir que seu negócio siga as regras e evite problemas com o fisco. 

Com as leis tributárias sempre mudando, ter um contador é uma obrigação para empreendedores e empresas que querem crescimento e sustentação no mercado.

A escolha de um regime tributário deve ser feita com o auxílio de um profissional, pois é possível economizar em impostos ao agir segundo a lei.

Quer compreender melhor como funciona? Continue lendo e ofereça este serviço contábil!

O que é planejamento tributário?

O planejamento tributário empresarial envolve a administração dos pagamentos de tributos de uma empresa e estudos para reduzir legalmente as cargas tributárias.

Nesse sentido, o contador desempenha um papel fundamental ao analisar as características e fornecer orientações para as decisões que os empresários devem tomar de maneira organizada e estratégica. 

Qual o objetivo do planejamento tributário?

O planejamento tributário objetiva otimizar legal e estrategicamente a carga fiscal de uma empresa, identificando oportunidades para minimizar o impacto dos tributos nos resultados financeiros. 

Visa estabelecer um regime tributário eficiente e alinhado aos objetivos de longo prazo. Ainda, proporciona segurança jurídica, evitando riscos fiscais e penalidades, contribuindo para a estabilidade financeira e reputação da empresa. 

Também objetiva maximizar recursos financeiros, utilizando estratégias que abrangem regimes tributários, incentivos fiscais e benefícios legais para investimentos, expansão e melhoria da competitividade.

Por que o planejamento tributário é importante?

Ao adotar estratégias inteligentes de gestão fiscal como esta, é possível otimizar sua carga tributária e evitar problemas de inadimplência.

O planejamento tributário oferece uma visão estratégica de suas obrigações fiscais, facilitando o planejamento financeiro. 

Ao projetar com precisão os valores tributários, você pode ajustar o fluxo de caixa, tomar decisões de investimento, definir políticas de precificação e estabelecer metas de lucratividade realistas. 

Por fim, capacita decisões informadas sobre expansão, aquisições e reestruturações empresariais, considerando os impactos fiscais envolvidos.

Vantagens de implementar o planejamento tributário na empresa

Para garantir a sustentabilidade e o crescimento de um negócio, é fundamental ter um bom planejamento tributário. Os benefícios desse planejamento são muitos:

  • Redução da inadimplência: o planejamento evita a acumulação de dívidas com o fisco, o que pode se tornar um problema crescente para as finanças do negócio.
  • Análise e redução dos valores pagos: é possível analisar e adotar medidas para reduzir a carga tributária, como diminuir a contribuição para o Seguro de Acidentes de Trabalho (SAT) ao reduzir o Fator Acidentário de Prevenção (FAP), ou implementar políticas que incentivem a redução das alíquotas.
  • Planejamento e replanejamento dos pagamentos: existem ações que permitem adiar o pagamento de tributos sem gerar multas. Isso pode ajudar os negócios com pouco capital de giro a ganhar fôlego financeiro, sem comprometer as obrigações tributárias e fiscais.

Os três tipos de planejamento tributário

  1. Operacional: desenvolvido conforme as normas legais vigentes, visando incluir tarefas como a correta escrituração e o pagamento de tributos no prazo. É elaborado para períodos de 3 a 6 meses e deve conter estratégias para alcançar os objetivos. As condições necessárias para atingi-los devem ser detalhadas, incluindo informações sobre a metodologia a ser utilizada e os responsáveis pelas ações. 
  2. Estratégico: conta com o planejamento estratégico, que analisa todas as maneiras de pagar impostos. Visa atingir objetivos e benefícios a longo prazo. Ele é feito por muitos anos — média de 5 e 10. Por isso, é importante revisá-lo sempre para mantê-lo atualizado, considerando aspectos dentro e fora da empresa.
  3. Tático: esse planejamento é de médio prazo, ou seja, pensado para um período relativamente curto, como alguns anos. Funciona como uma complementação aos planejamentos operacional e estratégico. Sua função é criar táticas baseadas no planejamento estratégico e estabelecer rotinas para o planejamento operacional. Outro objetivo é manter as estratégias de longo prazo sempre alinhadas ao dia a dia da empresa.

Como fazer um planejamento tributário eficiente?

Você já percebeu que é possível economizar em impostos com o planejamento tributário. Mas como fazer isso para a sua empresa?

Existem alguns passos simples para criar um planejamento tributário que realmente funcione. Saiba mais a seguir.

Coleta de dados

Primeiramente, procure informações detalhadas da equipe administrativa e contábil, interna ou externa. Em seguida, analise como esses dados impactam diretamente o regime tributário da empresa.

Considere aspectos como porte e estrutura da empresa, seu enquadramento tributário atual e as diversas atividades operacionais, administrativas, contábeis e financeiras.

Então, faça uma análise minuciosa desses elementos, reconhecendo a relevância no planejamento tributário.

Análise do formato legal da empresa

Entenda as diversas naturezas jurídicas disponíveis para a abertura e classificação de negócios, representando os formatos legais nos quais as empresas podem operar.

Analise as características, limitações e imposições legais de cada um, reconhecendo a importância de alinhá-las ao regime tributário escolhido.

Ainda, tenha conhecimento das 25 naturezas jurídicas existentes, e seus portes, incluindo Sociedades Anônimas, Sociedades Mistas, Sociedades Limitadas (LTDA), Empresário Individual (EI), Empresário Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI), Cooperativas, Empresas de Pequeno Porte (EPP), Microempresa (ME) e Microempreendedor Individual (MEI).

Escolha do regime tributário

Inicie estudando as opções de regime tributário disponíveis e avalie as características, considerando as obrigações e particularidades de cada modelo.

Faça uma escolha consciente, considerando as exigências legais e as necessidades específicas do seu negócio, pois cada regime tem suas próprias regras a serem seguidas. Existem certas atividades que são obrigadas a estarem dentro de determinado regime tributário.

Adapte-se ao regime tributário escolhido, observando as regras legais necessárias para a apuração e recolhimento adequado de impostos.

Os três principais regimes tributários utilizados no Brasil são:

  • Simples Nacional: voltado para o pagamento de impostos e tributos por micro e pequenas empresas.
  • Lucro Real: obrigatório para negócios que faturam mais de R$ 78 milhões ao ano.
  • Lucro Presumido: as alíquotas são de acordo com o tipo de atividade, se são empresas comerciais/industriais ou prestadoras de serviços.

Construção do planejamento tributário

Após compreender os diferentes regimes tributários disponíveis, faça a escolha do mais adequado para o seu negócio.

Em seguida, inicie a construção do planejamento tributário com base nas diretrizes previstas no regime legal escolhido.

Certifique-se de que o plano prioriza a economia e esteja em conformidade com a legislação.

Busque um equilíbrio entre o preço dos produtos/serviços e o lucro, encontrando um ponto que mantenha a competitividade e a sustentabilidade financeira do negócio.

Por fim, explore oportunidades de vantagens tributárias disponíveis, adaptando o planejamento para otimizar a carga fiscal conforme as regulamentações.

Conte com ajuda tecnológica

Diante da complexidade das obrigações tributárias e fiscais, há ferramentas tecnológicas disponíveis para facilitar o gerenciamento.

Elas automatizam a gestão tributária e fiscal, proporcionando um diferencial significativo para contadores e empreendedores.

Além disso, saiba os benefícios da automação tributária e fiscal, como otimização de tempo, redução de erros e análise de dados, segurança da informação, organização interna e nos processos, simplificação de procedimentos e redução de custos.

Integre gradualmente as ferramentas de automação ao cotidiano, adaptando-se às necessidades específicas do negócio e promovendo a melhoria nos processos tributários.

Dúvidas frequentes

Qual a principal característica do planejamento tributário?

O planejamento tributário visa tornar os tributos da empresa menos pesados e mais fáceis de prever. Isso faz toda a diferença na hora de organizar as finanças e fazer planos. 

Funciona como um guia que propõe soluções para desafios que podem surgir, ajudando a mapear e preparar o caminho da empresa.

Quais são os objetivos do planejamento tributário?

Ao fazer um bom planejamento tributário, a empresa consegue pagar menos impostos, contribuições e taxas. Isso significa que terá mais dinheiro para oferecer preços melhores e investir no crescimento. 

Além disso, o planejamento ajuda a aproveitar benefícios fiscais e adiar o pagamento de impostos e multas. 

Quais os tipos de planejamento tributário?

Existem três tipos de planejamento tributário:

  • Operacional: organiza as tarefas e estabelece rotinas para garantir que todos os impostos sejam pagos em dia.
  • Tático: planeja para o médio prazo, considerando as demandas dos setores e trabalhando para alcançar metas a longo prazo, incluindo o pagamento de impostos.
  • Estratégico: foca no longo prazo, considerando informações que vão além dos números financeiros, como mudanças no mercado, legislação, metas de crescimento, localização e estrutura do negócio.

Planejamento tributário: um aliado para a economia empresarial

O planejamento tributário é fundamental para as empresas, pois permite otimizar legalmente a carga fiscal. Assim, podem cumprir suas obrigações fiscais e buscar oportunidades de economia e crescimento a longo prazo.

Contar com contadores especializados em soluções contábeis e tributárias, além de sistemas ERP de gestão e automação, como o da Omie, é uma vantagem para quem deseja um planejamento tributário eficiente.

Essa combinação proporciona uma gestão mais eficaz e oferece diversas soluções digitais voltadas para os contadores e empresários de diversos segmentos de mercado. Invista na tecnologia da Omie hoje mesmo!

Banner CTA

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
CRM para contabilidade
Entenda como funciona um CRM para contabilidade e como escolher o sistema certo para seu escritório com nossas dicas.
o que é e como funciona a contabilidade financeira
Entenda a importância da contabilidade financeira na gestão empresarial, destacando seu papel crucial de contador na interpretação e aplicação das
Contador, você já parou para pensar por que oferecer uma consultoria contábil pode ser um grande diferencial para o seu