Conheça as principais áreas da logística

Saiba como as áreas da logística podem impactar sua empresa.

26/Jul/2022
Gestão

Existem diversas áreas e atuações que abrangem esse amplo segmento profissional. Normalmente, os profissionais especializados em áreas da logística oferecem um suporte essencial a qualquer empreendimento priorizando o planejamento, otimização de processos e inovações dentro de uma empresa.

Dessa forma, empresas dos mais diversos segmentos estão cada vez mais buscando por profissionais que sigam esse perfil, tendo como objetivo a diminuição dos custos e melhora da logística operacional como um todo. Isso se deve à crescente demanda do mercado por profissionais qualificados que possam entregar resultados vantajosos.

Por isso, falaremos neste texto sobre as principais áreas da logística e a sua importância para pequenas e médias empresas, além de entender como a tecnologia pode auxiliar em todos esses processos. Continue descobrindo mais sobre esse assunto a seguir.

Afinal, o que é logística?

O conceito da logística, em si, é muito presente no cotidiano e imaginário das pessoas, por estar associado a diversas atividades corriqueiras. Contudo, quando levamos esse conceito para o âmbito empresarial, o sentido se torna mais abrangente, compreendendo uma série de métodos e meios que gerenciam todos os fluxos operacionais de uma empresa.

As áreas da logística compreendem os profissionais que são responsáveis pela organização de processos e busca de alternativas e soluções estratégicas que irão garantir que a empresa possa honrar os seus compromissos com os clientes. Os conhecimentos abrangem setores de marketing, engenharia, estatística, tecnologia, economia, recursos humanos e muito mais.

Em resumo, as atribuições da logística são diversos passos que objetivam facilitar os processos comuns às atividades empresariais, sendo um setor estratégico e indispensável para qualquer empreendimento. 

A importância da logística para pequenas e médias empresas

O fato de os empreendimentos serem pequenos ou médios não os impede de utilizar conhecimentos da logística em seu cotidiano. É importante deixar claro que essa ferramenta é essencial para qualquer empresa que busca aumentar a produtividade geral e tornar-se mais competitiva no mercado.

Investir em logística é estar apto a encontrar soluções ágeis e criativas em um mercado cada vez mais exigente. Com processos logísticos de qualidade, a empresa pode controlar o estoque com mais exatidão, os processos de armazenamento e transporte de mercadoria, além de facilitar a administração, diminuir custos e economizar tempo em setores estratégicos.

Uma boa gestão logística traz mais agilidade para sua empresa, diminui a ocorrência de falhas, evita desperdícios, aprimora processos e aumenta a produtividade e confiabilidade do seu negócio. Isso porque essa ferramenta conduz ao descarte ou aprimoramento de tudo que não agrega valor, que não contribui ou atrasa o andamento das demandas internas e externas. 

As principais áreas da logística

Por ser um setor bem abrangente, a logística se apresenta em diversas áreas e qualificações que buscam atender a diferentes necessidades das empresas. A seguir, você entenderá como cada área pode oferecer auxílio e soluções inovadoras para o seu negócio. 

Armazenagem

É a área responsável por elaborar estratégias que melhorem a gestão de recursos, baratear os custos de armazenagem de produtos e unificar depósitos através do aproveitamento de espaços. Por meio de decisões estratégicas, o profissional irá considerar a localização do espaço, dimensões e até mesmo a climatização do local para considerar as melhores opções.

Estoque

Aqui é priorizada a organização lógica dos produtos para facilitar o atendimento às demandas dos clientes, equilibrando a entrada e saída rotineira dos produtos. Logo, o profissional busca alternativas que otimizem o contato com os fornecedores e o sistema de distribuição dos produtos para outras redes.

Manutenção de informação

Os profissionais dessa área buscam organizar todos os dados e informações importantes e relevantes para a empresa e deixá-los sempre disponíveis para que o negócio possa conquistar novos espaços. O fácil acesso aos dados permite que decisões mais acertadas sejam tomadas ao decorrer do tempo.

Processamento de pedidos

Entregar os pedidos dentro do prazo é essencial para que o seu cliente tenha uma boa experiência de compra. Assim, o setor de processamento de pedidos certifica-se que a empresa está fazendo todos os esforços necessários para garantir que os pedidos sejam entregues conforme o prazo estipulado.

Transporte

Esse setor é encarregado de avaliar as diferentes opções de custos logísticos de transporte, produção, distribuição e comercialização, garantindo que a melhor alternativa sempre seja utilizada. Dessa forma, espera-se que sejam reduzidos custos desnecessários na cadeia de transporte.

Supply chain management

Os profissionais dessa área são os responsáveis por aumentar o alcance dos negócios da empresa, buscando parcerias externas com fornecedores e transportadoras. O gerenciamento da cadeia de suprimentos objetiva a integração de diversos processos internos e externos, garantindo a eficiência da empresa.

Planejamento e demanda de estoque

Nessa área de atuação, o profissional irá planejar as estratégias através de estatísticas apuradas, ferramentas tecnológicas e recursos digitais. Assim, busca-se a redução de custos e aumento da competitividade decorrente da melhora dos serviços prestados pela empresa.

Controller Logístico

É o profissional que acompanha de perto todo o andamento dos processos logísticos e a sua execução, além de auxiliar em momentos de decisão. Também monitora os resultados obtidos, produtividade média e eficiência das estratégias utilizadas.

Prevenção de perdas

O profissional desse setor busca minimizar a ocorrência de perdas e otimizar as alternativas de transporte e armazenamento eficiente de mercadorias. Essa área é responsável por desenvolver e implementar processos que evitem as perdas e possíveis impactos negativos para a empresa. 

Como a tecnologia ajuda na logística de pequenas e médias empresas?

Com tantas atribuições e responsabilidades, contar com a ajuda de recursos tecnológicos é fundamental para a entrega de bons resultados.

Nesse cenário, o sistema ERP (Sistema de Recursos Empresariais) on-line é uma ferramenta de gestão estratégica que auxilia na logística de qualquer empresa, já que integra diversos setores do negócio e automatiza diversas ações. Assim, o empreendedor tem acesso a uma visão estratégica e constantemente atualizada sobre as reais necessidades do negócio.

O sistema de gestão Omie ERP permite uma melhor gestão empresarial e integração de diferentes atividades da organização. Com essa ferramenta, a sua empresa poderá integrar o setor de vendas, financeiro, compras e estoque; emitir notas fiscais rapidamente e ter em mãos todas as informações importantes sobre o negócio.

Otimize os processos e aumente a produtividade

Pensar sobre processos logísticos pode até parecer simples em um primeiro momento. Porém, você percebeu como essa área pode se tornar complexa com tantos processos e atribuições inclusas? As áreas da logística podem auxiliar diversos setores de uma empresa, garantindo mais eficiência, desde o estoque até o atendimento ao cliente.

Além de tudo, também vimos como o auxílio de recursos tecnológicos pode ser essencial para que o empreendimento possa gerenciar corretamente todos os setores operacionais.

Se você quer saber mais sobre gestão de negócios, planejamentos estratégicos e dicas sobre empreendedorismo e investimentos, não perca as atualizações do blog Omie. Conquiste cada vez mais espaço no mercado com soluções inovadoras e estratégicas, conheça nosso ERP Omie!

Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas