Conheça as vantagens em ser um contador autônomo

Está pensando em se tornar um contador autônomo? Então, leia nosso artigo e descubra todos os prós e desafios de seguir por esse caminho.

24/Set/2020
Contabilidade

Se você deseja se tornar um contador autônomo, precisa saber quais desafios vai enfrentar e como fazer para superá-los. Muitos profissionais do ramo contábil optam pela carreira autônoma simplesmente para ter mais liberdade e autonomia em seu trabalho, livre de hierarquias e subordinações.


Ao seguir nessa direção, muitas possibilidades se apresentam, como poder escolher o seu local de trabalho, buscar seus próprios clientes, ter mais autonomia na sua rotina de trabalho e não ter um chefe a quem responder. Trata-se de uma alternativa especialmente vantajosa para quem não deseja criar laços empregatícios com um escritório.


Entretanto, optar por ser um contador autônomo é uma responsabilidade grande, já que você será o único responsável por captar clientes, definir o valor dos seus honorários contábeis e entregar as demandas dentro dos prazos. Por isso, é preciso avaliar os prós e os contras do trabalho autônomo.

Vantagens e desafios em ser um contador autônomo

Qualquer caminho que você escolha seguir em sua carreira terá suas vantagens e alguns desafios pelo caminho. Cabe a você decidir se tudo isso vale a pena para a sua carreira e seus objetivos profissionais. Veja a seguir as vantagens e alguns obstáculos a serem enfrentados  no trabalho autônomo:

Vantagens

Uma das principais vantagens em ser um contador autônomo é ter mais independência e liberdade para organizar sua rotina de trabalho da forma que preferir. Você pode definir quanto tempo trabalhar no dia, organizar melhor os horários para resolver pendências pessoais, caso precise, e escolher a melhor maneira de atender as demandas dos seus clientes, de acordo com a sua programação.


Além disso, você não precisará frequentar um escritório todos os dias e seguir a regras empresariais. Também não terá um superior ao qual responder e dar satisfação sobre a realização de tarefas.


Se, por acaso, você não puder trabalhar algum dia ou desejar tirar alguns dias de férias é mais fácil se programar para deixar os clientes organizados com antecedência, e até deixar algumas demandas na mão de um parceiro de confiança, caso seja necessário. 


Outro ponto positivo é que a legislação não exige que o contador autônomo emita nota fiscal, então, você não precisaria ter um CNPJ. Para manter as obrigações tributárias em dia, você pode optar por trabalhar com o Recibo de Pagamento para Autônomo (RPA).


Por fim, os contadores que se interessam pela contabilidade consultiva também podem optar por serem autônomos. Se quiser saber mais sobre o assunto e conhecer todas as técnicas de como se tornar um contador consultor de sucesso, baixe o ebook exclusivo Omie.Simbiose grátis. 


Desafios

Apesar de haver diversos pontos positivos em se tornar um contador autônomo, também é necessário estar preparado para enfrentar os desafios desse caminho. Um dos principais deles é a responsabilidade por organizar sua própria rotina e tarefas, de forma a conseguir entregar todas as demandas de seus clientes conforme os prazos combinados.


Ser responsável por essa organização nem sempre é fácil e é preciso muito foco para não se distrair e atrasar alguma entrega importante. Além disso, ao ser autônomo, é preciso garantir a constante captação de clientes para possuir um bom retorno financeiro e, principalmente, focar em um atendimento personalizado e ações de fidelização da sua carteira atual.


Lembre-se que, captar um novo cliente pode ser de 5 a 7 vezes mais caro do que fidelizar os que já estão dentro de casa. Por isso, desenvolva técnicas e habilidades de persuasão e gestão de clientes efetivas para garantir o melhor atendimento e suporte aos seus clientes.


Ou seja, não há garantia de que você terá o mesmo faturamento todos os meses, mas com um bom planejamento financeiro e um controle de clientes efetivo, é possível garantir uma quantia mínima sempre.

O que é preciso para ser um contador autônomo?

Após entender um pouco mais sobre as vantagens e desvantagens de se tornar um contador autônomo, é possível decidir se você deseja ou não adotar essa modalidade de serviços contábeis. Para te ajudar nessa jornada, separamos algumas dicas:

Prepare-se financeiramente

Como discutimos anteriormente, trabalhar como autônomo pode significar não contar com uma estabilidade financeira, pelo menos para o contador iniciante, pois não tem como saber quanto ganha um contador autônomo. Por isso, para evitar imprevistos, você precisará administrar muito bem seus gastos e ganhos e manter um controle minucioso do seu fluxo de caixa. 


É preciso sempre ter em mente que seu pagamento não será fixo e que pode haver épocas mais apertadas. Sendo assim, é bom manter um fundo de reserva para qualquer imprevisto e evitar adquirir produtos de forma parcelada.

Trabalhe com metas

Ao trabalhar sozinho, é fundamental impor a si mesmo metas a serem atingidas, como um incentivo. Por exemplo, se você deseja receber um valor mínimo todo mês e ainda poder ter um descanso, determine a quantidade de horas que devem ser trabalhadas por dia durante a semana para entregar suas demandas e, assim, ter o fim de semana livre, por exemplo.


Dessa forma, além de garantir uma motivação extra, ficará muito mais fácil ter um ritmo bom de trabalho e sempre entregar as demandas dentro dos prazos estipulados, sem correr o risco de atrasar ou falhar em alguma entrega.

Fidelize seus clientes

Outra dica importante é buscar sempre ter clientes fixos e desenvolver estratégias para fidelizá-los. Isso pode ser feito ao prestar um serviço que se torne indispensável e fundamental para seu cliente, e claro, ao mostrar o valor e a importância dos seus serviços para a jornada de crescimento dele.


Criar um bom relacionamento com seus clientes é fundamental, por isso, seja sempre atencioso e se mostre verdadeiramente interessado em manter a contabilidade de seus clientes em ordem.

Conheça a contabilidade digital

Após saber como ser contador autônomo, foi possível conhecer os desafios e os benefícios desse caminho. O contador autônomo precisa estar em constante atualização para se manter firme no mercado. 


Sendo assim, é importante explorar os diversos segmentos da área, como, por exemplo, a contabilidade digital. A tecnologia já é mais do que necessária na contabilidade para garantir a efetividade dos processos.


Entenda como funciona, todas as vantagens e saiba como você e seus clientes podem se beneficiar com a contabilidade digital.


Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas