Contabilidade Internacional: entenda seus diferenciais

Veja neste artigo qual a importância da contabilidade internacional para seus clientes e quais os benefícios de se adequar às normas.

21/Set/2020
Contabilidade

A contabilidade internacional possui normas que alinham a linguagem contábil para que a globalização não seja um problema e para que todos os países se entendam. Essas normas são responsáveis por tornar as operações contábeis mais transparentes e confiáveis entre todo o mundo.


Se você, contador, se interessa por esse ramo da contabilidade, preparamos este artigo para explicar mais a fundo para que serve a contabilidade internacional e sua importância.

Para que serve a contabilidade internacional?

A contabilidade internacional tem a missão de unificar a linguagem contábil para que países diferentes sejam capazes de firmar negócios entre si. Antes de ela existir, cada país possuía seus próprios processos, o que dificultava as relações.


Para que a troca de informações entre os diferentes mercados fosse possível, foi criado o International Financial Reporting Standard (IFRS), que é o conjunto de normas internacionais de contabilidade. Essas normas são emitidas pelo International Accounting Standards Board (IASB) de contabilidade.


Dessa maneira, a linguagem contábil existe para que os diversos órgãos governamentais dos países falem a mesma língua e se entendam. Assim, fatos contábeis podem ser relatados e os balancetes financeiros são muito mais confiáveis.

A contabilidade é obrigada a seguir as normas IFRS?

As normas internacionais de contabilidade nada mais são do que boas práticas aceitas ao redor do mundo. Isso não quer dizer, porém, que surtirão resultados efetivos se aplicadas. Elas são seguidas para mensuração, reconhecimento, apresentação e divulgação de dados financeiros, econômicos, patrimoniais e especiais das demonstrações.


A adoção das normas internacionais de contabilidade no Brasil se deu pela Lei 11.638/2007 e pela Lei 11.941/2009, que fizeram parte do processo de harmonização contábil. No país, são adaptadas pelo Conselho de Pronunciamentos Contábeis.


No entanto, é preciso consultar a legislação conforme o caso para saber mais sobre a obrigatoriedade das normas. O Código Civil Brasileiro (Lei 10.406/2002) e as leis 6.404/76 e 11.638/07 contêm informações relevantes a respeito do assunto, apesar de serem direcionadas para as grandes empresas.


No caso das pequenas empresas, é importante que você, contador, consulte a  Resolução 1.255, publicada em 2009 e revisada em novembro de 2016 pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC). 

O valor da contabilidade internacional para seus clientes

A contabilidade internacional não é reservada apenas a empresas que não possuem um capital fechado, como uma Sociedade Anônima. A adesão às normas internacionais é cada vez mais necessária devido ao crescimento da globalização.


Por isso, também é papel do contador se manter atualizado sobre as novidades da contabilidade internacional, para que seja capaz de oferecer soluções completas para seus clientes. Afinal, conhecer essa área agrega muito valor a seus serviços e ao seu atendimento.


É preciso que os clientes entendam como a adesão às normas internacionais pode ser benéfica para atrair investidores. Isso porque, com a globalização, a transparência corporativa se torna cada vez mais importante. Portanto, um investidor pode desistir do investimento caso o negócio não atenda às normas IFRS de contabilidade.

A contabilidade internacional é benéfica para pequenas empresas?

Apesar de as pequenas empresas ainda apresentarem certa resistência, é importante que você, contador, mostre os benefícios de se adequar às normas internacionais. 


Mesmo nos pequenos negócios, ter uma boa contabilidade pode atrair investidores e melhorar a relação com fornecedores e clientes. Além disso, os benefícios são encontrados também ao buscar crédito no mercado.


Isso porque as IFRS tem como objetivo evidenciar a realidade financeira da companhia e fazer com que esta seja bem aceita no mercado. Além disso, a aderência às normas também tem o potencial de dar mais credibilidade e confiança para as instituições financeiras.


Portanto, se adequar às normas pode significar ter mais facilidade na obtenção de crédito, conseguir menores juros e garantir condições mais vantajosas de pagamento. 

Aprimore a gestão contábil com a tecnologia

Após saber mais sobre o que é contabilidade internacional e quais benefícios seus clientes podem obter com ela, foi possível entender mais sobre como atendê-los de forma mais completa. 


Para tornar a gestão contábil ainda mais eficiente, você, contador, pode e deve contar com a ajuda da tecnologia.

Leia o artigo completo sobre o que é ERP e entenda mais sobre os benefícios desse sistema!



Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas