Contabilidade Internacional: o que é e como funciona nas empresas

A contabilidade internacional tem a missão de unificar a linguagem contábil para que países diferentes consigam firmar negócios entre si.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

No mundo globalizado onde vivemos, não raro, empresas fazem negociações e acordos com empreendimentos de outros países. 

Para garantir a transparência e a conformidade, existe a contabilidade internacional, que apresenta normas que alinham a linguagem contábil em todo o mundo. 

Para explorar melhor esse tema, preparamos este artigo em que você vai entender como funciona a contabilidade internacional, suas vantagens e principais normas. 

Banner CTA

O que é a contabilidade internacional?

A contabilidade internacional refere-se ao conjunto de padrões e princípios contábeis que são reconhecidos e adotados globalmente para a preparação e apresentação das demonstrações financeiras das empresas. 

O principal órgão internacional responsável pelo estabelecimento desses padrões contábeis é o Conselho de Normas Internacionais de Contabilidade (International Accounting Standards Board — IASB), que emite as Normas Internacionais de Relatórios Financeiros (International Financial Reporting Standards — IFRS). 

As IFRS são amplamente aceitas em muitos países ao redor do mundo, especialmente em economias globalizadas e mercados de capitais internacionais.

Para que serve a contabilidade internacional?

A contabilidade internacional tem a missão de unificar a linguagem contábil para que países diferentes sejam capazes de firmar negócios entre si. Antes de ela existir, cada país possuía seus próprios processos, o que dificultava as relações.

Para que a troca de informações entre os diferentes mercados fosse possível, o conjunto de normas internacionais de contabilidade é aplicado. 

Dessa maneira, a linguagem contábil existe para que os diversos órgãos governamentais dos países se entendam. Assim, fatos contábeis podem ser relatados e os balancetes financeiros são muito mais confiáveis.‍

Qual o papel da contabilidade internacional?

A principal função da contabilidade internacional é projetar padrões que garantam a consistência e comparabilidade das informações financeiras entre empresas de diferentes países

O intuito disso é facilitar a análise e tomada de decisões por parte de investidores, credores e outros usuários das demonstrações financeiras.

A adoção das normas internacionais de contabilidade é importante para empresas que operam em mercados globais, pois torna simples a comparação de desempenho financeiro entre empresas de diferentes países. 

No mais, a convergência para padrões contábeis internacionais promove a transparência na prestação de contas, o que é fundamental para a confiança dos investidores e a estabilidade dos mercados financeiros internacionais.

Quais são as vantagens da contabilidade internacional para empresas?

A contabilidade internacional é benéfica para todas as empresas, sejam elas pequenas, médias e grandes. 

Mesmo em pequenos negócios, ter processos contábeis estruturados pode ser um diferencial para atrair investidores e melhorar a relação com fornecedores e clientes. 

Aderir às IFRS apresenta vantagens significativas, como as que destacamos a seguir: 

  • Facilita a busca por crédito no mercado, já que as IFRS tem como objetivo evidenciar a realidade financeira da companhia e fazer com que esta seja bem aceita e vista pelas instituições financeiras; 
  • Permite que as empresas sejam comparadas de maneira mais consistente em nível global;
  • Abre oportunidades de acesso a mercados de capitais internacionais;
  • Ajuda reduzir os custos associados à conformidade regulatória, especialmente no que diz respeito ao cálculo de tributos como o IOF, impostos sobre produtos importados ou impostos de exportação;
  • Colabora para emissão correta e justa de documentos contábeis como invoices
  • Viabiliza a transparência e a prestação de contas, fortalecendo a confiança no mercado;
  • Gera informações financeiras consistentes e comparáveis que podem facilitar a tomada de decisões estratégicas;
  • Tem o potencial de simplificar processos de auditoria, fusões e aquisições, e outros aspectos relacionados aos negócios internacionais.
  • Promove alinhamento às melhores práticas contábeis e as mudanças nas condições econômicas. 

Como funciona a contabilidade internacional no Brasil?

No Brasil, a contabilidade internacional é regulamentada principalmente pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que são responsáveis por emitir normas contábeis alinhadas com as IFRS.

A adoção das IFRS no país começou em 2010, com a publicação da Lei nº 11.638/2007, que introduziu mudanças significativas na legislação contábil brasileira.

Os principais pontos-chave sobre como funciona a contabilidade internacional no Brasil são:

  • Todas as empresas de capital aberto com títulos públicos são obrigadas a elaborar suas demonstrações financeiras de acordo com as IFRS. 
  • Isso inclui o Balanço Patrimonial, a Demonstração do Resultado, a Demonstração do Fluxo de Caixa, Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados, entre outros.
  • Para empresas de menor porte ou não listadas em bolsa, a adoção das IFRS pode ser opcional ou depender das práticas contábeis locais. 

A contabilidade é obrigada a seguir as normas IFRS?

Conforme falamos, as normas internacionais de contabilidade nada mais são do que boas práticas aceitas ao redor do mundo. Elas são padrões utilizados inclusive por instituições como Banco Central (Bacen) e a Bolsa de valores, a B3.

Logo, pode ser vantajoso que as empresas as observem para terem uma vantagem competitiva. No entanto, apenas empresas com títulos na bolsa devem segui-las obrigatoriamente. 

Quais são as IRFS? 

Até o momento (novembro de 2023), existem 17 IFRS publicadas no site oficial da organização. São elas:

  • IFRS 1 — apresenta os processos de adoção das normas Internacionais pelas empresas; 
  • IFRS 2 — envolve pagamentos baseados em ações;
  • IFRS 3 —  aborda a questão de aquisição de uma empresa por outra;
  • IFRS 4 — detalha fatores que devem ser incluídos em relatórios financeiros para contratos de seguro;
  • IFRS 5 — dispõe sobre a contabilização de ativos não circulantes para venda e divulgação de operações que foram interrompidas;
  • IFRS 6 — levanta aspectos relacionados à contabilização de custos para exploração de recursos minerais;
  • IFRS 7 — fala sobre a obrigatoriedade de apresentar demonstrativos financeiros;
  • IFRS 8 — define que tipo de demonstrações são elegíveis para avaliação dos efeitos financeiros de um negócio;
  • IFRS 9 — fornece explicação sobre a classificação e mensuração de ativos e passivos financeiros; 
  • IFRS 10 — apresenta diretrizes para elaboração e emissão de demonstrações financeiras, no caso de empresas que controlam mais de uma companhia;
  • IFRS 11 — compartilha os princípios que devem guiar os relatórios financeiros e a natureza do envolvimento nas operações conjuntas; 
  • IFRS 12 — determina princípios para divulgação de demonstrações de desempenho, risco, gestão e finanças; 
  • IFRS 13 — define o valor justo e como ele deve ser mensurado e aparecer nas divulgações; 
  • IFRS 14 — estabelece a forma de contabilização especial de acordo com o IFRS; 
  • IFRS 15 — estabelece como a contabilidade de receitas provenientes dos contratos com clientes deve ser feita; 
  • IFRS 16 — define a inclusão do leasing e de ativos passivos e ativos das empresas envolvidas em um contrato; 
  • IFRS 17 — em vigor desde janeiro de 2023, trata de contratos de seguro.

Organize sua contabilidade e não perca oportunidades 

Se romper as barreiras geográficas do seu negócio é algo que está nos seus planos, conhecer melhor a contabilidade internacional e garantir adesão às suas práticas são iniciativas fundamentais. 

Além de conhecer as normas brasileiras de contabilidade, ter noções sobre padrões internacionais é um passo importante para ampliar horizontes e fortalecer sua marca globalmente, colocando-se de forma estratégica no mercado. 

É uma abordagem que vale a pena considerar, especialmente para otimizar a prestação de contas e a apuração correta de impostos, caso você deseje atuar no comércio exterior, importando ou exportando. 

De qualquer forma, a organização e o controle contábil são pontos-chave para manter seu negócio em total conformidade. 

Para facilitar esse processo, conte com a tecnologia e com um sistema ERP para ter mais visibilidade e domínio total das suas finanças e de sua contabilidade. Conheça e experimente o gerenciador financeiro da Omie e libere seu crescimento!

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
homem e mulher discutindo sobre abrir um escritório de contabilidade
Confira um passo a passo completo sobre como abrir um escritório de contabilidade.
faca um relatório contábil de qualidade
Para conhecer a saúde financeira de uma empresa, é imprescindível entender como fazer um relatório contábil bem detalhado. Saiba mais
A contabilidade consultiva oferece serviços estratégicos além da contabilidade tradicional, agregando valor aos clientes através de orientações personalizadas. Explore a