Empreender: quais os melhores segmentos em 2021

Saiba onde empreender em 2021 e técnicas para garantir o sucesso do seu negócio de acordo com seu perfil de empresário e nicho de atuação. Confira!

28/Jul/2020
Empreendedorismo

Encontrar oportunidades para empreender em cenários desafiadores pode provocar incertezas e exigir decisões complexas, mas também é muito recompensador encontrar soluções e oportunidades nesse cenário. 


Por isso, a Omie separou ideias de negócios para ficar de olho na hora de investir esforços e dinheiro em 2021. As sugestões envolvem tomadas de decisão a longo e curto prazo, como a definição do modelo de vendas, opção por produtos mais nichados e comercializados em menor escala ou, ainda, a adoção da tecnologia como mediadora no processo de produção. 

Como empreender com pouco dinheiro? 

A primeira pergunta que muitos fazem é: “Como empreender? Por onde começar?” O primeiro passo é organizar um plano de negócios e detalhar as ações estratégicas que devem envolver o custo da operação e a margem de lucro esperada.  


Leia mais em: Como abrir uma empresa: um guia para começar o seu negócio


Procure reduzir os gastos iniciais, como aluguel e equipamentos, focando no essencial para iniciar a prestação de serviços ou a venda de itens. Nesse cenário, trabalhe o diferencial do seu negócio por meio de atendimento personalizado, velocidade na entrega e produto de qualidade. Afinal, cliente satisfeito é o melhor marketing de crescimento. 


O segundo passo é conquistar o seu lugar no mercado. Para isso, promova parcerias com outros negócios e realize pesquisas de mercado e público. Tenha em mente que seu produto ou serviço deve atender a uma demanda apresentada pelo público. Lance inicialmente em pequena escala, teste, reúna os feedbacks e depois invista na ampliação dos seus serviços ou venda. 


Por fim, lembre-se de usar a sua sensibilidade e seu talento a seu favor. Utilize a tecnologia como facilitadora de processos para obter resultados mais rápidos e foque em uma comunicação mais humana, com uma análise perceptiva sobre o seu cliente. Aposte em uma visão multidisciplinar para enxergar soluções que atendam ao maior número de necessidades e públicos. 

5 ideias para empreender já

A lista abaixo traz ideias que são tendências ou se apoiam na inovação para começar do zero.  

Empreendedorismo digital

Segundo a consultoria Ebit|Nielsen, o comércio online cresce cinco vezes mais que o offline no mundo. Além do crescimento dos e-commerces, aplicativos e até mesmo vendas realizadas por grupos nas redes sociais são tendências. 


Outra inovação no setor do empreendedorismo digital são as startups “techs”. Negócios focados em soluções desenvolvidas com apoio de tecnologias de cada setor, as healtechs, edutechs, fintechs, agrotechs, entre outras, nascem focadas em ocupar espaços no mercado que as empresas tradicionais não ocuparam. 


Mais uma oportunidade são a venda de infoprodutos, como cursos online, e-books, disponibilização de relatórios e newsletters. A melhor parte dessa solução é que ela pode vir associada à otimização de processos, por exemplo, se você realizou o roteiro para uma palestra, aproveite para escrever em detalhes em um e-book. 

Franquias

Abrir uma franquia é uma aposta mais segura para empreendedores conservadores. Isso porque existem padrões pré-definidos pela companhia para administração de empresas, proporcionando maior eficiência e confiança. 


De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), os principais segmentos para investir são empresas do ramo alimentício, educacional, tecnológico e de serviços disruptivos. A Omie é parceira de franqueados, confira nosso material sobre os desafios na gestão de franquias e como superá-los. 


Consumo sustentável

Em um momento de repensar hábitos de consumo e valorizar as experiências, negócios que se mostram preocupados com seu impacto ambiental e social conquistam os consumidores que prezam pelo consumo consciente. 


Entre os exemplos, vale citar os dados do Ibope de que 14% da população brasileira já se declara vegetariana; as informações do Laboratório de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de que o segmento de cosméticos naturais cresce entre 8 e 25% ao ano no mundo todo; e o crescimento de brechós online, como exemplo a marca Enjoei, que aumentou suas vendas 80% ao ano, segundo análise da E-commerce Brasil.

Produtos artesanais

A procura por personalização e produtos nichados provoca um senso de maior pessoalidade dos produtos. Entre os bens mais procurados estão cervejas, com crescimento de 35% ao ano e cafés, com crescimento de 15% ao ano. É o que indicam os dados coletados pela Associação Brasileira de Indústria de Café e Associação Brasileira de Cerveja Artesanal. 


Além disso, há uma nova corrente denominada “círculo de consumo local” que visa apoiar os pequenos comerciantes e os empreendedores mais próximos à comunidade. O movimento acontece pela conveniência da proximidade e atendimento.

Saúde, higienização e entretenimento

Uma das tendências para negócios de todo o mundo é o reforço da higienização e limpeza dos seus espaços. O mercado de ações de empresas que comercializam desinfetantes, álcool em gel e produtos antissépticos, antibacterianos e antivirais disparou em 2020. Movimento semelhante aconteceu com outros produtos, como luvas e máscaras.


O setor de cultura também sentiu a necessidade de adaptar as suas produções para o consumo online. Enquanto gigantes como Amazon e Netflix registraram ações em alta nos últimos meses, produtores adotaram a estratégias de lives-shows, tours virtuais e experiências imersivas. 

Viva o pleno potencial da gestão de seus negócios

Na Omie, temos o objetivo de destravar todo o potencial do seu negócio e auxiliar as PMEs de todo o Brasil a prosperarem. Para isso, oferecemos um sistema de gestão intuitivo e descomplicado, conciliação bancária e treinamentos exclusivos. 


Continue acompanhando nossos conteúdos sobre como ser um empreendedor de sucesso no nosso blog. Para dar o pontapé inicial, baixe nosso conteúdo Técnicas Básicas de Vendas. 

Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas