O que é escrituração contábil digital e qual a sua importância

Conheça a ECD, quem pode fazer e se a sua empresa precisa entregar essa escrituração

31/Jul/2020
Contabilidade

Muitos empresários ainda se assustam com a série de obrigações acessórias previstas para as suas empresas pela legislação brasileira, mas fique calmo. Você pode evitar diversos problemas se entender exatamente como cada uma delas funciona, e nós vamos te ajudar. 


A escrituração dos livros contábeis pode ser uma grande aliada na hora de se tornar um diferencial diante da concorrência, por isso, fique atento! 


Vamos falar sobre isso neste artigo e tirar todas as suas dúvidas. Acompanhe e boa leitura.


O que é qual a finalidade da escrituração contábil digital?


Primeiramente, a Escrituração Contábil Digital, ou ECD, foi criada para fins fiscais e previdenciários e é uma obrigação acessória realizada e entregue através de um programa do governo, desenvolvido especialmente para modernizar e otimizar a relação dos contribuintes com o Fisco. 


Ou seja, o principal objetivo é realizar os procedimento online para diminuir a burocracia envolvida nos processos antes entregues em papel. 


Dessa forma, a ECD está inclusa dentro do SPED e busca uma melhor qualidade na entrega da escrituração contábil através do meio digital com a substituição dos papéis pela sua versão eletrônica, que é gerada, assinada e enviada virtualmente para a Junta Comercial. 


O que é declarado na ECD?


Basicamente, dentro da ECD devem ser apresentados dois principais documentos, que devem ser assinados digitalmente através de um certificado digital


Livro Diário


Livro obrigatório com o registro de todas as movimentações contábeis da empresa e com todos os lançamentos que modifiquem a situação patrimonial do negócio, ou seja, é o livro base de toda a escrituração contábil.

Livro Razão


É o livro onde consta o controle de todos os saldos das contas patrimoniais registradas no Livro Diário, ou seja, é nele que constam os registros de todas as contas a pagar e a receber, por exemplo.


Ainda existem outros documentos, como Livros Auxiliares, que são divididos entre sociais, fiscais e administrativos, porém a sua entrega deve ser feita de acordo com os respectivos orgaos fazendarios. 


Por isso, consulte o seu contador para saber exatamente o que deve ser entregue a ele, para que seja feita a entrega ao Fisco corretamente.


Quem pode fazer escrituração contábil?


A escrituração contábil só pode ser feita por um profissional da área contábil, seja um contador, técnico contábil ou consultor contábil. Estes são os profissionais que possuem a expertise necessária para a organização e conferência correta dos documentos para a entrega ao Fisco, sejam eles digitais ou manuais.


Qual a diferença entre escrituração contábil e fiscal?


Basicamente, a ECF (Escrituração Contábil Fiscal) chegou para substituir a DIPJ - Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica, e a ECD substitui os livros contábeis, os dois no formato digital. 


Ou seja, a ECF faz referência à todas as operações que possam influenciar no valor devido ao IRPJ - Imposto de Renda Pessoa Jurídica e ao CSLL - Contribuição Social sobre o Lucro Líquido. Enquanto isso, a ECD foi criada com fins fiscais e previdenciários. 


Em cada uma das escriturações existe uma série de documentos bem diferentes que devem ser enviados virtualmente ao Fisco. Com todas essas entregas, é normal o empresário se confundir e acabar não entendendo a diferença entre cada um destes processos, se enrolar com prazos e acabar preenchendo informações inadequadas. 


Saiba mais em: ECF 2020: o que você precisa saber?


Por isso, lembre-se: seu contador é o seu maior aliado e é ele quem deve fazer as entregas de ECD e ECF! Você apenas deve enviar as informações necessárias dentro do prazo para que ele possa organizar as entregas. 


Utilizar um software de gestão online que realiza toda a integração contábil com o sistema utilizado pelo seu contador, pode auxiliar muito na hora de fazer o backup de todas as informações que ele precisa e em uma fração do tempo. 


Por que a escrituração contábil digital é importante?


A escrituração contábil é a principal base para a emissão dos diversos relatórios contábeis de uma empresa, como o balanço patrimonial, fluxo de caixa, balancetes e DRE, por exemplo. Ou seja, se uma empresa possui uma escrituração contábil feita corretamente e em dia, a situação financeira do seu negócio nunca será uma surpresa. 


Os dados fornecidos pela ECD podem ajudar o empresário a avaliar outras situações, como o nível de dívidas, evolução de resultados, planejamento tributário e definir melhores indicadores de desempenho como estratégia de gestão.


Com essa escrituração, a sua empresa possui uma série de informações relevantes para alavancar os seus resultados através de melhores tomadas de decisão e planos estratégicos desenhados com mais coerência e assertividade. 

Que tipo de empresas devem entregar a ECD?


Praticamente, todas as empresas registradas no Brasil precisam entregar a ECD de forma obrigatória, inclusive pequenas e microempresas, de qualquer segmento de atuação. 


A única exceção, são as empresas registradas como MEI - Microempreendedor Individual, sendo o único enquadramento dispensado da obrigatoriedade. 


Portanto, fique atento e consulte sempre o seu contador!


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