Gestão de contabilidade: o que é e qual sua importância para as empresas

Aprenda como vender os benefícios da gestão da contabilidade aos seus clientes, aumentar seu leque de serviços e faturar mais como contador

04/mar/2022
Contabilidade

A eficiente gestão de contabilidade de uma empresa é a melhor proteção que um negócio pode ter, frente a instabilidades do cenário externo. Ainda que seja muito importante, pesquisa realizada pelo Sebrae em 2019 indica que 57% dos empreendedores precisam de uma melhor capacitação na área.

Apenas realizar o fluxo de caixa por meio de anotações em caderno ou utilizando o Excel já não é o bastante. O maior planejamento da gestão contábil, neste sentido, prepara a empresa para momentos de crise, além de estabelecer clareza maior na análise de cenários e tomadas de decisão. 

É por isso que, neste artigo, explicaremos o que é a gestão da contabilidade, qual a sua importância, como ela afeta o sucesso de um negócio, além de dicas de como mostrar para seus clientes o valor desse serviço. Acompanhe!

Qual o papel da gestão da contabilidade? 

 

A gestão contábil é uma área estratégica de um negócio e envolve, principalmente, planejamento, análise e estratégia. O papel, então, de uma gestão da contabilidade eficiente é levantar informações para apoiar a tomada de decisões satisfatórias ao sucesso do negócio.

Quando bem entendida e aceita pelos empresários, a gestão de contabilidade atua diretamente na saúde da empresa, sendo fundamental para detectar falhas em processos ou áreas e direcionar correções e investimentos para o setor correto. 

Pode ser, também, fundamental para evitar prejuízos financeiros e tomar as atitudes necessárias no momento adequado para aquisições ou fusões; investimentos, realizar empréstimos, fazer cortes de gastos e várias outras decisões estratégicas. 

Quais as principais funções de uma gestão contábil?

Uma empresa com gestão contábil de excelência tem resultados melhores e um maior posicionamento em seu setor de atuação. Por isso, as principais funções de um consultor para  gestão de contabilidade são:

  • Manter a empresa funcionando conforme a legislação exigida no ramo de negócio em que atua;
  • Cumprir obrigações e prazos perante a Receita Federal, E-Social e demais que forem necessários;
  • Ajudar na escolha do melhor regime tributário para a empresa, conforme análise de mercado e realidade do negócio;
  •  Verificar e analisar despesas, receitas, investimentos, lucros ou prejuízos;
  • Auxiliar nas decisões de crédito, retração ou ampliação do negócio, visando redução de custos e de burocracia e aumento de produtividade e lucro;
  • Auxiliar a tomada de decisões mais assertivas e estratégicas em todos os setores da empresa.

 

Você, contador, quer oferecer um serviço melhor para seus clientes e aumentar sua receita? Entenda melhor como oferecer uma consultoria contábil para seus clientes no próximo tópico.

Como oferecer o serviço de gestão da contabilidade? 

Existem contadores que se limitam a oferecer os serviços básicos de contabilidade. O profissional da área que perceber e souber como demonstrar o valor da gestão da contabilidade para os clientes terá muitas vantagens no seu ramo de atuação.

 

Para começar, como todo contador profissional, esse ramo de atuação é restrito a profissionais graduados em Ciências Contábeis com registro ativo no Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Com isso, você se une aos mais de 318 mil contadores ativos no país, de acordo com dados do órgão.

Outro ponto relevante para atuar na contabilidade consultiva é a experiência na área. Apenas a partir dela que o contador deixa de ser um mero “elaborador de guias fiscais”, para atuar como parceiro para decisões estratégicas da empresa.

  

Para iniciar o processo de gestão contábil, alguns aspectos são muito importantes: 

1. Trabalhar no relacionamento com o cliente


É necessário conquistar a confiança do cliente para você ter maior acesso a todas as informações da empresa e atuar em parceria com o empresário. Conscientizar o cliente sobre a importância de uma gestão de contabilidade transparente e estratégica para o crescimento da empresa é um trabalho a longo prazo, que também exige um bom relacionamento.

Uma boa comunicação com todos os setores  é importante, além disso, é essencial para não haver envio de dados errados ou omissão de informações por receio de maior tributação fiscal. 

2. Faça uma imersão no cliente 

 

Estude melhor o mercado de atuação de seu cliente, suas necessidades e os resultados esperados. Para isso, é importante estar presente no cotidiano da empresa, criando vínculos, caso seja um contador terceirizado. O cliente precisa sentir-se acolhido, compreendido e atendido nas necessidades e metas de negócio.

Combine, por exemplo, de passar algum tempo no ambiente do cliente, trabalhando in loco e tendo contato direto com o dia a dia da empresa e seus funcionários. 

3. Mostre, com ações e indicadores, como a empresa pode ter melhores resultados 

 

Nada melhor do que uma prova concreta da teoria para conquistar o apoio dos seus clientes. Utilize exemplos de bons resultados de outras empresas atendidas pela sua consultoria.

Caso seja seu primeiro trabalho, pesquise resultados de outras empresas ou tente fazer algumas projeções do que será esperado.

 Após aplicar a gestão contábil nas empresas, mostre aos seus clientes o antes e depois das ações para reforçar os ganhos da aplicação das técnicas sugeridas. 

 

4. Tenha um plano de ação claro e compatível com os objetivos da empresa

 

Elabore um plano de ação alinhado ao planejamento estratégico da empresa. Esse plano vai ajudar a manter o foco nas metas traçadas e trazer os resultados almejados para o negócio. 

Nessa proposta de ação devem constar ações, planos, responsáveis pela execução, bonificações para realizar metas, dentre outras informações.

5. Aplique a contabilidade consultiva

 

Saia do comum, do “feijão-com-arroz” e vá além da elaboração de documentos contábeis e fiscais. Use as informações estratégicas que tem acesso para orientar os empresários na melhor escolha de ações para o sucesso da empresa. 

Assim, o cliente vai contar com um leque de serviços personalizados para as necessidades e realidade financeira de seu negócio. Ele entenderá, além disso, que é fundamental ter uma gestão de contabilidade estratégica.

        

Como vender o diferencial da gestão contábil para empresas?

A prospecção de novos clientes é uma fase importante para o estabelecimento de qualquer negócio, inclusive das consultorias em gestão de contabilidade. Por isso, o contador consultivo precisa ter proatividade, mostrando quais problemas a contabilidade pode resolver e os benefícios da gestão contábil no cotidiano da empresa.

Para convencer seus clientes da necessidade de uma gestão de contabilidade na empresa, explique os benefícios, como:

        

Controle financeiro 

Conhecendo melhor todas as informações estratégicas da empresa, é possível entender melhor a realidade do negócio, fazer um planejamento eficaz para ter um melhor controle e gestão das finanças. Assim, evita-se muitos prejuízos desnecessários.

Facilidade nas linhas de crédito

Uma empresa com uma gestão contábil eficiente tem maior acesso a linhas de crédito, pois consegue demonstrar maior segurança às instituições financeiras com a organização e planejamento de seu negócio.

Transparência da situação da empresa

Possibilita mais transparência da gestão frente a investidores, sócios, gestores e colaboradores, visando maior engajamento de todos na superação de metas definidas no planejamento estratégico.

Indicar o melhor regime tributário

Com a análise minuciosa das informações contábeis, é possível escolher o melhor regime tributário para o perfil e ramo de negócio. O cliente ficará satisfeito em economizar nos custos de tributação e ganhar maior lucro com a escolha adequada.

Como começar agora a praticar a gestão contábil? 

 

Com todas as informações que foram dadas neste artigo, agora você, contador, tem muitos argumentos para convencer seus clientes a apostarem em uma melhor gestão contábil de suas empresas.

 

Para facilitar esse trabalho, é importante o uso da tecnologia para atividades repetitivas e demoradas. Isso gera mais tempo para o contador se dedicar à contabilidade consultiva.

 

Nessa tarefa, a Omie tem um sistema ERP Online que facilita o trabalho do contador, com diversas funcionalidades para elaboração de documentos e relatórios. Além disso, ele integra informações e atividades de vários setores de uma empresa.

 

Conheça agora o sistema de gestão de contabilidade Omie e tenha mais tempo para se dedicar à consultoria consultiva e sucesso dos negócios de seus clientes!

Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas