Gestão de estoque Black Friday: veja dicas para vender mais

A gestão de estoque Black Friday é essencial para garantir o sucesso da sua empresa! Quer saber como? Leia o artigo abaixo.

12/Nov/2021
Gestão

Fazer a gestão de estoque Black Friday pode trazer inúmeros benefícios para a sua empresa e até mesmo o aumento das vendas, pois você consegue ter mais controle de tudo que entrou e saiu do armazém e pode se planejar melhor para as próximas compras. 


A Black Friday 2021 é uma das datas mais esperadas pelos lojistas e pelos compradores que fazem uma lista de desejos e sempre escolhem o que querem comprar com antecedência. De acordo com dados divulgados pela Ebit/Nielsen e publicados pelo E-commerce Brasil, no ano de 2020, o faturamento do e-commerce ultrapassou R$4 bilhões, ou seja, é uma data excelente para investir!


E em 2021, podemos ter um novo recorde, e isso porque mais pessoas estão fazendo compras online e atualmente o número ultrapassa 13 milhões de pessoas. É um número muito grande, não? E mesmo que muitas empresas tenham voltado ao presencial, a maioria dos brasileiros pretende continuar seus pedidos da Black Friday 2021 de forma digital.


Por isso, ter um cuidado na gestão de estoque Black Friday é essencial para ter sucesso em sua loja virtual. E para que você saiba as melhores dicas e garanta um planejamento excelente, preparamos um artigo completo. Veja abaixo!

Mas, o que é queima de estoque?

Antes de começar, você provavelmente deve estar se perguntando o que significa queima de estoque, certo? Saiba que essa é uma estratégia que tem o objetivo de aumentar o giro de mercadorias, ou seja diminuir com que elas fiquem muito tempo dentro dos depósitos.


A queima de estoque deve ser feita quando a sua empresa tiver algum produto que possa estar disponível para uma promoção ao público sem que isso prejudique os seus ganhos. Em caso de produtos de moda, por exemplo, é quando aquela linha de roupas já não faz mais parte da estação ou em caso de alimentos, quando está próximo da data de validade.

Por que ter uma gestão de estoque Black Friday?

Com um bom planejamento, você consegue realizar uma queima de estoque Black Friday, por exemplo. E isso porque é possível saber itens que você ainda tem disponíveis e quais são os produtos que estão em bom estado para venda. Além disso, é muito mais fácil identificar quando e o que deve ser adquirido no caso de reposições. 


Dessa forma, todas as ações feitas em preparação para a data são importantes e suas principais vantagens são:


  • Garantia de um estoque repleto de produtos que são necessários para as vendas durante a Black Friday;
  • Acompanhamento dos produtos que foram vendidos para não oferecer itens que não estão disponíveis;
  • Redução de custo com armazenagem;
  • Evita perda de receita por produtos quebrados ou vencidos (no caso do ramo alimentício).


Mas, saiba que essa organização não é algo simples de ser feito, pois demanda muita atenção e calma para que o fluxo seguido, seja o mais adequado possível para a sua empresa. Confira as dicas:

Faça um estudo de todas as demandas da sua empresa

Quando você conhece o seu público e sabe exatamente seus gostos, fica muito mais fácil fazer o planejamento das compras, não é mesmo? Portanto, para começar, você deve estudar a demanda do seu negócio e entender o que está em alta no mercado, mas faz sentido para o seu e-commerce para assim, fazer uma promoção queima de estoque

Tenha um inventário de estoque 

Um inventário é basicamente um relatório que serve para finalidades fiscais e comerciais e permite que uma empresa saiba exatamente quais são os itens que você tenha em mãos. O ideal, é que esse inventário de estoque seja feito no início de cada ano e a sua empresa sempre tenha uma refação.

SKUs (Stock Keeping Unit) 

O SKU é um código de identificação muito utilizado em marketplaces para auxiliar na otimização da gestão, classificação (cor, modelo, tamanho e fabricante) de um produto. E é basicamente uma sequência de números e letras que representam essas especificações. 


Após essa identificação, vale definir qual será a rotatividade do estoque. Ou seja, de quanto em quanto tempo é necessário repor algum produto sem deixar com que seu cliente não encontre a opção no site. No caso da Black Friday, você precisa levar em consideração todo o aumento das vendas.


Conte com um espaço físico adequado

Quando você tem uma localização de loja física, se houver, armazém, galpão, ou até mesmo o centro de distribuição da sua empresa em pontos estratégicos, fica muito mais fácil diminuir o valor de alguns encargos das compras como o valor do frete, além disso, o tempo de entrega se torna menor.


Por isso, esses pontos acima e um espaço físico bem organizado, pode te auxiliar a manter a qualidade dos seus produtos e ser um facilitador. Se você não conseguir fazer isso sozinho, não se preocupe! Existem empresas que prestam esses serviços de forma terceirizada e cuidam de todo o processo de logística

Garanta uma plataforma de ERP!

Por último, mas extremamente importante, é preciso saber que qualquer movimentação durante a queima total de estoque, deve ser feita com muito cuidado e atenção e os dados devem ser anotados. Por isso, uma excelente alternativa para isso é buscar sistemas ERP


Essa solução deve oferecer a possibilidade de fazer um cadastro completo dos produtos, registros automáticos de entrada e saída e ainda manter as informações de valores atualizadas. Com esse software você pode evitar falhas no dia a dia e alavancar o sucesso da sua empresa! 


E para isso, o sistema Omie é ideal! Com ele você consegue integrar os seus processos da melhor forma possível e garantir com que seu cliente tenha a melhor entrega e possa compartilhar a experiência que teve com a sua empresa com outras pessoas e fazer com que isso aumente suas vendas! 


Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas