Guia do certificado digital: passo a passo de como fazer o seu

Assine documentos com menos burocracia e mais funcionalidades com apenas pouco cliques

07/Abr/2022
Empreendedorismo

Você quer ganhar agilidade e praticidade na hora de assinar um documento? Com um certificado digital isso é mais do que possível, tendo ainda a opção de realizar a autenticação de casa, da empresa ou de onde você estiver!

Além de ganhar tempo em qualquer assinatura, outras vantagens do certificado digital são a segurança e até mesmo a redução de custos com burocracia.

Para escolher seu modelo ideal é preciso entender mais sobre os tipos e suas particularidades, e assim, seguir o passo a passo para ter em mãos essa super ferramenta. 

Neste artigo, saiba como o certificado digital pode facilitar a sua rotina empreendedora! 

O que é o certificado digital?

Certificado digital trata-se da identidade eletrônica de uma pessoa ou empresa. Funciona como uma carteira de identificação virtual, permitindo que os documentos sejam assinados à distância com o mesmo valor jurídico da assinatura feita de próprio punho no papel, mas sem precisar reconhecer firma em cartório.

O certificado digital foi instituído no Brasil em agosto de 2001, a partir da publicação da Medida Provisória nº 2.200, que regulamenta as atividades da Infraestrutura de Chaves Públicas do Brasil (ICP-Brasil) e as suas atividades. 

Ele foi criado pela necessidade de garantir segurança e integridade de informações enviadas e recebidas via internet, oferecendo suporte ao processo de transformação digital mundial. 

Por lei, o certificado digital é obrigatório para empresas enquadradas no regime Lucro Presumido e apenas algumas cidades para Simples Nacional. Mas toda empresa com mais de cinco colaboradores deve, obrigatoriamente, ter um Certificado Digital.

Quais são as vantagens do certificado digital?

O certificado digital possui muitas vantagens. Conheça, a seguir, as principais:

  • Possibilidade de assinar à distância: utilizando o certificado digital, é possível assinar contratos e transações à distância, facilitando negociações, independentemente da distância, economizando tempo na rotina do empreendedor;
  • Garante a segurança: o certificado digital possibilita que qualquer tipo de documento eletrônico seja assinado com valor jurídico, sem riscos de fraudes ou alterações, pois é totalmente seguro;
  • Reduz os custos: utilizando o certificado digital, você não precisará se preocupar mais com documentos impressos, gastos com reconhecimento de firma em cartórios e custos de transporte para o envio de arquivos e documentos;
  • Ganho de agilidade e profissionalismo: com o uso do certificado digital, todo acordo pode ser firmado em qualquer horário e local, garantindo agilidade e praticidade aos processos. Assim, o empreendedor não tem riscos de perder um bom contrato porque os cartórios estavam fechados.

Tipos e modelos de certificado digital 

Existem dois modelos de certificado digital, sendo: 

  • Certificado A1: software que fica instalado no computador e precisa ser renovado a cada 12 meses;
  • Certificado A3: mídia criptografada (na nuvem, token USB ou cartão com chip) que deve ser conectada a um computador. Possui validade de até 60 meses.

Agora, vamos aos tipos de certificado digital:

  • e-CNPJ: identidade digital de pessoas jurídicas, que é atrelada ao CNPJ. Utilizado para garantir a integridade das transações empresariais realizadas no meio virtual;
  • e-CPF: versão digital do cadastro de pessoa física. Utilizada para autenticar as transações realizadas por pessoas físicas no ambiente virtual;
  • e-MEI: identidade digital para microempreendedores individuais. Utilizado para acessar diversos serviços do governo, fazer a declaração de Imposto de Renda e realizar a assinatura de contratos digitalmente;
  • NF-e: certificado digital para emissão de notas fiscais eletrônicas. Utilizado para conceder validade jurídica às emissões de notas fiscais realizadas pelo seu negócio;
  • e-Saúde: identidade digital para profissionais de saúde. Utilizado para a prescrição de medicamentos, assinatura de prontuários eletrônicos e emissão de atestados;
  • e-Jurídico: identidade digital para advogados inscritos na OAB. Utilizado para acessar os processos de maneira remota para assinar procurações e petições com confiabilidade e segurança;
  • e-Contador: identidade digital para contadores. Utilizado para assinar documentos e enviar dados para órgãos do governo.

Passo a passo de como fazer o certificado digital da sua empresa

Veja como é simples e fácil obter o seu certificado digital com esse passo a passo que elaboramos.

Passo 1: Escolha o modelo e o tipo

É importante escolher um sistema de certificação digital de uma Autoridade Certificadora, ou seja, você deve ver qual tipo (conforme modelos que citamos acima) de certificado é adequado para sua empresa.

Passo 2: Documentos necessários 

É necessário ter em mãos:

  • documento da constituição da empresa; 
  • alterações contratuais, se houver;
  • documentos de estabelecimento e eleição da diretoria atual, se for o caso;
  • cartão do CNPJ regular para validação, que deve ser impresso um dia antes da data da validação presencial do Certificado Digital.

Passo 3: Escolha o site que é certificado e credenciado ITI

Entre no site do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI)  para a solicitação do seu certificado e siga as orientações.

Passo 4: Pagamento

Realize os pagamentos necessários que serão explicados e orientados.

Passo 5: Agendamento

Faça o agendamento em uma das autoridades de registro. 

Passo 6: Validação do certificado (presencial ou online)

É necessário agendar uma validação presencial ou online com a empresa que fornece a certificação. 

Como fazer a renovação do certificado digital?

Se você já obteve seu certificado digital, lembre-se de fazer a renovação com 30 dias de antecedência de seu vencimento. É essencial realizar a renovação do certificado digital para que sua empresa continue usando os benefícios desse documento.

Ademais, a renovação do certificado digital é bem simples. A seguir, veja como realizar o procedimento.

1. Entre no site da AC com login e senha

Caso você ainda não tenha realizado cadastro no site da Autoridade Certificadora (AC) escolhida, faça no momento em que for solicitar a renovação do seu Certificado Digital. 

2. Acesse a área de atualização

Já tendo realizado login no sistema da Autoridade Certificadora, procure a área de atualização ou renovação do documento digital.

3. Selecione o tipo e a versão de certificado digital

São 3 tipos diferentes:

  • Certificados e-CNPJ (com renovação online);
  • Certificados e-CPF (necessária instalação de um software para renovar);
  • Certificados NF-e (com renovação online).

Há as seguintes versões de certificado:

  • A3; 
  • A3 + leitora;
  • Token (dispositivo com USB);
  • Arquivo digital (A1).

Assim, para efetivar a renovação, basta escolher uma delas.

4. Confirme a forma de pagamento

É necessário pagar pela renovação do certificado digital. Nessa etapa, para concluir, escolha a melhor forma de pagamento para você dentro das opções da AC e efetive o pagamento.

Cresça o seu negócio com o certificado digital

Com todas essas informações, é fácil perceber como o certificado digital pode alavancar o seu negócio e é imprescindível para o crescimento da sua empresa se você deseja estar um passo à frente.

Você pode contar com a Omie para cadastrar um certificado digital ou renová-lo, além de ficar por dentro de dicas para melhorar a gestão e contabilidade da sua empresa, através do nosso blog de dos cursos disponíveis na Omie.Academy!

Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas