Entenda o que é Just In Time e qual a seus benefícios

Entenda todos os benefícios e como aplicar o sistema “Just In Time” na sua empresa para alcançar os melhores resultados. Acesse e confira!
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Quem é empresário, sabe o tamanho do desafio diário para manter o processo operacional produtivo e com qualidade, principalmente quando se trata de processos logísticos. Existem vários métodos para alcançar melhores resultados nesse sentido, um deles é o sistema Just In Time.

A tecnologia vem proporcionando diversas novas possibilidades para todos os setores do mercado, e o setor logístico, claro, não fica de fora. Metodologias vêm sendo aprimoradas e criadas para que o setor se desenvolva com agilidade e segurança.

Para aumentar a produtividade e reduzir custos consideravelmente, existem diversas técnicas e processos que podem ser implementados na sua empresa para otimizar sua operação e garantir melhorias no seu dia a dia.

Se você quer saber mais sobre esse processo, acompanhe o artigo e vamos descobrir juntos como essa estratégia pode ser aplicada da melhor forma na sua empresa e as suas principais vantagens e desvantagens. Boa leitura!

62a1f7437a5e6b5e2f216d35 CTA Banner Empreendedor 2 opt2 v2 109

Origem da metodologia Just In Time

Originalmente desenvolvido para a Toyota, no Japão, a metodologia Just In Time  foi como um imediatismo aos recursos naturais e limitados do país onde, naquela época em que foi planejada, os desperdícios não eram tolerados.

Muitos fatores constituíram essa intolerância ao desperdício, como alguns a seguir:

  • Pós guerra, que levou sanções econômicas ao solo japonês;
  • O pleno crescimento das indústrias do setor automobilístico;
  • A concorrência, que gerou esse estado de “urgência” e imediatismo para os problemas.

Com a oportunidade da implementação da metodologia Just In Time em sua rotina fabril, a Toyota alcançou a otimização de sua produção, reduzindo custos desnecessários. Essa foi a maior prova de eficiência dessa estratégia.

Atualmente, milhares de empresas se beneficiam com as técnicas de gerenciamento de estoque enxuto modernas, e têm as suas rotinas melhoradas e reformuladas, reduzindo, até mesmo, o estresse de seus colaboradores, o que aumenta a produtividade dos mesmos.

O que é o sistema Just In Time?

A metodologia Just In Time, ou apenas JIT, foi um processo criado, principalmente, para manter a agilidade na produção automobilística sem perder a qualidade mesmo com as dificuldades enfrentadas pelo país no pós guerra, e também devido ao crescimento do setor na época.

De forma clara, o JIT pode ser definido como um processo que se baseia 100% na produção e entrega conforme a demanda exata. Dessa maneira, o estoque exige apenas a quantidade necessária, possibilitando diminuição de custos de armazenagem e a otimização de processos.

Por isso, o controle de estoque deve ser preciso e gerenciado de perto, pois exige um abastecimento com a quantidade exata conforme demanda e no momento certo, sempre prezando pela qualidade do processo produtivo e logístico.

Essa metodologia, portanto, consiste em produzir, transportar e comprar na hora exata. Ou seja, nada pode ser feito antes da hora, evitando desperdícios de todas as naturezas. Por isso o nome Just In Time que, no português, significa “bem na hora”.

Com isso, é possível diminuir o tempo e o custo dos processos, melhorar a qualidade e agilizar a produção. Por isso, rapidamente, começou a ser implantada em todas as áreas da Toyota, comprovando a eficácia do JIT, e hoje é uma metodologia muito utilizada em diversas empresas do ramo.

Qual é o objetivo do Just In Time na logística?

Agora que você sabe o que é Just In Time, vale entender seus objetivos. Acompanhe:

  • Seu principal objetivo é atuar com estoque zerado, ou seja, atuar sob demanda para baixar consideravelmente os custos de armazenamento e produção;
  • Aumento na qualidade da operação;
  • Maior otimização dos processos de fabricação e logística;
  • Redução do desperdício;
  • Produtos não ficam ociosos e parados em estoque sem gerar lucro;
  • Elimina os altos custos de armazenagem;
  • Evita a danificação de itens parados.

Conforme Shigeo Shingo, o mestre da metodologia Just In Time, é permitido a uma fábrica o limite de até 7 tipos de desperdícios, ou seja, tudo o que não agrega valor, somente consome recursos. São eles:

  1. Produção em excesso: quando se produz muito acima do que é necessário;
  2. Espera: ocorre quando algum colaborador está esperando para iniciar sua etapa no trabalho, devido falha em algum equipamento ou algo assim;
  3. Transporte: quando há movimentação sem necessidade de peças ou produtos;
  4. Processamento: ocorre com a realização de etapas incorretas ou desnecessárias;
  5. Estoque: quando o estoque é muito maior que o mínimo necessário;
  6. Movimentação esforçada: aqui o colaborador realiza movimentos desnecessários durante a produção;
  7. Retrabalho: ocorre quando é preciso alguma verificação, inspeção, refugo e correção.

Just In Time: vantagens e desvantagens desse processo de produção

Já vimos que esse modelo funciona sob a ideia de produção sob demanda, com cada atividade sendo realizada na hora certa e de acordo com a real necessidade. Assim, a matéria prima só deve ser comprada quando necessária, entregue na fábrica no momento em que serão utilizadas e, os produtos fabricados, logo despachados para entrega.

Praticamente, não existe sobra ou estoque de produtos, pois tudo o que é produzido já possui um destino definido antes mesmo da sua fabricação. Por isso, as vantagens do JIT são refletidas, principalmente, na gestão de estoque e na relação com fornecedores e clientes. Veja só:

Estoque otimizado

A produção planejada e realizada sempre de acordo com a demanda exata de insumos em cada etapa do processo possibilita uma gestão de estoque mais otimizada e minimizada, ou seja, o estoque só é alimentado quando necessário para que nada sobre ou exija espaço físico e investimento de armazenagem.

Redução de custos e desperdício

Estoque otimizado significa menos espaço físico necessário e a diminuição dos custos de armazenagem e com equipamentos de conservação. Ou seja, menos gastos para a empresa com a garantia de processos de qualidade sendo gerados.

Qualidade do produto

Com um processo otimizado, a busca pela melhoria contínua dos produtos fabricados pode se tornar rotina. Dessa forma, qualquer tipo de dano ou falha prejudicial ao produto pode ser evitada com cautela e melhorar a qualidade final dos produtos entregues.

Eficiência de processos

Com a realização de um planejamento sob demanda, os processos de produção e logística são totalmente otimizados e se tornam muito mais eficientes, já que existem menos chances de erros e falhas nas etapas.

Mesmo tendo inúmeras vantagens, é preciso ficar atento na hora de implementar o JIT. Afinal, é um processo que exige muito planejamento por parte dos gestores responsáveis, além de profundo conhecimento do mercado de seus produtos, o que pode ser considerada certa desvantagem para alguns empresários. Por isso, fique ligado.

Automatização de processos e gestão de estoque eficientes com Omie

Outro ponto importante, é garantir o uso de um software de gestão empresarial que realize o gerenciamento de estoque de forma eficiente e que acompanhe os status da sua produção em tempo real para que o JIT funcione corretamente e traga os devidos benefícios para a operação da sua empresa.

O sistema ERP da Omie pode ser o seu grande aliado na hora de implantar o modelo de sistema Just In Time na sua operação. Com gestão de estoque totalmente integrada e automatização de processos, você obtém todos os dados que precisa em tempo real, com relatórios completos e eficientes.

Venha conhecer nossa solução de otimização e automação de processos e aproveite para ficar por dentro das novidades de tecnologia, gestão, contabilidade e marketing aqui no Blog Omie!

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Notebook aberto em boleto bancário
Descubra como funciona o boleto bancário e como essa forma de pagamento traz vantagens para sua empresa
Gestão contábil
Descubra a importância da gestão contábil e benefícios para sua empresa. Saiba como implementar e aproveitar ao máximo!
risco sacado