O que é marketing contábil e como aplicar as estratégias no seu escritório? | Guia completo!

O marketing é fundamental para a contabilidade. Saiba como aplicar estratégias e campanhas ao segmento
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Negócios de todos os tamanhos e segmentos precisam de um contador. Não é à toa que a contabilidade é uma área concorrida: no Brasil, são cerca de 530 mil profissionais, segundo o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o que torna o marketing contábil indispensável.

Se você tem dúvidas sobre como funciona o marketing na contabilidade, continue a leitura e descubra como se destacar dentro do segmento com as melhores estratégias. Vamos lá?

Banner - da gestão financeira à organização de contratos

O que é Marketing Contábil?

O marketing contábil é um conjunto de ações e estratégias para divulgar os serviços do seu escritório e para fortalecer a sua marca no mercado. 

A ideia é ser conhecido, lembrado e valorizado por quem tenha o perfil do seu cliente em potencial. Logo, o marketing na contabilidade faz com que você faça a divulgação para as pessoas certas, otimizando seu investimento nessa área.

Qual a importância do marketing contábil para empresa?

De que adianta ter um bom escritório, ser um bom contador e ter uma equipe completa se as empresas ou empreendedores não conhecerem o seu trabalho, não é mesmo? É preciso destacar seus atributos para atrair e fidelizar cada vez mais clientes com o marketing.

Você passa a utilizar estratégias para construir uma boa imagem e reputação no mercado, demonstrando para o público que você é especialista em sua área. Em outras palavras: serve para construir autoridade para sua marca e sair na frente da concorrência.

Como fazer marketing contábil na empresa?

Você pode se valer do marketing em veículos online e offline, contudo saiba que os meios digitais podem trazer os melhores resultados.

O fato é que em um mercado cada vez mais digitalizado – e você pode acompanhar isso com a automação contábil e com todas as ferramentas que otimizam o trabalho nessa área – é imperativo aproveitar as oportunidades no mundo online.

Ou seja, não dá para contar com formas de prospecção e ideias de anos atrás. O marketing para contabilidade traz estratégias e ações pensadas para o segmento para atrair e converter possíveis clientes em clientes reais.

Veja como começar a implementar ações de marketing para seu escritório de contabilidade.

1. Planejamento de marketing

Selecione o perfil do seu cliente em potencial, sendo que, para isso, é preciso definir seu público-alvo e sua persona para que suas campanhas sejam mais assertivas.

O público-alvo é uma definição mais genérica do perfil do seu cliente. Ele engloba sexo, idade, perfil sociodemográfico e informações afins. Já a persona é uma representação mais exata e aproximada, baseada em pessoas que já são clientes.

É necessário ainda escolher as campanhas que serão realizadas ao longo de um período, sendo que aqui é preciso ter em mente:

  • verba destinada para a campanha;
  • definição de público-alvo;
  • duração da campanha;
  • canal (ou canais) de divulgação;
  • objetivos;
  • métricas de acompanhamento dos resultados.

A depender do tipo de público que você quer atingir, é uma boa ficar de olho, também, nas datas sazonais que podem ajudar a vender mais.

2. Como escolher o meio de comunicação

O marketing digital permite a divulgação da sua marca em diversos meios de comunicação. São muitas plataformas que aceitam anúncios e a melhor escolha vai depender do perfil do seu cliente.

A seguir, confira alguns canais de divulgação:

  • site – funciona como um cartão virtual, então capriche nos textos e layout e mostre tudo o que o seu serviço tem a oferecer;
  • blog – ótimo ponto para atrair visitantes, com pouco investimento, sendo um canal para criar conteúdos regularmente;
  • redes sociais – permitem a divulgação de conteúdos de marca. As indispensáveis para qualquer negócio são o Instagram e LinkedIn.

Além dos canais mencionados, existe o marketing de indicação, que pode ser feito pelos seus clientes ou em parceria com influenciadores digitais, por exemplo.

3. Métricas de Marketing

Para medir o sucesso das suas ações de marketing contábil, defina as métricas (KPIs) para analisar dados e saber como está a performance. Conheça algumas das principais:

  • ROI – Return On Investiment ou retorno sobre o investimento é útil para saber se o seu investimento em determinada ação compensa ou não;
  • Taxa de conversão – pode ser utilizada para várias situações, entre elas, saber o quanto uma página converteu em relação à quantidade de visitantes que recebeu;
  • CPL (ou custo por lead) – significa o quanto em dinheiro foi investido para captar um lead (possível cliente);
  • CPM (ou custo por mil) – é o dinheiro investido por mil impressões em um anúncio na internet.

5 vantagens de investir em marketing contábil

Com o marketing, você constrói a imagem do seu escritório ou sua imagem como profissional dentro do mercado. Confira, a seguir, alguns dos benefícios de investir em marketing contábil:

  1. Atração de visitantes – com otimizações no site e blog, por exemplo, você receberá muito mais acessos, o que significa que outras pessoas conhecerão a sua marca;
  2. Fidelização de clientes – as pessoas gostam de consumir de uma marca na qual se identificam com o propósito ou por saber que a empresa é expert em seu segmento;
  3. Conquista da autoridade de marca – sua empresa mostra que entende do segmento no qual atua, produzindo conteúdos de qualidade;
  4. Mapeamento da jornada de compras – quando você sabe o perfil do seu cliente e a jornada que ele faz até o momento da compra, fica mais fácil fazer com que sua marca seja a escolhida;
  5. Ajuda na tomada de decisão sobre investimentos – você saberá onde aplicar seus investimentos para resultados positivos e mais duradouros.

Dicas de ferramentas para usar no marketing contábil

Os recursos digitais são grandes aliados para traçar as melhores estratégias de marketing e acompanhar os resultados, além de auxiliar na gestão contábil. Entre as ferramentas que podem ajudar bastante estão:

  • CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente) – pode ser um módulo do software para escritório de contabilidade, auxiliando você a conhecer o perfil dos seus clientes e fazer campanhas mais direcionadas;
  • Google Analytics – coleta dados do seu site para verificar número de visitantes nas postagens, origem dos acessos, entre outras informações relevantes para o marketing digital;
  • Google Meu Negócio (Perfil de Negócios) – ferramenta que possibilita ao público encontrar escritórios próximos da sua localidade, auxiliando gerenciar a forma como seu negócio aparece na busca do Google e no Google Maps;
  • WhatsApp Business – permite um contato mais próximo e personalizado do seu escritório com o cliente.

Maiores erros no marketing contábil

Confira os principais erros na hora de fazer marketing na contabilidade:

  • deixar de produzir conteúdo de forma consistente – é necessário produzir conteúdos relevantes e autênticos com frequência para alcançar autoridade junto ao público;
  • deixar de interagir com o público nas redes sociais – é preciso responder dúvidas, elogios, sugestões e também reclamações dos usuários nessas plataformas, mostrando que a empresa tem o compromisso de informar e esclarecer qualquer fato;
  • ficar desatualizado com as tendências de contabilidade – para fazer um marketing de qualidade, a dica é ficar por dentro das novidades da sua área e utilizar essas temáticas em seus conteúdos e postagens;
  • misturar perfil pessoal e profissional nas redes sociais – as páginas do Facebook, Instagram e de outros canais precisam ser somente voltados para o seu escritório para passar credibilidade para seus potenciais clientes;
  • buscar resultados rápidos – as estratégias costumam surtir efeito em médio e longo prazo, tudo depende de como são aplicadas e o que se tem como objetivo com as ações.

Utilize o marketing para contabilidade para se destacar no mercado!

O marketing para contabilidade é um aliado para fidelizar e captar bons e novos clientes. Em tempos de transformação digital, é imprescindível investir em formas de se destacar no mercado. 

A tecnologia, inclusive, também é uma aliada do contador, quando utilizada a favor dos clientes e produtividade, como é o caso do uso de sistemas que facilitam a gestão contábil, como o da Omie.

Agora você entendeu a importância de utilizar estratégias de marketing contábil para ajudar a desenvolver o seu negócio. Então, não perca tempo e comece a planejar as ações de divulgação para o seu escritório.

Aproveite a tecnologia para impulsionar seu negócio: a Omie tem as melhores soluções para o seu escritório de contabilidade crescer!

Banner experimente - reduza os custos e ganhe mais eficiência em suas operações

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
homem explicando como vender serviços de contabilidade
Quer aprender como vender serviços de contabilidade? Preparamos um passo a passo completo para te ajudar. Confira!
Descubra como se destacar em um mercado concorrido na área da contabilidade empresarial.
contador pensando em preparar o escritório de contabilidade para 2023
Saiba tudo sobre a Contabilidade em 2024: tendências, dicas e como aprimorar seus conhecimentos na área.