Marketing contábil: por onde começar?

O marketing é fundamental para a contabilidade. Saiba como aplicar estratégias e campanhas ao segmento

22/Jul/2022
Contabilidade

Negócios de todos os tamanhos e segmentos precisam do auxílio de um contador. Não é à toa que a contabilidade é uma área concorrida e com tanta mão de obra disponível. No Brasil, são cerca de 500 mil profissionais, segundo o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o que torna o marketing contábil indispensável.  

Afinal, não adianta ter um bom escritório, ser um bom contador e ter uma equipe completa se as empresas ou empreendedores não conhecerem o seu trabalho, não é mesmo? É preciso destacar os atributos e diferenciais do seu trabalho para atrair e fidelizar cada vez mais clientes.

Por esses e outros motivos, colocar em prática estratégias de marketing é uma alternativa para construir autoridade para sua marca. Se você possui dúvidas sobre como funciona o marketing para escritórios de contabilidade, continue a leitura e descubra como se destacar dentro do segmento. Vamos lá? 

6 vantagens de investir em marketing contábil 

Investir no marketing contábil é trazer diversas vantagens que serão sentidas no dia a dia. No marketing, as estratégias costumam surtir efeito em médio e longo prazo, tudo depende de como são aplicadas e o que se tem como objetivo com as ações. 

O fato é que em um mercado cada vez mais competitivo e digitalizado, não dá para contar com formas de prospecção e ideias de anos atrás. O marketing para contabilidade traz estratégias e ações pensadas para o segmento para atrair e converter possíveis clientes em clientes reais. 

Outro objetivo dessa ação, conforme dito anteriormente, é a construção de imagem de um escritório ou profissional dentro do mercado. Na hora da decisão de compra, seja de qualquer tipo de serviço ou produto, os consumidores costumam pesquisar na internet sobre a loja ou fornecedor. 

Por isso, construir ou manter uma boa reputação e reconhecimento de marca é essencial para contadores e escritórios de contabilidade. Confira, a seguir, alguns dos benefícios de investir em marketing contábil:

  • Atrair visitantes: com otimizações no site e blog, por exemplo, o seu cartão de visitas virtual receberá muito mais acessos, o que significa que outras pessoas conhecerão a sua marca;
  • Fidelizar clientes: quem não gosta de consumir de uma marca na qual se identifica com o propósito? Vendas é também sobre o porquê e não necessariamente sobre o quê;
  • Ter estratégias planejadas: hoje o seu negócio vive sem planejamento estratégico? Para chegar onde se quer, é preciso entender qual caminho traçar e por onde ir;
  • Conquistar autoridade de marca: grandes marcas existentes no mercado não construíram a autoridade do dia para a noite. Investir em marketing para contabilidade é justamente isso - construir a autoridade da sua marca;
  • Ter um mapeamento da jornada de compras: quando você sabe o perfil do seu cliente e a jornada que ele faz até o momento da compra, fica mais fácil fazer com que sua marca seja a escolhida; 
  • Melhor tomada de decisão sobre investimentos: você saberá onde aplicar seus investimentos para resultados positivos e mais duradouros.  

Marketing contábil: por onde começar? 

Agora que você entende a importância do marketing para a contabilidade, deve estar se perguntando por onde começar a aplicar as estratégias no seu negócio. Porém, é preciso compreender o passo a passo e manter a perseverança durante o processo. 

Entender que a contabilidade precisa do marketing é um desses passos. Mas existem outras etapas que precisam ser completadas. Veja, a seguir, como começar a implementar ações de marketing para seu escritório de contabilidade.

1. Planejamento de marketing 

Anteriormente, mencionamos o conhecimento da jornada de compra e o perfil do seu cliente. Esse assunto tem tudo a ver com o público-alvo e a persona. Os dois termos são distintos, porém, têm mais ou menos o mesmo significado. 

O público-alvo é uma definição mais genérica do perfil do seu cliente. Ele engloba sexo, idade, perfil sociodemográfico e informações afins. Já a persona é uma representação mais exata e aproximada, baseada em pessoas que já são clientes. 

De qualquer forma é importante definir a persona do seu negócio. Assim, suas campanhas e ações de marketing contábil serão mais assertivas.

Outra ação importante para o planejamento de marketing é entender a diferença entre matriz SWOT e matriz BCG. Realizar o entendimento ajudará na escolha de qual dos dois aplicar em prática ao seu caso. 

Um ponto importante para um planejamento é definir as campanhas de marketing que deverão ser realizadas ao longo de um período, normalmente, anual. Uma campanha de marketing é um conjunto de ações voltadas para determinado objetivo. Imagine que o seu escritório contábil seja especialista em contabilidade para restaurantes. Faz sentido planejar estratégias e conjunto de ações para esse público, certo? 

Os detalhes da campanha fazem parte do desenho de ações que devem ser realizadas para captar esse tipo de público, caso ele seja o seu perfil ideal. Alguns pontos importantes sobre a montagem de uma campanha são:

  • Definição de verba;
  • Definição de público-alvo;
  • Duração da campanha;
  • Canal (ou canais) de divulgação;
  • Objetivos;
  • Métricas de acompanhamento dos resultados.

A depender do tipo de público que você quer atingir, é uma boa ficar de olho, também, nas datas sazonais que podem te ajudar a vender mais.

2. Como escolher o meio de comunicação

O marketing digital permite a divulgação da sua marca em diversos meios de comunicação. São muitas plataformas que aceitam anúncios e a melhor escolha vai depender, como antes mencionado, do perfil do seu cliente. 

A seguir, confira alguns canais de divulgação:

  • Site: um site é como um cartão virtual. Capriche nos textos e layout e mostre tudo o que o seu serviço tem a oferecer;
  • Blog: o blog é um ótimo ponto para atrair visitantes, com pouco investimento. No entanto, é preciso persistir e criar conteúdos regularmente;
  • Redes sociais: existem diversas redes sociais que permitem a divulgação de conteúdos de marca. As indispensáveis para qualquer negócio são o Instagram e LinkedIn. 

Além dos canais mencionados, existe o marketing de indicação, que pode ser feito pelos seus clientes ou em parceria com influenciadores digitais, por exemplo. 

3. Métricas de Marketing

Para medir o sucesso das suas ações de marketing contábil, defina as métricas (ou KPIs, em inglês) para analisar dados e saber como está a performance. No marketing, são diversas as métricas existentes. Porém, cada uma delas faz mais sentido quando aplicadas a determinados contextos. 

Conheça algumas das principais métricas de marketing.

  • ROI: em inglês, Return On Investiment, ou retorno sobre o investimento, o ROI é útil para saber se o seu investimento em determinada ação compensa ou não. Ele ajudará a otimizar a sua verba de marketing;
  • Taxa de conversão: a taxa de conversão pode ser utilizada para várias situações, entre elas, saber o quanto uma página converteu em relação à quantidade de visitantes que recebeu; 
  • CPL (ou custo por lead): significa o quanto em dinheiro foi investido para captar um lead (possível cliente);
  • CPM (ou custo por mil): é o dinheiro investido por mil impressões em um anúncio na internet. 

Marketing para contabilidade: use estratégias como aliadas

Ao longo do artigo você entendeu a importância do marketing para a contabilidade. Não deixe de utilizar estratégias de marketing contábil para ajudar a desenvolver o seu negócio. Agora que compreende as formas por onde começar, aproveite para aplicar as dicas ao dia a dia da sua empresa. 

O marketing para contabilidade é um aliado para fidelizar e captar bons novos clientes. Em tempos de transformação digital é inviável não investir em formas de se destacar no mercado. A tecnologia, inclusive, também é uma aliada do contador, quando utilizada a favor dos clientes e produtividade, como é o caso do uso de sistemas de gestão empresarial

A Omie, por exemplo, oferece aos negócios um sistema de gestão completo, que conta ainda com a Omie.Store, loja de aplicativos com uma infinidade de aplicações que visam a melhoria na rotina empresarial de empresas e serviços prestados por contadores. O contador pode ainda tornar-se um parceiro da Omie, em nosso programa Contador Parceiro. 

Conheça nossas soluções e faça parte da transformação digital nos negócios!

Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas