Marketing de conteúdo para área contábil

Comece a se destacar na área contábil oferecendo conteúdo de qualidade para seu público-alvo.

22/Jul/2022
Contabilidade

Uma boa estratégia de marketing de conteúdo na área contábil é um elemento indispensável para fazer seu negócio crescer. Com planejamento, o marketing de conteúdo pode fazer sua empresa se destacar, atraindo mais clientes.

O marketing digital facilita a divulgação de serviços de todas as áreas, mas oferecer conteúdo de qualidade é o que vai diferenciá-lo dos concorrentes. É possível produzir e oferecer conteúdo de diversas formas e para públicos específicos, facilitando o alcance de quem você deseja atingir, ou seja, o seu público-alvo.

O que é Marketing de Conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma estratégia de aquisição de novos clientes através da criação de conteúdo relevante. Esse conteúdo pode ser oferecido por meio de blogs, textos, eBooks, newsletters, vídeos ou redes sociais.

Ao contrário do marketing tradicional, não é feita uma divulgação direta da marca ou de seus serviços. O cliente tem acesso à informações relevantes como soluções de problemas e serviços. Aquele que oferece o conteúdo cria uma relação de confiança e se torna referência quando o assunto são serviços contábeis.

O objetivo é engajar seu público-alvo e aumentar a rede de clientes. O conteúdo é sempre criado visando atender às necessidades, dúvidas e carências de seus clientes e futuros clientes, envolvendo-os e fazendo com que compartilhem com outras pessoas.

Você sabia que o Marketing de conteúdo pode contribuir para área contábil?

O marketing de conteúdo pode fazer com que você atraia mais clientes, torne sua empresa conhecida e gere valor. Ao oferecer conteúdo relacionado com a área contábil, o público entenderá que você está informado e atualizado, o que gera confiança e credibilidade. Algumas vantagens de investir em marketing de conteúdo:

  • Aumento do tráfego no site da empresa;
  • Redução do custo de aquisição de clientes/leads;
  • Aumento do engajamento;
  • Fidelização de clientes;
  • Posicionamento da marca como autoridade na área;
  • Aumento da credibilidade;
  • Geração de conteúdo para as redes sociais;
  • Custo baixo para implementação;
  • Maior chance de aparecer nas buscas do Google.

Ao oferecer conteúdo de qualidade para o seu público, você está desfrutando do benefício de educá-los sobre diversos assuntos que envolvem a área contábil, que eles ainda possuem alguma dificuldade para entender ou não conhecem, como finanças, departamento pessoal ou impostos.

Como fazer marketing de conteúdo?

Uma prática comum, atualmente, é ofertar um serviço ou produto junto de instruções e informações relevantes como o porquê realizar um serviço ou adquirir certo produto. Planejamento é a palavra de ordem para que sua estratégia seja precisa. 

Defina quem vai ser responsável pela tarefa, se preciso, terceirize. Esclareça quais são os objetivos a serem alcançados com o marketing de conteúdo e deixe claro para todos os envolvidos o posicionamento da sua marca, como mostram as etapas a seguir:

Conheça a persona do seu negócio

Persona é o cliente ideal do seu negócio. No marketing digital, é a base de qualquer estratégia. Na persona, você encontra características reais como comportamento, dados demográficos, desafios e objetivos.

Antes de traçar sua estratégia, é preciso saber para quem você está oferecendo seus serviços contábeis: como ela ou ele é, como se comporta, quais são suas dificuldades e suas necessidades.

Entenda quais são as necessidades do seu público

Entender as dores do público-alvo é estar preparado para saná-las, oferecendo serviços de qualidade. Muitas vezes o cliente já possui uma vivência na área de contabilidade e procura algo mais específico; já em outras, pode ser alguém sem nenhuma familiaridade com o assunto.  A etapa em que o cliente está ajudará a definir o melhor conteúdo a oferecer.

Pesquise sua concorrência 

Saber como a concorrência está se relacionando com o cliente, quais os canais que está usando, o que está dando certo e o que não está. Algumas novidades podem ser bem-vindas e alguns conteúdos replicados.

Pesquisa de palavras-chave 

Fazer uma pesquisa de palavras-chave é essencial. É a partir dela que são criados textos que possuem mais chances de serem visualizados pelos usuários. Durante a pesquisa, deve-se procurar as palavras que possuem um volume de busca alto.

Estar bem posicionado durante uma pesquisa no Google significa aparecer na primeira página e, para isso, técnicas de SEO (otimização para motores de busca) precisam ser utilizadas na criação do seu conteúdo. 

É importante saber como a sua audiência pesquisa, como faz suas buscas. Usando as palavras corretas, as chances de sua página ser encontrada ou se destacar aumentam.

Faça um brainstorming de conteúdos

Junte sua equipe e tente reunir diversas ideias para depois desenvolvê-las. Inspire-se em datas, eventos e acontecimentos para conectar seu conteúdo tentando mantê-lo sempre atualizado. Desenvolva, por exemplo, uma agenda de postagens, mesmo que seja mensal.

Planeje a divulgação dos conteúdos

Saber o que postar e em qual canal fará toda diferença na hora de veicular seu conteúdo. Os diferentes formatos e o timing de cada um precisa ser considerado juntamente com os objetivos. 

Os conteúdos podem ser informativos, materiais ricos, alertas ou novidades sobre o produto, por isso, é importante saber qual canal usar.

  • Blog: é uma plataforma exclusiva, geralmente inserida no próprio site da empresa. Os conteúdos são mais completos e personificados. Nele, são publicados textos mais longos e detalhados sobre temas variados, mas sempre com alguma relação com o seu produto.
  • E-mail: possui um ótimo alcance, mas deve ser usado com cuidado, ninguém gosta de receber muitos e-mails do mesmo remetente e o assunto precisa ser relevante. Ótimo para enviar newsletters sobre a empresa, informando novidades e direcionando para outros canais.
  • Redes sociais: todas podem e devem ser usadas, Twitter, Facebook, Instagram e LinkedIn. São bem eficazes para educar através de publicações, mas é importante manter a constância. Devem ser usadas para interagir e se aproximar do público também. 
  • WhatsApp: muito bom para a comunicação direta com o cliente.
  • E-Book: uma ótima estratégia de captação de leads, podem ser oferecidos em campanhas. Geralmente, são publicações mais complexas e aprofundadas. 
  • Infográfico: assim como o e-Book, traz temas mais complexos e são maiores. É uma ótima estratégia para enriquecer um conteúdo já existente e compartilhar informações que aumentem a propriedade da sua marca.
  • Vídeos: formato que traz diversas possibilidades; pode ser veiculado nas redes sociais. O alcance é maior e atualmente pode ser feito com muita facilidade com a ajuda de aplicativos específicos. 

Um investimento que vale a pena

O marketing tradicional evoluiu e, atualmente, com o domínio das redes sociais, é preciso ir além. A experiência do cliente é parte fundamental dessa nova forma de fazer negócios, seja na área contábil ou em qualquer outra. O marketing de conteúdo visa agregar ainda mais valor ao seu negócio.

Invista no desenvolvimento de uma estratégia de marketing de conteúdo e tenha resultados consistentes. No Blog da Omie, há uma seção exclusiva dedicada a dicas e estratégias para contadores.

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