O papel da transformação digital no sistema financeiro

Entenda como a transformação digital mudou a forma de enxergar o sistema financeiro e como ela facilita tarefas cotidianas, como pagamentos.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Você sabia que a transformação digital é parte integrante dos sistemas financeiros? As fintechs são um exemplo de como a tecnologia mudou a maneira de nos relacionarmos com as finanças.

Isso quer dizer que ela já faz parte do mercado financeiro e mais do que isso, ela é fundamental na hora da tomada de decisões dos consumidores. Ou seja, a transformação digital nas empresas veio para mostrar que não é só propor pagamentos facilitados aos clientes para retê-los.

É preciso estratégia, investir em processos mais ágeis e claro, em uma boa tecnologia financeira. Quer entender mais sobre a transformação digital no sistema financeiro? Então, continue acompanhando este conteúdo até o final e descubra a importância que ela pode ter na sua empresa. Vamos lá!

Entenda qual é a expectativa do consumidor na era digital

A tecnologia, assim como os canais digitais, vieram para melhorar e otimizar muitos processos considerados burocráticos. Hoje em dia, estar presente no digital acaba se tornando um diferencial para as empresas que buscam estreitar o relacionamento com seus consumidores.

O acesso facilitado às informações, a maneira de se comunicar, a maneira de comprar e se relacionar, tudo isso mudou o comportamento dos consumidores, criando novos hábitos e rotinas focadas na agilidade, comodidade e praticidade.

Com isso, podemos ter uma boa ideia de quais são as expectativas dos consumidores brasileiros, certo? Por exemplo, hoje em dia, com a tecnologia e novas maneiras de relacionamento as pessoas esperam que as empresas tenham um atendimento mais personalizado e direcionado para atender suas necessidades de forma rápida e efetiva.

Sem contar que elas dão preferência para empresas com atendimento 24h e que são referência em seu segmento. Quanto mais facilidades, novidades e foco na experiência do cliente a empresa tiver, melhores serão os resultados.

Por isso, é tão importante estar atento às exigências e expectativas dos consumidores. Afinal, os brasileiros estão sempre em busca de tecnologias inovadoras que facilitem sua rotina. Isso vale para todas as empresas, mas principalmente para as que estão presentes no sistema financeiro.

Transformação digital no sistema financeiro

Antes de mais nada é preciso entender o que é transformação digital e como ela está relacionada ao sistema financeiro. A transformação digital é toda e qualquer mudança no comportamento e mentalidade em busca de melhorar processos, tornando-os mais ágeis, otimizados e facilitados. Em outras palavras, podemos dizer que é a forma de atualizar os processos utilizando meios digitais.

É uma mudança no pensamento e cultura da empresa, que quando repassada de forma correta aos colaboradores, acaba gerando resultados e impactos positivos no mercado.

Dito isso, vamos entender como acontece a transformação digital no sistema financeiro.

O principal ponto a ser destacado é que a transformação nesse mercado começou a pouco tempo, com as fintechs, empresas que surgiram para revolucionar os serviços financeiros.

Outra coisa importante a ser destacada é que a transformação digital financeira está ligada, também, à utilização de ferramentas e sistemas que oferecem soluções no controle de informações, prevenindo riscos, fraudes e vazamento de dados.

Essas ferramentas e sistemas possibilitam uma análise mais assertiva sobre os perfis de cada cliente, o que serve de base para criar as famosas soluções personalizadas.

Uma das principais soluções está relacionada aos meios de pagamentos. Agora, eles podem ser realizados a qualquer momento do dia ou semana, por meio dos aplicativos. Dependendo da compra, pode ser realizada com cartão de débito, crédito, transferência ou, o mais novo, PIX. Tudo isso utilizando apenas o celular.

E tudo isso era impensável antigamente. Por exemplo, no início, era necessário uma infinidade de papéis, cópias de documentos e comprovantes para abrir uma conta, sem contar a necessidade de se deslocar até o banco para a abertura ser efetivada.

Com o tempo, os recursos foram se atualizando e hoje em dia é possível praticamente todas as transações, como pagamentos, abertura de contas, solicitação de cartões e transferências, apenas utilizando um dispositivo móvel, como o celular.

E não foram apenas os serviços que atualizaram: as empresas também começaram a entender a importância da transformação digital nesse segmento e passaram a utilizá-la para melhorar seus serviços, personalizando-os para garantir a satisfação de seus clientes.

Os resultados da transformação digital no sistema financeiro apresenta resultados positivos dentro e fora da empresa.

Segundo uma pesquisa realizada pelo The State of Commerce Experience, cerca de 40% dos consumidores B2C têm tendência de pagar a mais para uma empresa por uma experiência melhor. Já no mercado B2B, esse índice aumenta para 56%. Os entrevistados ainda afirmaram que não repetiriam a compra caso tivessem uma má experiência na primeira compra.

Sistemas financeiros digitais e suas principais características

Uma das principais características dos sistemas financeiros digitais é a inovação, que faz parte de todos os processos e cultura. Isso quer dizer que a inovação e a transformação digital precisam andar em conjunto. Conheça agora as principais soluções desenvolvidas com base nessa parceria.

Descentralização

Com ela, os bancos deixaram de ser protagonistas e atuam apenas como intermediador e suporte. Agora, são os consumidores que abrem suas contas, realizam pagamentos, fazem transações da forma que desejarem. Ou seja, a descentralização veio para facilitar os processos e tornar os clientes mais independentes das instituições bancárias.

Open banking

O open banking é considerado uma das maiores inovações neste segmento. É um sistema de bancos abertos, em que o cliente compartilha suas informações com diferentes instituições para obter os melhores serviços.

Por exemplo, você pode abrir uma conta na empresa x, fazer os investimentos na y e realizar um empréstimo na z. Mesmo sem possuir conta nas duas últimas, com o open banking, as suas informações são compartilhadas para te oferecer as melhores soluções.

Nesse ponto, também vale destacar o BaaS, sigla para Bank as a Service. Nele, é utilizado uma tecnologia que permite que toda e qualquer empresa forneça seus produtos e serviços financeiros sem a necessidade de ser uma instituição financeira.

Adoção do Blockchain

O Blockchain não está ligado apenas às criptomoedas. Ele é uma das redes mais seguras, afinal, ele registra transações de forma criptografada, possibilita o rastreio de dados digitais e torna as transações mais seguras e econômicas.

Grande parte dessas soluções surgiram com as famosas fintechs. Elas são empresas financeiras que já nasceram no meio digital e por isso oferecem soluções mais inovadoras e com foco nos clientes. Existem diferentes tipos de fintechs espalhadas pelo país, mas as principais e mais conhecidas são:

  • Quinto Andar: uma fintech que atua no mercado imobiliário;
  • Omie: uma fintech de contabilidade, que fornece sistemas que otimizam e melhoram a gestão nas empresas;
  • Nubank: uma fintech com soluções open banking, entre outras.

Com a Omie você vai mais longe

Como você pôde perceber, o conceito de transformação digital vai muito além de usar a tecnologia como aliada, ela é uma mudança na mentalidade e comportamento na hora de realizar, propor e desenvolver soluções que mudem e melhorem os processos na empresa.

Aqui na Omie, por exemplo, você encontra excelentes soluções para otimizar os processos financeiros da sua empresa. São inúmeras opções para facilitar o dia a dia da equipe financeira, descomplicando e tornando as atividades mais ágeis. Conheça as soluções Omie para o seu negócio!

62a1f7437a5e6b5e2f216d35 CTA Banner Empreendedor 2 opt2 v2 150
Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Notebook aberto em boleto bancário
Descubra como funciona o boleto bancário e como essa forma de pagamento traz vantagens para sua empresa
Gestão contábil
Descubra a importância da gestão contábil e benefícios para sua empresa. Saiba como implementar e aproveitar ao máximo!
risco sacado