O que é CNPJ? Entenda como solicitar registro

Você sabe o que é CNPJ? Um importante registro empresarial, ele serve como identificação de uma organização. Quer saber mais? Leia esse conteúdo

18/Ago/2020
Empreendedorismo

Caso você esteja pensando em ter um negócio, certamente já deve ter se perguntado o que é CNPJ. Como uma série de número únicos a cada empresa operando no Brasil, esse cadastro organiza e auxilia na identificação desses negócios em todo o território brasileiro.


Assim como as pessoas físicas utilizam o RG e o CPF como documentos de identificação, esse registro tem a mesma função. Ele também é o meio com que a Receita Federal localiza e acompanha as movimentações financeiras de uma organização.


Ficou interessado em saber mais sobre o que é CNPJ? Continue lendo o conteúdo abaixo e entenda como fazer um CNPJ para MEI e outras categorias de empresa em três passos simples, além de compreender a importância desse registro.

 

O que é CNPJ?

Sigla para Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, esse documento é a identificação de uma empresa legalizada pelo Estado. Ele é composto por uma série de 14 números em que constam todas as informações do negócio, como:


  • Data de abertura;
  • Endereço;
  • Natureza jurídica;
  • Nome fantasia;
  • Razão social;
  • Situação cadastral;
  • Descrição da atividade econômica,
  • Telefone e dados para contato.


Único a cada empresa, o CNPJ da Receita Federal substituiu o antigo CGC (Cadastro Geral de Contribuintes), que tinha o objetivo de unificar os procedimentos cadastrais das empresas brasileiras. Vale lembrar que mesmo que essas informações mudem ao longo dos anos, o número continuará o mesmo.


Tipos de CNPJ

Agora que já sabe o que é CNPJ, o próximo passo é conhecer as várias modalidades presentes no mercado. Aplicado a todas as categorias de empresas no Brasil, os principais tipos de CPNJ são:


  • MEI (Microempreendedor Individual);
  • ME (Microempresa);
  • EPP (Empresa de Pequeno Porte);
  • LTDA (Sociedade de Responsabilidade Limitada),
  • S/A (Sociedade Anônima).


Para que serve o CNPJ?


Além de ser o registro único de cada empresa brasileira, ter esse cadastro oferece diversas vantagens para o empresário, como a abertura de contas bancárias, contratos de sociedade (contrato social) e emissão de notas fiscais.


Mas, para que serve o CNPJ? Empresas irregulares, em geral, são evitadas por clientes e possíveis investidores, o que pode gerar um declínio ao seu negócio. É por isso que entender o que é CNPJ é tão importante.


E os negócios online?

Os negócios online também precisam emitir notas fiscais e prestar conta com a Receita Federal, por isso, eles devem ter um número de CNPJ. Independentemente do ramo em que a empresa atue, é importante que ela se mantenha legalizada e prestando contas ao governo.


Como abrir CNPJ

O próximo passo é conhecer as etapas que um futuro empreendedor deve seguir para ter a sua empresa regularizada. Confira abaixo.


1. Conheça o formato da sua empresa

A primeira coisa que você deve ter em mente é descobrir qual o formato da sua empresa. Isso significa identificar se a sua empresa é um EPP ou MEI, por exemplo, e para isso você deve estar atento ao faturamento e ao número de funcionários.


2. Defina o ramo de atuação

O próximo passo é identificar os documentos para abrir CNPJ. Assim que tiver o ramo de atuação definido com ajuda do CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) — como no setor de software, prestação de serviços e varejo —, você deve elaborar o contrato social. 


Vale lembrar que sempre é válido buscar a ajuda e a orientação de um profissional em decisões como essa, que envolvem o desenvolvimento do seu empreendimento a longo prazo.

  

3. Faça a solicitação na Receita Federal

Assim que você tiver definido o formato da sua empresa e o principal ramo de atuação no mercado, deve entrar em contato com a Receita Federal e começar o registro da sua organização. Essa etapa pode ser tanto presencial quanto on-line.


No segundo caso, você deve ir no aplicativo do Coletor Nacional para preencher a ficha cadastral e anexar todos os documentos do seu negócio. Depois de passar por essas etapas, é só acompanhar o pedido e aguardar para que ele seja aprovado.


Razão social: saiba o próximo passo para abrir uma empresa

Ao entender o que é CNPJ, você compreende que existe uma relação direta desse cadastro com a razão social de um negócio. Pensando nisso, para ficar atento a todos os processos de abertura de um empreendimento, leia o artigo “Saiba como funciona a razão social e a forma de criá-la”.

Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas