O que é um sistema automatizado de gestão empresarial?

Dúvidas sobre a utilização de um sistema automatizado de gestão empresarial? Saiba o que é, para que serve e quais os benefícios. Leia o artigo!

09/Jun/2022
Empreendedorismo

A automação de processos é uma realidade dentro dos mais diversos segmentos de mercados e setores de uma empresa. Possuir um sistema automatizado auxilia o negócio em diversas esferas, inclusive, na produtividade. 

 

É certo que o tempo é uma ferramenta preciosa dentro das empresas e, com os inúmeros processos que envolvem a gestão empresarial, ele é cada vez mais escasso. 

 

Um sistema automatizado de gestão empresarial funciona exatamente para isso, melhorar a rotina dentro dos negócios, de modo a economizar tempo, integrar os diversos setores e dar mais oportunidades para que o empreendedor possa se dedicar a outras questões importantes. 

 

Continue a leitura e entenda sobre a automatização de processos dentro da sua empresa, assim como quais elementos da rotina empresarial podem ser automatizados e suas respectivas vantagens. Acompanhe!

 

O que é sistema automatizado?

 

Um sistema automatizado é capaz de gerenciar tarefas de rotina de uma empresa. A automação de processos se refere à utilização da tecnologia para substituir ou auxiliar atividades manuais. 

 

Desde processos mais simples aos mais complexos podem ser automatizados por um sistema de gestão. Empresas de todos os portes podem contar com um sistema de automação, pois eles costumam ser modulares, o que permite que a solução se adapte às necessidades de um negócio.

 

A automação de processos por sistemas costuma ser simples e intuitiva, além de ser executada por qualquer pessoa com um suporte prévio. 

 

O que pode ser automatizado em sua empresa?

 

Conforme mencionado anteriormente, diversos processos que ocorrem no dia a dia podem ser automatizados na sua empresa, com a ajuda de um sistema de gestão

 

Confira, a seguir, alguns deles.

 

Emissão de notas fiscais e eletrônicas

 

Quando o assunto é emissão de notas e legislação tributária, muitos empresários ficam confusos sobre o assunto. As legislações tributárias brasileiras são complicadas e nem mesmo os profissionais da área contábil são capazes de se lembrar de todas. 

 

E se você pudesse tirar essa burocracia das suas costas? 

 

Com um sistema de gestão é possível automatizar a emissão de notas fiscais eletrônicas com facilidade. Dessa forma, vender mais não vai significar ter dor de cabeça na hora de emitir notas. 

 

Emissão de boleto

 

O boleto ainda é uma das formas de pagamento mais utilizadas no país e oferecer essa modalidade é uma boa opção para aumentar as vendas do seu negócio. Porém, não existe a necessidade de quebrar a cabeça na hora de automatizar o processo, pois dados como número de parcelas, informações do emitente, destinatário, dentre outros, serão recolhidos pelo sistema. 

 

Assim, você não precisa se preocupar em inserir as informações manualmente no site do seu banco ou em cometer falhas durante essa atividade de rotina.

 

E-mail

 

Uma das comunicações muito utilizadas na internet ainda é o e-mail marketing. Ele funciona para divulgar promoções, novidades do mercado, até mesmo para envio de notas fiscais, após um processo de compra. 

 

Em situações como as mencionadas anteriormente é impossível disparar os e-mails um a um. Nesse contexto, sistemas de automação ajudam a tornar esse processo muito mais simples e rápido. 

 

Controle de estoques

 

Quem trabalha com vendas on-line sabe que não é fácil controlar o estoque. Um sistema automatizado permite a atualização em tempo real após cada venda. Assim, o empreendedor não se preocupa em fazer essa atualização manualmente e não fica com excesso ou falta de estoque de um produto. 

 

Além disso, outras vantagens são verificadas em um controle de estoque automatizado. Veja quais: 

  • Calcular o giro de produtos;
  • Identificar as necessidades de produtos para vendas sazonais;
  • Assegurar a qualidade das mercadorias.

 

Gestão de atividades

 

O monitoramento de atividades e coleta de dados em campo podem ser automatizados por um sistema. Com a integração de setores de uma empresa, uma venda, emissão de nota fiscal e envio de uma mercadoria podem funcionar de forma fluida, sem problemas de comunicação no percurso.

 

Comunicação com clientes

 

O relacionamento com clientes é outro ponto que pode ser automatizado por um sistema de automação, chamado de CRM. Com ele, você cadastra clientes, tem acesso agilizado a informações importantes e entra em contato na hora certa para realizar uma venda.

 

Tentar fazer esse trabalho manualmente é inviável, visto que é necessário tocar outras tantas tarefas diariamente. 

 

Logística 

 

Quem não gosta de pedir um produto e poder acompanhar em tempo real a rota de entrega? Com um sistema automatizado isso é possível. A automação desse processo aumenta a credibilidade no seu negócio e mantém uma relação de transparência com os clientes. 

 

Com uma gestão integrada é possível fazer isso e ainda emitir a CT-e de forma automática. 

 

Coleta de dados

 

Com a automação, a coleta de dados em campo também é facilitada. Ela é importante para pesquisa de concorrência, análise de resultados da gestão de performance, entre outras atividades.

 

7 benefícios de um sistema automatizado

 

Já deu para perceber que um sistema automatizado traz alguns benefícios claros para a empresa e clientes, não é mesmo? 

 

Pois se você ainda não se convenceu da eficiência da tecnologia na gestão empresarial, confira sete benefícios do sistema automatizado:

  • Gestão de equipe: aumente a produtividade da sua equipe ao liberar tempo para outros detalhes importantes;
  • Integração de áreas da empresa: integra diversos setores e tarefas, como emissão de notas, relacionamento com clientes, vendas e marketing, entre outros;
  • Dados mais precisos: com a tecnologia, você evita falhas humanas por repetição e garante informações mais assertivas;
  • Ganho de agilidade: automatizar significa, também, melhorar a produtividade de todos;
  • Computação em nuvem: um sistema automatizado, geralmente, funciona em nuvem. Isso significa que você não precisa se preocupar com instalações robustas;
  • Redução de despesas: com a redução de gastos com folha de pagamento e ganho de agilidade, a sua empresa reduz custos;
  • Escalabilidade: na medida em que os processos ficam mais ágeis, o seu negócio cresce e ganha cada vez mais escalabilidade.

 

Gostou de saber mais benefícios da automação de gestão empresarial?

 

Saiba mais: As vantagens da automação comercial para o seu negócio

 

Bons exemplos de sistemas automatizados

 

Chegou a hora de conhecer alguns sistemas automatizados que melhoram a rotina de diversos segmentos de mercado. Confira!

 

CRM

 

O CRM costuma ser um módulo pertencente a sistemas de gestão empresarial. Ele é responsável por todo o relacionamento com o cliente, desde o registro de informações, até o contato com oportunidades de negócio.

 

Ele auxilia a fazer propostas para os leads certos e passar por cada fase de negociação até o momento da venda ou declínio da oportunidade. Também permite que gestores tenham previsibilidade e controle de vendas. 

 

Gestão de projetos

 

Acompanhar todas as esferas de um projeto pode ser uma tarefa difícil, até mesmo para empresários multitarefas. Não é necessário sofrer tentando acompanhar tudo ao mesmo tempo. Com um sistema automatizado, tudo fica ao alcance do empreendedor com apenas alguns cliques.

ERP 

 

ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning, ou seja, sistema de gestão empresarial. Normalmente, eles costumam ser modulares, porém, mais completos. Abrangem tudo o que é necessário para automatizar os processos de uma empresa: vendas, marketing, gestão de projetos e finanças. A Omie possui um sistema que acompanha a gestão empresarial, da negociação das vendas até o envio de nota fiscal. Conheça nossas soluções!

 

Sistema automatizado de gestão empresarial: conheça a Omie

 

Ao longo deste artigo você conheceu o que é um sistema automatizado, o que pode ser automatizado dentro de uma empresa e quais são os benefícios para todos os setores. 

 

A Omie, por exemplo, é um sistema de gestão empresarial completo, capaz de automatizar desde a emissão de boletos até o relacionamento com os clientes. 

 

O ERP é recomendado para empresas de todos os portes e segmentos de mercado, com infinitas possibilidades em seis módulos disponíveis para escolha e adaptação, de acordo com as necessidades do seu negócio.  

 

Experimente a ferramenta de forma gratuita ou solicite uma proposta com nossos consultores!

Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas