O que é automação comercial e por que investir?

Sua empresa pode melhorar a produtividade, reduzir custos e reter clientes com a automação comercial.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Eficiência de processos, redução de custos e mais produtividade é tudo o que os empreendedores buscam. Nesse contexto, a transformação digital aparece como grande aliada, especialmente com a automação comercial.

Então, se você trabalha no varejo, precisa entender a importância do sistema de automação comercial para o seu negócio. Acompanhe o artigo e saiba mais sobre o assunto.

Banner Teste grátis agora top

O que é automação comercial?

A automação comercial engloba ferramentas, recursos e métodos de automatização de atividades que eliminam o trabalho manual. Com isso, você diminui erros na execução de processos.

É, portanto, uma estratégia que os lojistas adotam para tornar os processos mais eficientes, e padronizados. Assim, é possível otimizar as atividades, com o aumento de produtividade e melhoria no atendimento ao cliente.

Além disso, a automação comercial ajuda a reduzir custos, pois diminui falhas e retrabalhos. Auxilia também na gestão empresarial, visto que a digitalização de processos gera dados em tempo real, permitindo ao empreendedor entender a realidade do negócio.

Assim, da mesma forma que a indústria otimiza seus processos com a tecnologia de automação industrial, o varejo só tem a ganhar com sistema de automação comercial.

Como a automação comercial funciona?

Apesar de automatizar os processos, a automação comercial não vai substituir totalmente o trabalho da equipe, na verdade, são recursos que vão dar suporte nas tarefas dos colaboradores, eliminando atividades manuais e repetitivas.

Isso porque sua empresa passa a contar com um sistema ERP, que vai otimizar e padronizar processos, trazendo mais eficiência para:

  • cadastro de clientes;
  • pedidos de vendas;
  • geração de notas fiscais;
  • análise de crédito;
  • controle de estoque;
  • logística;
  • controle financeiro empresarial;
  • ações de marketing;
  • entre outros aspectos.

Isso porque você passa a ter um software que integra os dados da sua empresa, trazendo agilidade na rotina do varejo. Saiba que essa tecnologia oferece funcionalidades tanto para a parte administrativa, como para o PDV, no atendimento ao cliente.

A importância da automação comercial para uma empresa

Além da melhoria de processos e aumento de produtividade, também é importante ressaltar que o sistema de automação resulta na eliminação de papel, planilhas e outras formas de gerenciamento que são mais suscetíveis a erros e falhas humanas.

Outro ponto importante é que a tecnologia automatiza processos contábeis, como a emissão de notas fiscais e o envio de documentos para o contador (inclusive com informações fiscais que serão acrescidas ao seu SPED).

Dessa maneira, tudo isso deixa de ser uma burocracia e se torna um processo simples e integrado ao próprio software.

Como a automação comercial auxilia na experiência do cliente?

Estamos na era digital e, assim, os consumidores estão cada vez mais exigentes. Com isso, não basta apenas oferecer o melhor preço: é preciso pensar na satisfação do cliente em toda a jornada de compra.

E é aí que entra a importância da automação para o varejo. Confira como a tecnologia pode elevar a experiência do público.

Processos mais rápidos

Muitos dos procedimentos que, geralmente, são realizados por pessoas podem ser feitos por softwares, o que diminui muito a carga de trabalho dos colaboradores e resulta em processos mais rápidos e eficientes, agilizando o atendimento ao cliente.

Um exemplo é a rapidez para a emissão de notas fiscais, de pedidos de venda, da realização de análise de crédito ou de processos logísticos, garantindo que as entregas sejam realizadas no prazo.

Direcionamento da equipe para tarefas estratégicas

Com automação comercial, em vez de a sua equipe perder tempo com atividades meramente operacionais, pode se dedicar a tarefas mais estratégicas, o que vai trazer ganhos na experiência do consumidor. Ou seja, é um aspecto de inteligência comercial.

Gestão do estoque

O controle de estoque e inventário é um dos principais desafios de qualquer lojista. Este é um dos processos que mais exige a atenção dos gestores, principalmente quando o estoque possui grande quantidade e variedade de produtos.

No caso dos e-commerces, é uma dificuldade comum integrar os estoques em todas as plataformas de vendas online. A falta de gestão eficiente de estoque em e-commerces é arriscada e pode comprometer o faturamento, já que a ausência de informações exatas pode levar à perda de oportunidades de vendas. Por isso, vale a pena investir em um hub de integração como o Omie.Hub, que possibilita manter a informação de estoque atualizada em todos os canais.

Um sistema de automação comercial permite gerenciar seu estoque, ajudando a manter a quantidade de produtos segundo a demanda. Com isso, sua loja não fica sem mercadorias, o que poderia gerar aborrecimento no cliente.

Atendimento personalizado

A tecnologia ajuda a estabelecer um bom relacionamento com os clientes durante todo o processo de compra, desde a captação de nova clientela até o suporte oferecido por quem já comprou.

Os lojistas passam a conhecer melhor quem está comprando e, dessa forma, podem oferecer um atendimento mais personalizado, vendendo mais e melhor e garantindo uma maior fidelização de clientes.

Valorização do cliente

Diversas funcionalidades oferecidas pelos sistemas de automação comercial auxiliam na prestação desse suporte necessário para garantir que o cliente se sinta amparado e importante para a sua empresa.

Como escolher um sistema de automação comercial?

Como você viu, a automação comercial vai facilitar o dia a dia da sua empresa, otimizando processos e melhorando o atendimento ao cliente. Mas como escolher a melhor tecnologia para o seu negócio? Veja as dicas:

  • selecione as funcionalidades que você precisa ter, identificando suas demandas e as tarefas repetitivas ou manuais que podem ser otimizadas com a tecnologia;
  • pesquise pelas empresas fornecedores, avaliando os diferenciais de cada sistema;
  • analise se o sistema é fácil de usar e se a plataforma é online;
  • verifique o suporte que o fornecedor oferece para que você possa corrigir qualquer problema que surgir ao usar o sistema;
  • considere a relação custo-benefício para fazer o melhor negócio, verificando o que o software oferece e o suporte da empresa em comparação ao valor cobrado.

Automação comercial aliada ao CRM

Voltando a falar da experiência do cliente, mais um ponto positivo da automação comercial é que o sistema pode estar integrado ao CRM (software de gestão de relacionamento com o cliente).

Com um sistema ERP online, você passa a contar com um software de gestão, que integra as informações da sua empresa, inclusive o CRM.

Desse modo, o sistema permite analisar os dados dos clientes, como suas preferências e histórico de compras, auxiliando na criação de campanhas de marketing mais personalizadas.

Além do marketing, o CRM pode ajudar sua equipe de vendas a oferecer um atendimento de qualidade, inclusive no pós-venda.

Como foi mostrado, um sistema de automação comercial vai trazer ganhos para a gestão do seu negócio, ajudando a reduzir custos e a fidelizar clientes, fazendo sua empresa crescer no mercado.

Quer que a sua empresa acompanhe a transformação digital, mas faz questão de utilizar a melhor tecnologia? Conheça todas as vantagens de adotar o sistema de gestão integrada Omie para empreendedores!

Banner procura-se empreendedor end
Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Empresária pesquisando o que é NFS-e nacional
Veja o que é NFS-e nacional e como ela simplifica a emissão de NF de serviços, trazendo mais agilidade e