As vantagens da automação comercial para o seu negócio

Você sabe por que a automação comercial é tão importante e essencial na rotina da sua empresa? Saiba mais no blog Omie
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A busca pela eficiência máxima de processos e ganho de produtividade na execução de tarefas costuma ser algo constante na maioria das empresas, atualmente. A transformação digital aparece como grande aliada nesse processo, afetando positivamente a gestão e, consequentemente, a lucratividade. Uma das iniciativas mais transformadoras, nesse sentido, é a automação comercial.

Seja qual for a rotina empresarial e os processos diários do seu negócio, toda operação gera uma infinidade de dados e informações que precisam ser otimizados e usados da melhor forma para, assim, gerar bons resultados para a empresa. 

A automação comercial é muito importante nesse processo de digitalização, principalmente para o segmento do varejo. Ela é a principal responsável por automatizar as tarefas e garantir informações em tempo real e de qualidade para o bom andamento e resultado dos negócios.

O que é automação comercial?

Para explicar o que é automação comercial, podemos dizer que se trata de um grupo de ferramentas tecnológicas e métodos de automatização de atividades que eliminam o trabalho manual e, consequentemente, possíveis erros e falhas na execução de processos. 

É uma estratégia que os lojistas adotam, principalmente, para melhorar a estratégia e a execução dos seus processos organizacionais. Assim, busca-se alcançar melhores níveis de eficiência. 

Uma empresa digitalizada utiliza sistemas de automatização comercial, softwares operacionais que automatizam, padronizam e otimizam todos os processos para garantir mais agilidade e produtividade na gestão dos negócios. 

Além de tudo isso, a automação comercial ainda ajuda a reduzir custos e despesas com retrabalho e permite que os gestores conheçam mais a fundo o seu negócio para tomar as melhores decisões, já que os dados são gerados em tempo real e com muito mais qualidade na informação.

Por que a automação comercial é importante para a minha empresa?

Além do que já mencionamos sobre a melhoria de processos e aumento de produtividade, também é importante ressaltar a eliminação de planilhas e outras formas de gerenciamento que são mais suscetíveis a erros e falhas humanas.

Tudo isso pode acarretar ainda em melhorias na agilidade do atendimento e no relacionamento entre funcionários e com o consumidor, aumentando a satisfação. Os lojistas passam a conhecer melhor quem está comprando e, dessa forma, gerar conteúdos mais assertivos para o seu público, vendendo mais e melhor.

Outro ponto importante é a automação de processos fiscais e contábeis, como a emissão de notas fiscais e o envio de documentos para o contador. Tudo isso deixa de ser uma burocracia e se torna um processo simples e integrado ao próprio software de automação do lojista.

Para saber um pouco mais, leia sobre processo de produção e logística no Blog Omie.

Bannner para conhecer o sistema

Quais as vantagens?

Uma empresa tem muito a ganhar fazendo bom uso da tecnologia e automatizando seus processos, o que se traduz em diversas vantagens para o bom andamento das atividades do negócio.

Otimização de processos logísticos

Muitos dos procedimentos que geralmente são realizados por pessoas podem ser feitos por softwares, o que diminui muito a carga de trabalho dos colaboradores e resulta em processos logísticos mais rápidos e eficientes.

Controle de estoque e inventário eficiente

Uma das principais funções da automatização comercial é um controle de estoque muito mais eficiente. Como todas as informações ficam integradas no software utilizado, fica mais fácil ter noção do inventário da empresa, evitando compras de mercadoria desnecessárias, gastos e desperdício de produtos.

Integração entre vendas e estoque

Fazendo uso de um bom software, é possível integrar as vendas com o estoque da empresa, mapeando todas as operações e garantindo uma logística muito mais eficiente e barata.

Redução de custos e retrabalho

A automação de processos sempre terá como resultado a redução de custos, pois com uma gestão mais centralizada é possível acompanhar de perto todas as operações da empresa e evitar gastos desnecessários.

Além disso, por esse mesmo motivo, há também uma diminuição expressiva de retrabalho, já que se torna possível desenvolver uma logística mais eficiente e com menos erros, evitando que os colaboradores tenham que desempenhar a mesma tarefa mais de uma vez.

Aumento na produtividade

A diminuição da burocracia e de atividades manuais sempre terá como resultado o aumento da produtividade, o que se torna realidade com a automação comercial.

Melhoria no relacionamento com os clientes

Com a ajuda da tecnologia e automação dentro da empresa, torna-se  muito mais fácil estabelecer um bom relacionamento com os clientes durante todo o processo de compra, desde a captação de nova clientela até o suporte oferecido por quem já comprou, garantindo uma maior fidelização de clientes.

Diversas funcionalidades oferecidas pelos sistemas de automação comercial auxiliam na prestação desse suporte necessário para garantir que o cliente se sinta amparado e importante para a sua empresa.

Faturamento automatizado e sem burocracia

Com a integração oferecida pela automação empresarial, todas as operações passam a ser registradas e mapeadas no mesmo lugar, inclusive o faturamento. Dessa forma, é possível acessar informações valiosas de forma mais simples e segura, garantindo que a tomada de decisões seja muito mais acertada.

Gestão financeira e empresarial em um só lugar

A automatização do faturamento e diminuição da burocracia garante um maior controle financeiro empresarial, principalmente quando somado a uma equipe preparada para lidar com as inovações tecnológicas.

Fica muito mais fácil acessar dados relevantes para o bem-estar econômico da empresa, além de ter relatórios mais exatos sobre a situação atual e que medidas tomar para contornar problemas.

Integração com contabilidade

A possibilidade de integrar os dados e relatórios do setor financeiro à contabilidade garante um maior alinhamento entre esses dois setores, com mais eficiência e transparência.

A relação entre automação comercial e controle de estoque

O controle de estoque e inventário é um dos principais desafios de qualquer lojista. Este é um dos processos que mais exige a atenção dos gestores, principalmente quando o estoque possui grande quantidade e variedade de produtos.

É totalmente necessário que os responsáveis por este processo conheçam a fundo o estoque de sua loja. Assim, todos os ajustes são feitos em tempo hábil, evitando qualquer prejuízo que comprometa os seus resultados, como o excesso de compra de determinado produto ou a falta destes produtos em uma época de sazonalidade, por exemplo.  

Com um software de gestão que realize um controle de vendas e estoque integrado e eficiente, é possível determinar o que comprar, quando e quanto comprar para atender a demanda do seu público, além de agilizar o processo inventário do seu estoque e garantir a segurança das informações geradas, otimizando as principais etapas do controle de estoque e vendas.

Portanto, um ERP é a solução ideal para controlar todas as movimentações de mercadorias, desde entradas, saídas, devoluções e até remessas de retorno e, assim, manter o estoque sempre atualizado e correto física e virtualmente. 

Também não podemos esquecer das informações fiscais que são geradas diretamente pelo seu sistema de gestão e acrescidas ao seu SPED, para se manter sempre em dia com o Fisco. 

Por que adquirir um software de gestão empresarial?

A automação comercial está diretamente ligada à tecnologia dos softwares de gestão integrados, principalmente em relação ao aumento da eficiência de processos e na automatização das tarefas para aumentar a produtividade e a agilidade da rotina do lojista. 

Esqueça planilhas e outros métodos para controlar as suas vendas, financeiro, estoque, controle de fornecedores, e qualquer outro processo da sua loja. 

As funcionalidades do software de gestão empresarial podem mudar o dia a dia de qualquer empresa, tornando-a muito mais competitiva e apta a obter melhores resultados, com processos internos bem gerenciados e organizados. 

Ou seja, o investimento em automação comercial é extremamente necessário para quem quer se destacar no mercado e se tornar um diferencial em gestão. A tecnologia se tornou a maior aliada do empresário atual e, se usada da maneira correta, pode trazer uma infinidade de benefícios para o seu negócio, seja ele qual for. 

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