Inteligência comercial: como ela alavanca seu negócio?

Descubra o porquê a inteligência comercial ajuda a sua empresa a se destacar no mercado e aumentar as vendas!
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Você sabe o que é inteligência comercial ou já ouviu falar sobre ela? Para os negócios que buscam se reinventar e se destacar competitivamente, este conceito é um grande aliado. Afinal, com ele você terá um entendimento melhor sobre suas vendas, incluindo o funil e ações que as tornam mais estratégicas.

Não importa o tamanho da sua empresa, a inteligência comercial é a melhor estratégia para melhorar a gestão de vendas e alcançar excelentes resultados! Quer saber mais? Continue a leitura!

O que é inteligência comercial?

A inteligência comercial nada mais é do que um conjunto de técnicas realizadas com base em dados. Esses, por sua vez, ligados ao mercado e clientes da empresa. O objetivo é conseguir informações relevantes para as ações e estratégias do negócio. 

Por esse motivo também é chamado de inteligência de mercado ou competitiva, abrangendo todos os tipos de dados, desde análise de concorrência até tendências de mercado. 

A ideia por trás desta técnica não é apenas entender o comportamento dos clientes, mas principalmente, fidelizá-los. Sendo assim, a área de inteligência da empresa irá coletar os dados necessários, organizá-los e analisá-los para obter os insights que servirão de base para as ações futuras. 

Esse processo é fundamental para desenvolver ações estratégicas de mercado, possibilitando decisões mais assertivas sobre o que, como e quando fazer algo para melhorar a relação com os clientes e aumentar as vendas.

Como a inteligência comercial funciona?

Para que a inteligência comercial apresenta informações, de fato, valiosas, é preciso que a área responsável realize estudos e análises, tanto de indicadores como do mercado em geral. Outros fatores também contribuem para que essas informações sejam ainda melhores, como o benchmarking e monitoramento de tendências. 

Apenas com esses dados analíticos será possível traçar um plano de ação. Geralmente, a área responsável por essa etapa é o marketing. Que analisa e desenvolve um plano estratégico de inteligência comercial como foco no funil de vendas e o repassa para a área comercial, para que atinjam as metas propostas. 

Cada empresa deve desenvolver suas próprias ações, sempre baseadas nas necessidades e objetivos do negócio. Mas, ainda assim, existem algumas práticas que podem ser seguidas por todos para garantir os melhores resultados e impulsionar ainda mais a gestão de equipe de vendas. São elas:

  • Gerar e qualificar os leads;
  • Identificar as oportunidades de mercado;
  • Acompanhar as tendências;
  • Monitorar KPI’s;
  • Coletar e analisar diferentes dados do mercado.

Ou seja, a função da inteligência comercial não é apenas coletar e analisar os dados, mas sim contribuir para identificar novas oportunidades para o negócio. Por isso, toda a empresa precisa estar integrada e por dentro dos processos. Garantindo, dessa forma, uma gestão de vendas e marketing mais efetiva. 

Vantagens da inteligência comercial para o negócio

Já é bem vantajoso conseguir analisar os inúmeros dados gerados a todo momento, ainda mais quando eles se tornam estratégicos. Mas, o que poucos sabem é que existem muitas outras vantagens de utilizar a inteligência comercial na gestão de vendas da sua empresa. 

Abaixo, separamos quais são elas e como contribuem para impulsionar seu negócio em função da força de vendas. Confira!

Novas oportunidades de vendas

Com uma pesquisa de mercado detalhada e um funil de vendas mais específico, você consegue ter mais clareza sobre as oportunidades para o seu negócio. A análise de dados permite que você entenda os principais desafios do mercado e desenvolva soluções que atendam e resolvam cada um deles. 

Conquista de mais vendas (e clientes)

O entendimento completo do perfil dos consumidores, aliado à estratégia de Customer Success ajuda a conquistar mais vendas e, consequentemente, mais clientes.

Isso acontece porque os leads se tornam mais qualificados, permitindo que você aumente significativamente as chances de fechar negócio. 

Maior competitividade 

Sim, a inteligência comercial ajuda e muito a impulsionar a competitividade de mercado. O motivo é que, com os dados coletados, você consegue também identificar e analisar os pontos fortes e fracos dos seus concorrentes. 

Dessa forma, você pode criar um plano de ação que te destaque no mercado, aumentando a competitividade e preferência dos clientes. 

Aumenta a fidelização de clientes 

Você já deve saber que fidelizar clientes é um ponto essencial no aumento das vendas. Apesar de ser um desafio para algumas empresas. Neste ponto, a inteligência comercial se torna fundamental.

Isso porque você consegue analisar o mercado e os comportamentos de consumo. Com isso, entende as necessidades do seu cliente, antecipando e superando suas expectativas e proporcionando o produto ideal. Assim, você vai conseguir aumentar a retenção do público a longo prazo. 

Equipes mais produtivas

Com leads mais qualificados, as técnicas utilizadas pela equipe de vendas se tornam mais assertivas e eficientes. Consequentemente, torna a rotina da área mais produtiva também. 

Isso acontece porque, ao utilizar a inteligência comercial, você consegue identificar os gargalos que acontecem nos processos e, assim, solucioná-los para que não aconteçam mais ou interfiram nas estratégias de vendas. 

Vale ainda destacar que, neste caso, você também consegue diminuir o tempo prospectando clientes, otimizando a rotina e garantindo resultados mais eficientes. 

Processos que contribuem para a inteligência comercial do negócio 

Apesar de não existir uma técnica padrão para utilizar e aproveitar as vantagens da inteligência comercial, existem alguns processos que contribuem para isso e devem ser implementados em seu negócio. Abaixo separamos quais são eles e o que você precisa fazer em cada um. Confira!

Acompanhamento do cenário das vendas

A coleta de dados é um dos principais processos utilizados na hora de contar com a inteligência comercial. Neste processo, você verá todo o cenário de vendas e conseguirá obter:

Informações sobre o mercado de cliente

Quais as preferências dos clientes, quais as demandas precisam ser supridas, o que eles esperam e quais suas expectativas? São algumas das perguntas que podem ser respondidas nessa coleta para te ajudar a entender o mercado do cliente. 

Informações sobre as vendas

Você consegue entender como andam suas vendas, quais os produtos mais procurados e os que são menos. Assim, consegue traçar ações para impulsionar cada vez mais ações e melhorar os resultados do time de vendas.

Informações sobre os produtos/serviços

Os dados também irão te oferecer informações valiosas sobre os produtos ou serviços que você comercializa. Como eles se destacam no mercado, qual a intensidade de busca, qual a quantidade vendida por mês, entre outras perguntas que podem ser respondidas neste tipo de análise.

Acompanhamento da situação do mercado

O trabalho do analista de inteligência comercial, ou qualquer pessoa que execute essa função na sua empresa, vai permitir que você consiga acompanhar toda a situação do mercado.

Isso inclui, aspectos sociais, culturais, econômicos e de comportamento, possibilitando ações mais assertivas para concretizar as vendas.

Rankings, índices e notícias 

Dentro deste processo de análise de mercado você deverá utilizar rankings, índices e até mesmo notícias. São elas que vão guiar seu planejamento para executar as estratégias para alavancar suas vendas. 

Análise da concorrência 

Um dos processos mais importantes e que se torna muito mais fácil com a inteligência comercial é a análise de concorrência. Ou seja, você consegue entender como seus concorrentes atuam e se posicionam.

Uma boa ideia para esse momento é fazer um benchmarking, buscando entender as melhores práticas e como se destacar no mercado. 

Automação de processos

Muitas das análises realizadas com a inteligência comercial podem ser facilmente executadas com a automação de processos. Para isso, você deve usar um sistema de gestão, como o ERP da Omie

Ele permite que você integre as áreas, reúna diversas informações e crie relatórios personalizados, para fazer diferentes tipos de análises que contribuam para o sucesso da sua gestão de vendas. Além disso, também possui um módulo exclusivo para CRM. 

Acompanhamento de KPIs 

Os KPIs, ou Indicadores de Desempenho, ajudam a inteligência comercial a ir além da coleta de dados e proporcionar informações mais detalhadas e valiosas para entender mais sobre a empresa e como ela está no mercado.

Esses indicadores são essenciais e contribuem muito para análises mais assertivas. Podendo ser definidos de várias formas, sempre considerando as necessidades e objetivos do negócio. 

Utilize a tecnologia ao seu favor!

Para melhorar o desempenho comercial do negócio com o funil de vendas, é preciso muito mais do que apenas analisar o mercado e entender o comportamento dos seus clientes. Você deve investir na inteligência comercial e, principalmente, na tecnologia.

Quando combinadas, elas ajudam você a alavancar os resultados e a desenvolver ações cada vez mais estratégicas e assertivas para atingir as metas de vendas. A coleta de dados, analisadas por um sistema de gestão, vai possibilitar que você torne seus resultados ainda mais significativos!

banner cta empreendedor

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
A importância da gestão comercial
Saiba mais sobre a gestão comercial, como ela funciona, sua importância e porque o seu negócio deve adotar essa prática.
conheça os principais de indicadores de vendas
De leads a lucros: saiba como medir e melhorar seu desempenho com 8 indicadores de vendas.
Gestão de Vendas
Seu faturamento pode crescer ao realizar a gestão de vendas. Descubra como implementar na sua empresa!