O que você precisa saber antes de comprar uma franquia?

Pensa em comprar franquia? Descubra tudo sobre esse modelo de negócio e como fazê-lo se tornar um sucesso

17/Mai/2022
Franquias

Como faço para comprar franquia? Você já se perguntou isso? É comum que pessoas que queiram abrir o próprio negócio pensem nesse formato de empreendimento, afinal, essa pode ser uma ótima maneira de iniciar no mundo dos negócios. 

 

Mas, você sabe de fato o que é uma franquia? Quais os seus principais segmentos? E quais erros devem ser evitados ao adquirir uma franquia? Todas essas perguntas serão respondidas neste conteúdo de hoje. 

 

Assim como outros formatos de empresas, as franquias oferecem muitas vantagens, principalmente porque ela já vem pronta. A única coisa que precisa ser decidido é o local em que será aberta. Mas, para isso, o franqueado conta com todo o suporte necessário pela própria empresa que cederá o nome da marca.

 

Quer saber mais? Acompanhe este conteúdo até o final!

Entenda o conceito de franquia

 

Antes de saber de fato como comprar uma franquia é necessário entender o conceito por trás desse modelo de negócio, certo? 

Conhecido como franchising, termo em inglês para franquia, esse modelo de negócio consiste em disponibilizar a permissão ao uso de uma marca ou patente. 

 

No Brasil, esse é um dos formatos de negócio que mais cresce, superando até mesmo as crises econômicas e sanitárias, se estabelecendo como um dos modelos de empreendimento mais seguros e flexíveis. 

Existem dois perfis fundamentais para as franquias: o franqueado e o franqueador.

 

O franqueado é aquele que investe em uma franquia e ganha o direito de utilizar o nome da marca. Já o franqueador é aquele que detém o nome da marca e a disponibiliza para ser comprada por pessoas interessadas no negócio. 

 

Para tornar a explicação mais visual pense no seguinte exemplo: 

 

João sonha em abrir o seu próprio negócio, por isso, deseja investir em uma franquia de doces finos. Marcos é o dono da marca dessa franquia. Sendo assim, João deve procurar Marcos para fechar o negócio e adquirir o direito do uso do nome e padrões da marca. 

 

Nesse exemplo, João é o franqueado e Marcos o franqueador. 

Conheça os principais segmentos de franquias

 

Agora que você já entendeu o conceito de franquia, deve estar se perguntando: como faço para comprar uma? Antes de mais nada é preciso entender que existem diferentes tipos de segmentos em que elas estão presentes. 

 

Portanto pesquise bastante e busque o segmento que tem mais afinidade, antes de tomar a decisão final. Para te ajudar, separamos os principais segmentos em que as franquias estão presentes no Brasil. Entre as opções destacamos:

  • Franquias de alimentação;
  • Franquias de casa e construção;
  • Franquias de saúde, beleza e bem-estar;
  • Franquias de hotelaria e turismo;
  • Franquias de serviços educacionais;
  • Franquias de limpeza e conservação;
  • Franquias de comunicação, informática e eletrônicos;
  • Franquias de moda;
  • Franquia de tecnologia - uma das que mais crescem no país;
  • Franquias de serviços e outros negócios. 

 

Opções não faltam, por isso, é fundamental pesquisar bem sobre cada uma delas e escolher aquela que mais se encaixa nos seus objetivos e afinidades. Depois de tomada a decisão do seu segmento, é hora de decidir se você será dono de uma franquia ou microfranquia. 

 

Vamos conhecer a diferença entre elas?

 

Microfranquia X Franquia

 

A principal diferença entre microfranquia e franquia está no valor do investimento inicial. Segundo a Associação Brasileira de Franchising, as microfranquias são aquelas em que o investimento inicial é de até R$90 mil, enquanto as franquias têm investimentos maiores.

 

As microfranquias também são mais econômicas quando comparadas com as franquias pois, diferentemente das franquias que demandam de mais recursos e equipes para se firmarem no mercado, as microfranquias não. Elas podem ser operadas com menos equipamentos e recursos e, até mesmo, por uma só pessoa. 

 

Outra diferença que vale ser destacada é que as franquias necessitam de um local fixo, como ponto comercial e de produção para poder funcionar. Já as microfranquias não dependem de um ponto. 

Antes de comprar uma franquia, o que você precisa saber?

Esse modelo de negócio oferece inúmeras vantagens para quem deseja comprar uma franquia, principalmente quando comparadas às empresas que são criadas do zero. 

 

Um benefício é que esse modelo já está presente no mercado e já é lucrativo. Outro ponto é que o franqueador oferece todo o suporte necessário para o franqueado, além de pesquisas e estudos para orientar as melhores estratégias de negócio. Tudo isso, em conjunto, contribui para o sucesso do empreendimento. 

 

Mas antes de adquirir uma franquia é importante estar por dentro de algumas questões, conheça quais são: 

  • Será o franqueado quem vai cuidar e executar todas as atividades e processos, a rede franquia só oferecerá o suporte necessário para isso.

  • Pesquise e busque informações detalhadas de qual será o investimento inicial solicitado para a abertura da franquia, isso é fundamental para evitar problemas. 

  • Se possível, converse com franqueados atuais e predecessor para saber a satisfação deles em relação a marca.

  • Pesquise bem sobre quem é o franqueador e qual sua reputação, bem como o local em que você deseja atuar e implantar a sua franquia, principalmente caso seja uma loja física. 

 

  • Avalie o seu perfil de empreendedor para o segmento em que deseja adquirir a franquia, de nada adianta você entrar em um mercado com o qual não tem afinidade.

 

Atenção! Todos esses pontos devem ser considerados antes de comprar uma franquia, ok? Eles são essenciais para indicar os caminhos a serem seguidos e evitar erros durante a aquisição do negócio. 

Erros que devem ser evitados ao comprar uma franquia

 

Nesse momento você já deve estar convencido a se tornar um franqueado, certo? Se não, pelo menos está cogitando essa possibilidade, não é mesmo? Em ambos os casos, você deve se preparar e conhecer os possíveis erros cometidos na hora de comprar uma franquia

 

Elencamos abaixo os erros mais comuns nesses casos:

  • Não ler atentamente o COF - Circular de Oferta de Franquia. Um documento criado pelo franqueador e que apresenta todas as condições necessárias para adquirir a franquia. Deixando passar alguns pontos de atenção presentes nas cláusulas.

  • Não tirar todas as dúvidas com o franqueador. Todas as perguntas são válidas, afinal, o óbvio só é óbvio quando é dito. Não tenha medo de perguntar e elucidar suas questões.

  • Não estudar a concorrência e nem o seu mercado de atuação. 

  • Investir em uma franquia que está na moda. Considere todo o cenário econômico e social dessa área de atuação. Pense bem antes de investir em franquia só porque está moda, analise as chances de sucesso a médio e longo prazo. 

  • Falta de capital de giro. É comum utilizar o dinheiro reserva para manter o negócio nos primeiros meses, mas muitas pessoas esquecem de repor o valor utilizado e acaba perdendo o capital de giro, o que consequente, leva ao fechamento do negócio

  • Não gostar de interagir com outras pessoas. Outro erro bem comum e que está muito atrelado ao fato de escolher bem o segmento de atuação. Se você é do tipo de pessoa que não gosta muito da interação com outras pessoas, com certeza não irá escolher uma franquia de alimentação, por exemplo. 

 

É claro que existem outros pontos a serem levados em consideração para evitar os erros e problemas na hora de comprar uma franquia. Mas, tendo esses pontos em mente, fica muito mais fácil se preparar e contornar quaisquer que sejam as questões. 

Pronto para comprar sua franquia?

 

Para os franqueados, comprar uma franquia pode ser uma oportunidade única de ter o próprio negócio sem ter que começar tudo do zero. Presente em vários segmentos diferentes e com muitas opções de serem conduzidas, elas realmente valem o investimento. 

 

Claro que para o negócio decolar é preciso estudar e entender o mercado de atuação, ter noções administrativas e financeiras e, claro, contar com todo o apoio do franqueador, que deve estar sempre disponível para ajudar durante o processo de abertura da franquia. 

 

Agora que você já tem uma base sobre o assunto, que tal conhecer a franquia Omie? Essa é a sua oportunidade de investir em um dos segmentos que mais crescem no país, o da tecnologia. 

 

Oferecemos diferentes tipos de franquia para você escolher aquela que mais se encaixa no seu perfil, com vantagens e soluções exclusivas. 

 

Só aqui você conta com todo o suporte necessário para o seu sonho sair do papel. Entre em contato e conheça!

Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas