Como começar um negócio do zero? [Guia completo]

Descubra como começar um negócio do zero com sucesso. Siga nossas dicas e inicie sua jornada empreendedora hoje mesmo.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Compreender como iniciar um negócio do zero é desafiador, porém é o primeiro passo para transformar o sonho de ter uma empresa bem-sucedida em realidade. Planejamento, visão estratégica e a capacidade de aprender com os erros são cruciais nessa jornada.

A boa notícia é que, com acesso a informações de qualidade, é possível encontrar uma ampla variedade de materiais e ferramentas online que facilitam o processo. Além disso, as redes sociais são um recurso valioso, onde especialistas compartilham suas experiências.

Neste post, reunimos definições, dicas e estratégias fundamentais para você iniciar sua jornada no mundo dos negócios com sucesso. A Omie oferece orientações práticas e atualizadas, utilizando tecnologia para simplificar os processos burocráticos. Não perca a oportunidade de impulsionar seus resultados. Descubra como!

Banner CTA

Como começar um negócio do zero?

Quando o assunto é como começar um negócio do zero, muitas pessoas se desanimam por acreditarem que é preciso ter um alto capital para investir inicialmente. E nem sempre esse é o caso, dá para começar com pouco dinheiro, depende do modelo de negócio.

Encontre sua ideia de negócio

O primeiro passo é definir qual é a sua ideia. Para isso, procure responder às seguintes questões.

  • Quais produtos ou serviços você irá comercializar?
  • Como será feita a produção? 
  • Onde os produtos serão comercializados?

A partir disso já é possível compreender o que será preciso para dar início ao negócio e também analisar se a proposta é viável financeiramente.

Avalie o potencial de mercado

Uma vez que você tem definido quais são os produtos ou serviços que serão oferecidos pela sua empresa, fica mais fácil determinar em qual mercado você estará inserido. É fundamental pesquisar o setor.

Procure entender quais são as demandas desse mercado, como você pode oferecer algo que supra as necessidades dos consumidores. Identifique qual é o público-alvo do seu nicho e quais são as diferenças da ideia, para conquistá-los. 

Desenvolva um plano de negócios

O plano de negócios é imprescindível para guiar esse começo. Ele consiste em um planejamento, no qual você irá definir:

  • Modelo de negócio;
  • Produtos e serviços a serem comercializados;
  • Quem é o seu público-alvo;
  • Objetivos;
  • Missão;
  • Valores;
  • Nome da empresa;
  • Recursos;
  • Investimento inicial;
  • Estratégias de marketing.

Lembre-se que para colocar tudo isso no papel, primeiro você terá que estudar bastante o mercado e tudo que envolve o processo de produção. Mas, não se intimide pelo planejamento, ele não é imutável.

Pelo contrário, o plano de negócios inicial é um esboço para coordenar os próximos passos, mas à medida que as coisas se concretizam, você pode perceber a necessidade de alterar os planos. 

Legalize seu negócio

Estar em dias com as obrigações previstas na lei, de acordo com o tipo de empresa que você irá abrir, também é essencial. Confira quais são os registros e impostos requeridos para evitar problemas e gastos com multas. 

Financiamento e recursos

Quais são os recursos disponíveis inicialmente e quanto você pode investir na sua empresa? É preciso entender que você pode demorar algum tempo para ter lucro, por isso deve-se fazer um planejamento financeiro realístico para que sua empresa consiga se manter.

Em relação aos recursos, é preciso definir não somente os financeiros, mas também os materiais, tecnológicos e humanos. Em relação aos recursos humanos, são os colaboradores que irão integrar a sua equipe. 

Crie uma presença online

A internet possibilitou que muitos empreendedores de sucesso começassem um negócio do zero sem muito dinheiro. 

Modelos de negócio como dropshipping viabilizaram isso, pois não exige gastos com a produção, estocagem e envio de produtos, pois isso fica a cargo de empresas parceiras. 

Além disso, você pode divulgar a sua empresa sem ter que pagar por anúncios. Vale a pena investir tempo em criar e implementar estratégias de marketing digital para o seu negócio. 

Defina quais são as redes sociais que seu público alvo consome mais e crie um perfil para sua empresa em cada uma delas. Desenvolva um calendário de postagens e promova seus produtos ou serviços nessas plataformas. 

Além disso, é interessante criar um website para a empresa. Isso adiciona credibilidade ao negócio e ainda facilita o contato. Afinal, milhares de pessoas usam a internet para buscar por produtos.

Comece a operar

Com o planejamento concluído, é hora de colocar a mão na massa. Certifique-se de que você já tem tudo que precisa para começar, mas não espere pelo momento perfeito. Muitas coisas só são aprendidas na prática. 

Aprenda e adapte-se

Enquanto a empresa começa a funcionar, você irá perceber as necessidades reais das condições do mercado, dentre outros fatores. Nesse momento inicial, a capacidade de aprender com as falhas é o que pode diferir negócios bem sucedidos dos outros. 

Errar faz parte do caminho de todo empreendedor, ter resiliência para não desistir irá fortalecer a sua empresa. Identifique quais são os principais indicadores de performance e fique sempre de olho neles. 

Isso auxilia a identificar as falhas com maior rapidez. Feito isso, analise qual é a melhor solução e faça as mudanças necessárias.  

Promova seu negócio

Para conquistar o seu espaço no mercado, também é importante encontrar as melhores formas para promover a sua empresa, produtos e serviços. Você pode começar estudando os seus competidores e o comportamento do público-alvo. 

Qual tipo de mídia e redes sociais os seus consumidores em potencial usam mais? Isso te ajudará a definir onde vale a pena fazer anúncios, por exemplo. 

Ainda, você pode investir na produção de conteúdo online para ganhar visibilidade orgânica através do Google, YouTube, outros sites de busca e das redes sociais também.

Perguntas e respostas para como Começar um Negócio do Zero

O que é preciso para começar um negócio do zero? 

Para começar um negócio do zero, são necessários três elementos essenciais: uma ideia de negócio viável, um plano de negócios bem estruturado e os recursos necessários para iniciar e sustentar as operações iniciais.

Qual é a importância de um plano de negócios ao iniciar um empreendimento?

O plano de negócios é fundamental. Ele serve como um guia para que você não fique perdido sem saber por onde começar. Além de ser uma forma de se preparar para enfrentar as demandas por vir. 

Como escolher a ideia de negócio certa?

A ideia de negócio certa não tem uma fórmula específica. Isso depende de cada um. O que influencia muito é se certificar da viabilidade do seu plano de negócio de acordo com os recursos que você tem disponível nesse início.

Qual é a importância de uma presença online para um novo negócio?

Extremamente importante, pois ter um site deixou de ser um diferencial e sim um requisito. Adiciona credibilidade ao negócio, além de muitas pessoas usarem somente a internet para buscarem por empresas. 

Como financiar um negócio do zero?

Isso depende muito de quais são os seus recursos e do modelo de negócio. Para quem não possui muito dinheiro, optar por modelos de negócios como dropshipping, ou encontrar investidores, pode ser uma solução.

Há ainda uma opção bastante recomendada e vantajosa – as franquias. Nela, você atua a frente de um negócio, mas com o suporte e a segurança de um nome consolidado no mercado. 

Saiba mais sobre as franquias Omie, um caso de sucesso do modelo, aplicado ao mercado de tecnologia.

Como lidar com os desafios e erros ao iniciar um negócio do zero?

A chave é aprender com os erros, não se deixar travar pelos problemas, mas ter uma postura proativa, buscar as melhores soluções e implementá-las. 

Para te ajudar a começar um negócio do zero, vale a pena aproveitar as soluções digitais, como de controle de inventário e automatização de tarefas. Saiba mais sobre o sistema ERP integrado, um software que facilita a gestão empresarial ao automatizar diversos processos. 

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
gestão de clientes
Entenda como as estratégias de gestão de clientes vão impulsionar o seu negócio.
eficiência operacional de restaurantes
Entenda como melhorar a eficiência operacional de restaurantes com o nosso guia!
bares e restaurantes como fazer uma gestão
Gerenciar bares e restaurantes de forma eficiente envolve controle de estoque, treinamento da equipe, qualidade do atendimento, ambiente atraente, marketing