A importância da definição de persona para o seu negócio

Na era da transformação e do marketing digital, conhecer seu público-alvo e criar uma persona podem ser fatores decisivos para o seu negócio

28/Abr/2020
Gestão

Na era da transformação digital, o uso de tecnologias veio para melhorar e facilitar o desempenho das organizações. No intuito de otimizar e gerenciar processos, empresários de todos os segmentos utilizam destes meios para fazer análise de dados, se conectar com seus públicos nas mídias sociais e abrir novos canais efetivos de venda.

É muito mais que uma mudança de hábito, é uma mudança cultural. A presença de novas tecnologias, como o marketing digital, mudou drasticamente a maneira como as empresas se relacionam com os clientes, mercado, produtos e marcas. Elas fizeram com que fosse repensada a forma de alcançar e, principalmente, atingir os consumidores para a venda de produtos e serviços.

Marketing Digital nada mais é do que uma ferramenta estratégica de comunicação. É promover produtos ou marcas por meio de mídias digitais. Ele é uma das principais maneiras que as empresas têm para se comunicar com o público-alvo de forma direta, personalizada e no momento certo.

Você já deve ter ouvido falar de público-alvo. Mas o que é isso e por que é importante defini-lo? Isso seria o suficiente para determinar o seu foco e suas estratégias de venda? Esses são alguns assuntos que iremos discutir ao longo deste artigo. Boa leitura!  


O que é persona e público-alvo? 

Podemos definir público-alvo como um grupo específico de consumidores ou organizações que compartilham um perfil semelhante. Um pouco antes da transformação digital, estes grupos eram o foco das ações de marketing e vendas de uma empresa, uma vez que estavam mais dispostos a adquirir os produtos e serviços que ela oferecia.

Mas hoje, com todas as redes de serviços disponíveis, identificar uma parcela abrangente da sociedade com quem as empresas podem fazer negócio não é mais suficiente e nem mesmo garantia de sucesso.

Atualmente, no intuito de selecionar melhor seus clientes e entregar uma experiência mais satisfatória, é necessário que se identifique um perfil ideal. Essa segmentação leva em conta variadas características, como hábitos, o que ele faz nas horas de lazer, profissão, comida favorita, cor de preferência e etc.  Por este motivo, foi criada a persona, ferramenta indispensável para toda e qualquer estratégia de sucesso. Hoje, a definição de uma persona é o alicerce para o marketing digital de uma empresa.

Ela é a criação fictícia de um cliente ideal, com base em dados reais sobre o seu comportamento. Em uma definição de persona você representa muito mais que dados. De forma ampla, você cria uma história, fala sobre motivações, objetivos, desafios e preocupações. É a persona do seu negócio quem vai guiar as criações de conteúdo de marketing digital.

Qual diferença entre persona e público-alvo? Confira a definição

Público-alvo

Formado por um grupo amplo de pessoas com características semelhantes. Tem como base um perfil comportamental, socioeconômico e demográfico. Não se refere a uma pessoa específica. Representa pessoas que podem vir a querer o seu produto.

Exemplo: Coordenadores de vendas entre 25 e 35 anos, trabalham em empresas de pequeno porte e não utilizam muito a internet para negócios. A renda mensal é entre R$ 3.000,00 e R$ 25.000,00

Persona

Transparece a imagem do consumidor final por meio de uma identificação específica, onde é possível identificar seus gostos e hábitos de forma individualista e qualificada. Fornece detalhes sobre seu trabalho e suas preferências.



Exemplo: Marcos Monteiro, coordenador de vendas de uma empresa de perfumaria. Casado, gosta de passar o tempo livre com a família, frequenta shows de pop e rock nacional, acessa as redes sociais e busca informações em sites de conteúdo jornalístico. É pós-graduado em comércio varejista, sofre muita pressão de sua diretoria por resultados e seu maior sonho profissional é se tornar empreendedor.

 

Por que criar uma persona?

Fazer campanhas de marketing digital sem ter uma persona definida é como atirar no escuro. É preciso tomar cuidado pois, muitas vezes, além de não atingir o objetivo e o público esperado, você pode ferir até mesmo a reputação da sua marca.

A persona será o pilar para o desenvolvimento estratégico de diversos conteúdos, entre eles:

- Linguagem visual da empresa;

- Produção de peças para mídia offline;

- Linguagem de conteúdos de blog e redes sociais;

- Produção de conteúdo de texto e vídeo;

- Estratégia para métricas de envolvimento de público;

- Entendimento e definição de prospects e de conteúdos específicos para consumo.

 

Como criar uma persona?

A maneira mais eficaz de coletar informações sobre seus clientes e prospects é fazendo uma pesquisa ou até mesmo uma entrevista, assim você será capaz de identificar comportamentos e compreender os padrões.

Abaixo vamos citar 3 passos que poderão te ajudar nessa atividade.

1. Coleta de dados

Esse pode ser um dos momentos mais importantes e decisivos. É aqui que você elabora seu questionário e define quais respostas você quer obter do seu entrevistado. Vale lembrar que quanto mais informações você tiver sobre seus clientes, mais completas serão suas personas. Faça um planejamento e segmente sua pesquisa. Você pode dividi-la em etapas. Adapte as perguntas conforme sua necessidade.

Possíveis assuntos para abordar ao criar uma persona:

- Gênero; idade; cidade onde mora; nível de escolaridade; estado civil; número de filhos;

- Segmento da empresa em que trabalha; cargo que ocupa;

- Objetivos profissionais e pessoais;

- O que faz nas horas de lazer; quais redes sociais que mais utiliza;

- Onde busca conteúdo informativo; quais formatos de conteúdo gosta de ver; quais assuntos mais gosta de acompanhar;

- Como se tornou cliente da empresa; como a empresa te ajuda; qual a maior qualidade da empresa.

2. Análise de dados

Neste momento, você identifica traços comuns entre os entrevistados, avaliando quais as características predominantes e que eles mais têm em comum. Assim, você conseguirá afunilar seu resultado e identificar traços de personalidade que te ajudarão a definir um padrão.

3.  Criando sua persona

É aqui que você vai personificar. Pode parecer redundante, mas não! Dê a ela um nome, uma idade, uma profissão. Descreva o seu dia a dia. Crie uma história. Fale sobre seus hábitos diários, sobre os seus sonhos objetivos pessoais e profissionais. Coloque nessa narrativa todas as informações coletadas na pesquisa. É importante pensar nela como um ser humano de verdade, pois é a partir dela que todo o seu conteúdo de marketing digital será produzido.

Criar uma persona não é algo simples. É preciso dedicação, pesquisa e tempo. Desenvolva sua estratégia e coloque em prática. Este é um bom começo para estreitar o relacionamento com seus clientes e comunicar produtos e serviços de uma forma mais eficaz e produtiva. Crie conteúdos baseados na jornada de compra do seu prospect e o cerque de informações pertinentes.

Nós da Omie conhecemos nossas personas, identificamos nosso público e trabalhamos para que nossa comunicação seja efetiva e chegue a todos os nossos clientes e parceiros.

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