Planejamento financeiro na prática: entenda como fazer

O planejamento financeiro é um bom aliado para manter contas e metas em dia. Entenda como fazê-lo na prática. Confira o artigo!
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Um bom planejamento financeiro é ideal para alcançar metas, seja no ramo empresarial ou na vida pessoal. Porém, muita gente ainda fica confusa na hora de colocar a mão na massa e se planejar para o futuro.

Quando bem executado, um planejamento financeiro ajuda empreendedores a alcançarem objetivos e, posteriormente, metas de curto, médio e longo prazo.

A falta de recursos e má administração do dinheiro estão entre os principais motivos para as empresas não se sustentarem no mercado. Para a vida pessoal, a falta de planejamento financeiro leva à dívidas e dificuldades nas realizações de planos.

Por esse e outros motivos, é de extrema importância saber realizar um planejamento

financeiro na prática. Continue a leitura e saiba como controlar as finanças! Vamos lá?

O que é planejamento financeiro e para que serve

O planejamento financeiro é uma ferramenta estratégica e analítica que é capaz de auxiliar pessoas e empresas na conquista de metas.

Para começar, é necessário ter objetivos que, quando cumpridos, chegam ao alcance de

metas de pequeno, médio e longo prazo. Em outras palavras, um planejamento financeiro está ligado à maneira como uma pessoa consegue equilibrar a renda disponível e os gastos. Para isso, é necessário que seja entendido como administrar as finanças para alcançar a meta.

Por exemplo, no caso de um planejamento financeiro pessoal, se você busca ter um carro, mas não quer recorrer a financiamentos ou consórcios, é preciso que se planeje para separar uma renda todo mês para fazer algum investimento e ter o dinheiro necessário ao final do período pensado anteriormente.

Em tempos de incertezas e mudanças bruscas é ainda mais indicado se preparar e assumir o controle das finanças.

Qual a importância de um planejamento financeiro

Para chegar até um local, são necessários norteadores, não é mesmo? O planejamento financeiro serve como um direcionador. Você sabe aonde quer chegar, certo? O como é o que deverá estar presente no documento.

A gestão financeira é algo que não é comumente ensinado, por isso, muitas pessoas têm dúvidas sobre assuntos financeiros e acabam acumulando dívidas.

Estudar sobre o assunto é uma questão básica para todos, independentemente de serem empreendedores ou não. Afinal, em diversos momentos da vida somos obrigados a entender como lidar com dinheiro, seja no caixa de um negócio ou nas próprias finanças pessoais.

Por falar em estudar sobre gestão financeira, temos um curso gratuito sobre o tema na Omie Academy. Aproveite para colocar o conhecimento em dia!

Nós falamos bastante sobre a necessidade da gestão financeira para o alcance de metas. Porém, mesmo se você não tiver algo grande para realizar, é preciso entender que o controle das finanças traz outros benefícios, como:

  • Evitar gastos desnecessários;
  • Controlar e reduzir dívidas;
  • Crescer de maneira sustentável.

Tipos de planejamento financeiro

‍Existem diversos tipos de planejamento financeiro voltados para diferentes realidades. Conheça, a seguir, três deles.

Planejamento financeiro pessoal

O planejamento financeiro pessoal deve ser um dos primeiros aprendizados da vida. Saber como cuidar de finanças pessoais é pensar, também, no autocuidado. Afinal, ele depende de apenas uma pessoa: você.

Desde a infância, podemos ser orientados sobre a importância de administrar bem o dinheiro. Podemos ensinar para crianças através de formas mais lúdicas ou, a depender da idade, explicar os motivos de guardar bem o dinheiro ou pensar sobre gastos.

É importante alertar e sermos alertados sobre a necessidade do controle das finanças desde cedo, pois assim, temos cada vez mais adultos cientes disso.

Porém, se você ainda não se planeja bem financeiramente, é possível começar a fazer isso agora mesmo. O primeiro passo é entender o quanto você ganha mensalmente, anotar todos os gastos de forma detalhada e verificar se a sua renda está condizente com seus gastos. Coloque na ponta do lápis receita e despesas fixas e variáveis.

Depois de fazer isso, pense na sua meta e entenda as despesas que pode cortar para que ela seja atingida. O exercício pode te fazer entender como lidar melhor com o dinheiro disponível.

Planejamento financeiro familiar

O planejamento financeiro familiar é, de certa forma, similar ao pessoal. Porém, nele estão inclusas mais variáveis, pois costuma envolver mais pessoas.

Um grande erro das famílias é focar apenas nas contas fixas e esquecer das corriqueiras, que aos poucos vão consumindo o orçamento da família.

Para realizá-lo, a ideia é a mesma do pessoal: anotar todos os gastos e compará-los ao orçamento total, entendendo onde é possível fazer cortes e colocar as metas a serem alcançadas.

Planejamento financeiro empresarial

No planejamento financeiro empresarial existem mais variáveis que no pessoal e familiar. As despesas são complexas e a receita é ainda mais variável, pois depende do fluxo de vendas.

O acompanhamento financeiro empresarial deve ser realizado durante toda a existência de um negócio. Sem ele, o empreendedor não possui nenhuma previsibilidade e não consegue entender a saúde financeira da empresa.

Sem esses dados, não é possível antever crises e nem se organizar para passar por elas. No caso de negócios, é essencial contar com a ajuda de um contador para fazer o planejamento das finanças.

Como fazer um bom planejamento financeiro?

Um bom planejamento financeiro parte de uma autoanálise e um diagnóstico que irá mostrar o quanto está disponível e o quanto tem sido gasto mês a mês.

O entendimento disso, como dito anteriormente, servirá para entender melhor como montar o planejamento financeiro para a realização das metas, com exceção do planejamento financeiro empresarial, que envolve mais questões.

Dicas para fazer um planejamento financeiro

Depois de conhecer os tipos de planejamento financeiro, chegou a hora de anotar algumas dicas importantes. Confira:

  • Reúna todas as informações: contas fixas, periódicas, contas pagas e dívidas;
  • Não gaste além do que pode: tenha um padrão de vida de acordo com a sua renda;
  • Negocie suas dívidas: é preciso saber como tirar as dívidas do seu planejamento. Não deixe de tentar negociar e entenda como funcionam as cobranças;
  • Economize dinheiro: faça cortes de gastos onde convém;
  • Faça metas financeiras e de vida: entender onde você quer chegar irá ajudar a manter o planejamento;
  • Coloque em uma planilha todos os gastos: independente do local, não deixe de registrar todos os gastos.

Aplicativos para planejamento financeiro

A tecnologia também é uma aliada na hora de planejar, bem como organizar as suas finanças. Existem diversos aplicativos que podem te ajudar nessa jornada.

  • Mobilis: indicado para controle financeiro familiar e pessoal, ele permite a criação de alertas, gerenciamento de cartões, criação de objetivos e acompanhamento de relatórios.

 

  • Guiabolso: permite a sincronização de contas bancárias e cartões, além da visualização de extratos, organização do dinheiro em categorias de gastos e estimação da renda mensal. Também é possível criar alertas para não esquecer dos pagamentos de contas.

  • Orçamento fácil: se você busca um app para controle de cartões de crédito, essa pode ser uma boa opção. Além disso, também existe a possibilidade de gerenciar todas as despesas e rendas diárias, inserir transações que foram agendadas e criar categorias e orçamentos customizados.

  • Monefy: realize o controle de gastos diário, mensal e a organização de contas. A aplicação também possibilita a visualização de contabilidade e gerenciamento financeiro.

Planejamento financeiro: não deixe de lado

Ao longo deste artigo você percebeu que o planejamento financeiro não pode ser deixado de lado.

Se ele ainda não faz parte da sua rotina, considere implementá-lo hoje mesmo. Como vimos, o planejamento financeiro na prática envolve diversas variáveis, que juntas, fazem toda a diferença no final de cada mês.

Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Na Omie Academy oferecemos muitos materiais gratuitos sobre temas relacionados, como a Trilha de Planejamento Financeiro. Cadastre-se e aproveite esse conteúdo!

62a2438c18b32b2c8eac799d CTA Banner Academy 2 1 txt1 6
Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Notebook aberto em boleto bancário
Descubra como funciona o boleto bancário e como essa forma de pagamento traz vantagens para sua empresa
Gestão contábil
Descubra a importância da gestão contábil e benefícios para sua empresa. Saiba como implementar e aproveitar ao máximo!
risco sacado