Quais os critérios para escolher um sistema PDV para supermercado?

Procurando pelo melhor sistema PDV para o seu mercado? Entenda como escolher o melhor neste artigo completo!

07/Jun/2022
Empreendedorismo

Cada rede de supermercados tem necessidades diferentes. Porém, desde o pequeno mercado da rua até os hipermercados, todos necessitam de organização para ganhar destaque e atrair mais clientes. Nesse contexto, um sistema PDV para supermercado é extremamente útil e indispensável para a gestão comercial.

 

O seu estabelecimento já faz uso desse tipo de tecnologia? O novo consumidor é cada vez mais exigente e, com o passar dos anos, a transformação digital dentro dos diversos setores da economia tende a ser cada vez mais abrangente. Modernizar processos será regra para ter um negócio mais sustentável.

 

Ao longo do artigo, iremos abordar a importância de um sistema PDV para supermercados, quais critérios levar em consideração na escolha de um e quais os principais benefícios da utilização. 

 

Vamos lá? Continue a leitura!

Sistema PDV para supermercado: o que é?

 

Um sistema PDV para supermercado é responsável por realizar a automação de processos e gestão da loja. Ele permite a integração de todas as atividades, o que impacta diretamente no dia a dia dos colaboradores e no serviço entregue aos clientes. 

 

O sistema PDV é um software de gestão desenvolvido para lojas de varejo e atacado,

permitindo uma gestão completa e integrada, por meio do controle de estoque, vendas e operações de rotina. 

 

A utilização do software para supermercados permite uma gestão mais fluida, onde os negócios ganham praticidade e, consequentemente, passam a ter mais lucro devido ao reconhecimento por parte dos clientes. 

Qual é a função de um sistema PDV para supermercado?

 

Para garantir competitividade no mercado, é necessário contar com ferramentas que entreguem o que o negócio precisa para poder avançar.

 

Um sistema de PDV para supermercado é fundamental para a gestão do negócio. Ele é capaz de contribuir em vários aspectos, seu principal objetivo é otimizar processos internos e melhorar o atendimento ao cliente. 

 

Confira as principais funcionalidades de um sistema PDV para supermercados.

      

  • Gestão de vendas: gerenciamento de oportunidades de forma simplificada, com gráficos e tabelas;

  • Controle financeiro empresarial: gestão financeira completa do empreendimento;

  • Relatórios gerenciais personalizados: informações rápidas e precisas de todos os setores para uma melhor tomada de decisão.

Benefícios de um sistema PDV para supermercado

 

Para que um negócio cresça, ele encontra diversos gargalos ao longo da caminhada. Com o setor de varejo e atacadista não é diferente! E para isso, existem diversas ferramentas disponíveis no mercado para resolver as problemáticas encontradas. 

 

No caso de supermercados, um sistema PDV permite a modernização, agilidade e otimização e evolução na experiência do cliente, além de entregar melhores resultados de vendas. 

Análise financeira

 

Um sistema permite acompanhar dados em tempo real. Com a tecnologia, você entende melhor sobre as entradas e saídas do seu caixa, o que permite a geração de insights valiosos para transformar a gestão do empreendimento.

 

Agilidade nos processos

 

Utilizar um sistema PDV não é útil apenas para processos internos de um supermercado. Mas, também, para uma melhora na experiência do cliente. Quem não fica entediado em filas? Com o software, o fechamento de vendas é simplificado e agilizado.

 

Dentro dos processos internos, a automatização de envio de NFs para a contabilidade é uma grande vantagem. 

Controle de estoque

 

O monitoramento de estoque é feito de forma automática. Sendo assim, você não precisa ficar sem estoque ou cancelar um pedido por esse motivo. Com isso, você pode realizar planejamentos de compra de forma mais estratégica, além de controlar a necessidade de produtos específicos durante vendas sazonais.

Experiência do cliente e aumento do fluxo de vendas

 

Digitalizar é também facilitar a vida do cliente ao oferecer um fluxo de processos mais fluido. Por outro lado, um controle de vendas mais organizado também ajuda a aumentar a busca de clientes pelo seu estabelecimento, pois a melhora no processo também é sentida pelo público externo. 

 

Com isso, a sua equipe entende as preferências do consumidor e empodera funcionários da linha de frente para realizar um atendimento mais personalizado.

Emissão de notas

 

Processos burocráticos tomam bastante tempo. A emissão de notas é um deles. Ao automatizar essa atividade com um sistema, os funcionários podem focar em outras tarefas importantes para o sucesso do seu supermercado.

Redução de erros

 

Falhas humanas ou planilhas e documentos desconexos podem resultar em erros. Utilizando um sistema, você diminui essa taxa e aumenta a produtividade de toda a equipe.

 

Quais critérios você deve considerar ao escolher um sistema PDV para supermercado?

 

Bom, até aqui já conferimos bastante informações sobre um sistema PDV. Porém, se essa solução digital é para o seu negócio, podem surgir algumas dúvidas no processo de escolha do melhor software para supermercado. 

 

Algumas questões devem ser levadas em consideração no momento. Confira!

Entenda quais são as necessidades

 

Antes de optar pela solução, saiba quais problemas são mais urgentes que precisam de

atenção. Existem diversos sistemas no mercado e escolher por um pode ser uma tarefa muito complicada se não for realizado um estudo prévio sobre as principais necessidades. 

 

Compreenda que muitas vezes um sistema PDV irá auxiliá-lo a focar mais no atendimento e menos no operacional. Pense em problemas relacionados à gestão, pois ele é um bom aliado nesse sentido.

Considere a necessidade de suporte

 

Para que a equipe entenda como fazer o melhor uso dessa tecnologia, é preciso considerar a necessidade de suporte por parte da empresa que oferecerá a solução. 

 

Um sistema com baixa curva de aprendizagem é o mais recomendado. Dessa forma, você levará menos tempo treinando a equipe. Por isso, contar com um bom suporte é fundamental!

Avalie as funcionalidades

 

Procure por soluções com amplas funcionalidades e que podem ser moduladas, de acordo com as suas necessidades. Um bom sistema oferecerá suporte e as funções que o seu negócio precisa para resolver o que é preciso.

 

Legislação tributária

 

Para estar sempre em dia com o fisco é preciso que o sistema atenda as exigências da legislação brasileira voltada para tributos, que é bastante complexa.

 

Alguns sistemas possuem a vantagem de realizar essa atualização de forma automática, o que poupa bastante o tempo dos contadores e reduz falhas que podem resultar em problemas maiores. 

 

Para um supermercado, é interessante que o software atenda às obrigações acessórias para classificação tributária dos produtos. 

 

Integrações

 

Para deixar a digitalização de seus processos ainda mais completa, verifique se ele permite a integração com outros sistemas. Ao conectar as diversas frentes de um negócio, as coisas tendem a funcionar de forma cada vez mais alinhadas. 

Saiba como a Omie te ajuda a ter uma gestão mais eficiente

 

A Omie é um sistema ERP completo para gestão comercial. Entre as diversas soluções entregues, está o sistema PDV para supermercados.

 

O sistema PDV da Omie é a solução completa do mercado para melhorar fluxos internos e de vendas do seu supermercado. 

 

O software entrega aos comerciantes as principais funcionalidades necessárias:

  • Sistema PDV e emissões: garante uma frente de caixa completa para o negócio;

  • Gestão financeira completa: desde o cadastro de clientes até atualizações em tempo real;

  • Vendas integradas em e-commerce e marketplaces: venda seus produtos na internet nas maiores lojas de marketplace ou crie a sua própria;

      

  • Gestão de estoque e vendas: todo o processo de compras, controle de estoque, vendas e financeiro é automatizado;

      

  • Relatórios personalizados: visualize informações personalizadas, da forma que preferir, e compartilhe com quem for necessário.

 

Além disso, a Omie permite a integração com outras aplicações, o que deixa o sistema PDV ainda mais completo.

Sistema PDV para supermercado: utilize a tecnologia a favor do seu negócio

 

Agora você sabe que para otimizar a gestão do seu supermercado e atrair cada vez mais clientes, é possível utilizar o sistema PDV a favor do seu negócio. 

 

Ao longo deste artigo tiramos diversas dúvidas sobre o tema e explicamos como escolher um sistema PDV para o seu supermercado. 

 

Saiba mais sobre o Sistema PDV da Omie e nossas soluções de software ERP. Se tiver interesse, faça também um teste grátis e entenda como a aplicação pode atender as necessidades que você possui agora.

Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas