Qual a importância do balancete para uma empresa? Entenda!

Entenda a função e a importância do balancete para a gestão financeira de um negócio e saiba como a tecnologia pode ajudar na sua preparação.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Ter controle das finanças e todos os dados relevantes sobre as contas do seu negócio à mão é fundamental para crescer de forma sustentável e estruturada. Daí a importância do balancete: esse documento contábil unifica informações sobre a movimentação financeira da sua empresa, ajudando na organização e tomada de decisão.

Continue a leitura deste artigo para saber mais sobre esse relatório, seus diferentes tipos, para que ele serve e porque você deve contar com ele como ferramenta de gestão.

Para que serve o balancete?

O balancete é um documento contábil que oferece uma visão detalhada e organizada da situação financeira de um empreendimento dentro de um determinado período de tempo.

Esse documento apresenta as informações de forma ordenada, clara e acessível, separando os dados em:

  • Ativos: recursos da empresa, como bens, dinheiro em caixa, contas a receber, etc.;
  • Passivos: obrigações da empresa, como empréstimos, contas a pagar, etc.;
  • Resultados: depois de avaliar débitos e créditos, mostra lucros, prejuízos, despesas acumuladas, etc.

Assim, com ele, é possível ter certeza de que a empresa terá condições de pagar suas contas e manter suas operações.

Além disso, ele é uma ferramenta indispensável para permitir que o empreendedor monitore suas finanças, faça análises e tome decisões mais certeiras com base nos dados apresentados.

Qual a importância do balancete?

O balancete permite que os gestores avaliem a saúde financeira da empresa, fornecendo uma visão completa e em tempo real das movimentações. É uma ferramenta de gestão indispensável, pois ajuda empreendedores a:

  • tomar decisões mais estratégicas sobre alocação de recursos, investimentos, financiamentos e operações;
  • garante o cumprimento de obrigações regulatórias e fiscais;
  • favorece a transparência e prestação de contas;
  • avaliar seu desempenho financeiro ao longo do tempo e em comparação com concorrentes do setor;
  • desenvolver planos financeiros, orçamentos e metas mais realistas.

Diferença entre balanço e balancete

De forma simples, o balancete contábil é uma espécie de relatório, uma amostra dos resultados da empresa dentro de um período usado para análise. Ele pode ter seus valores modificados, já que representa um registro do negócio “em movimento”.

Já o balanço é um documento oficial que precisa ser apresentado obrigatoriamente por todas as empresas de capital aberto, inclusive as enquadradas no Simples Nacional — mas com exceção do MEI.

O balanço é o produto final, já que ele mostra os resultados apurados referentes a um ano “fechado”, logo, os valores não podem mais ser alterados.

A importância do balancete vai além do uso informativo e analítico, já que muitas empresas o usam como um “pré-balanço”, uma forma de reunir as informações, apurar erros, verificar conflitos e duplicações, etc.

Banner - da gestão financeira à organização de contratos

Tipos de balancete financeiro

Existem tipos distintos de balancetes, cada um mostrando diferentes níveis de detalhes sobre a situação financeira de uma empresa. Conheça os principais a seguir.

Balancete Sintético

O balancete sintético é uma versão mais simplificada, que mostra uma visão rápida e geral das principais contas de uma empresa, sem entrar em detalhes excessivos. É útil para um controle financeiro.

Balancete Analítico

O balancete analítico é muito mais detalhado, incluindo informações específicas sobre cada transação. Ele é útil para análises mais aprofundadas e para identificar erros e nuances nas atividades financeiras.

Balancete de Verificação Inicial

O balancete de verificação inicial é preparado com base nos primeiros dados analisados, geralmente antes da apuração do resultado do exercício.

Sendo assim, ele serve como uma etapa preliminar para a preparação do balanço final. Em geral, é composto por duas categorias de contas: as patrimoniais (como ativos, passivos e patrimônio líquido) e as de resultado (como receitas e despesas).

Balancete de Verificação Final

O balancete de verificação final inclui somente as contas patrimoniais da empresa, sendo que as contas de resultado são descartadas. O objetivo aqui é verificar se os resultados do negócio foram positivos ou negativos.

Como o software ajuda na preparação do balancete?

A importância do balancete para a gestão financeira é enorme, porém apurar, processar e consolidar dezenas de dados de forma manual é algo muito trabalhoso e que demanda um grande investimento de tempo.

Felizmente, softwares de gestão conseguem automatizar essa tarefa e preparar balancetes financeiros de forma precisa e segura.

Sistemas ERP, como o da Omie, centralizam todas as operações financeiras em um só lugar, além de serem integrados a outras fontes de dados, como sistemas bancários e plataformas de pagamento.

Isso facilita a importação automática de dados financeiros para o balancete, que pode ser gerado com muita eficiência e rapidez, eliminando os riscos de erros manuais.

Além de otimizar o controle de dados e a emissão de relatórios contábeis, sistemas de gestão simplificam as análises ao tornar dados mais palatáveis. Muitos sistemas oferecem recursos avançados de análise e visualização de dados, como gráficos e dashboards interativos.

Com isso, empreendedores podem explorar os dados do balancete de forma mais objetiva, podem identificar tendências e oportunidades de melhoria com maior facilidade.

Conte com o balancete financeiro como aliado na gestão do seu negócio

Nos dias de hoje, estabelecer uma gestão orientada por dados é fundamental para administrar um negócio com segurança e evitar surpresas.

Isso ressalta a importância do balancete financeiro e demais demonstrativos e relatórios, pois eles proporcionam visibilidade e trazem informação real e correta sobre o que acontece em uma empresa.

Portanto, não deixe de usar esse recurso a seu favor e conte com a tecnologia para ter um negócio mais integrado e poder visualizar dados consolidados sempre que precisar.

Conheça as soluções financeiras da Omie e tenha total controle da sua gestão financeira em poucos cliques!

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Notebook aberto em boleto bancário
Descubra como funciona o boleto bancário e como essa forma de pagamento traz vantagens para sua empresa
Gestão contábil
Descubra a importância da gestão contábil e benefícios para sua empresa. Saiba como implementar e aproveitar ao máximo!
risco sacado