Qual é a importância do BPO financeiro no seu negócio?

Saiba a importância do BPO financeiro no seu negócio e como aprender mais sobre a solução para a área financeira.

23/Mai/2022
Omie Academy

Você já se perguntou o que é um BPO financeiro? É comum que alguns empreendedores não consigam cuidar corretamente da área financeira do seu negócio. Isso acontece por inúmeras razões, dentre as principais estão a complexidade das tarefas envolvidas, a falta de tempo e a falta de estrutura. 

Esse é um problema que afeta, principalmente, as pequenas empresas. Para alcançar bons resultados, é essencial que negócios desse porte contem com sistemas e processos que otimizem e facilitem as tarefas financeiras, contábeis e administrativas. 

Assim, eles redobram ainda mais a atenção e obtêm dados mais assertivos para a tomada de decisão estratégica. 

Neste artigo vamos falar sobre a importância do BPO financeiro, como ele pode ser vantajoso, como o curso pode te ajudar a se aprofundar mais no assunto e, assim, melhorar os resultados da empresa. Acompanhe!

Entenda o que é BPO financeiro

Business Process Outsourcing (ou BPO, como é mais conhecido) é um termo em inglês que tem seu significado relacionado à terceirização dos serviços de gestão de um determinado processo. 

Sendo assim, podemos definir o BPO financeiro como a contratação de uma empresa terceirizada para realizar o gerenciamento das finanças de um negócio. 

Qual é a sua finalidade?

Como um serviço de gestão, o BPO financeiro é responsável por controlar todos os processos da área financeira, integrando-os com as atividades contábeis e com as obrigações tributárias.

Isso se torna fundamental em um empreendimento, pois sempre que os sistemas e as áreas contábeis e financeiras se integram, o olhar estratégico sobre os relatórios do negócio aumenta e a tomada de decisão fica mais assertiva. 

Quais serviços um BPO financeiro proporciona para seu negócio?

Algumas empresas sofrem muito com as funções comuns da área financeira. Esse problema acaba levando ao acúmulo de tarefas e atrapalhando a gestão do negócio, sendo essa uma das principais razões para a contratação de um BPO financeiro

O BPO financeiro serve para gerir diariamente todas as entradas e saídas de um negócio. Também é muito importante para fazer a gestão de pagamentos dos fornecedores, incluindo o lançamento das contas a pagar no sistema de gestão financeira

Além disso, é possível ter acesso ao banco da empresa e realizar o agendamento dos pagamentos e cuidar da folha de pagamentos e da emissão de notas fiscais. Existem ainda outros serviços prestados. Os principais são:

  • cuidar do fluxo de caixa;
  • fazer a análise de métricas;
  • gerenciamento de documentos;
  • fazer a análise de crédito.

Ou seja, o BPO, dentro da área financeira, realiza todas as atividades que devem ser executadas, desde as mais burocráticas até as mais tranquilas.

Agora que você já sabe o que é BPO financeiro, vamos responder a uma pergunta bem recorrente. Acompanhe a leitura!

Só as grandes empresas devem contratar um BPO financeiro?

Na verdade, não! Como já citamos anteriormente, um BPO financeiro é uma excelente opção para as empresas que buscam tornar os processos mais assertivos, com a integração entre as questões da contabilidade. 

Isso vale tanto para as pequenas empresas quanto para as médias e grandes, principalmente pela segurança que oferece e, é claro, pela circulação dos dados de forma mais estratégica e direcionada.

Sendo assim, a terceirização das atividades financeiras, contábeis e administrativas integradas de uma empresa podem e devem ser utilizadas por negócios de todos os portes.

Benefícios em utilizar um BPO financeiro na sua empresa


Terceirizar algumas áreas de um negócio pode oferecer inúmeras vantagens, principalmente na área financeira. A primeira a ser destacada é a otimização de processos financeiros. 

Outro ponto a ser destacado é que, com o BPO financeiro, as possibilidades de erros diminuem consideravelmente, e a gestão se torna mais eficaz. Uma pesquisa realizada pelo portal Clutch identificou que o BPO financeiro consegue: 

  • aumentar em até 24% a performance na gestão financeira; 
  • aumentar a expertise financeira em até 18%; 
  • reduzir os processos burocráticos e elevar em até 15% o tempo dedicado às estratégias e ao core business da empresa;
  • diminuir em até 12% os custos relacionados à operação na rotina do negócio.

 

Além disso, não menos importante, dentre as principais vantagens do BPO financeiro, temos também:

  • segurança;
  • leitura estratégica de relatórios;
  • mais competitividade;
  • mais valor ao negócio;
  • redução de custos.

Quer aprender sobre BPO - Business Process Outsourcing?

Agora chegou o momento de saber sobre BPO financeiro. Se você está interessado nessa funcionalidade, vai ficar feliz em saber que existe um curso voltado para aprofundar os conhecimentos no assunto!

O BPO financeiro Omie é um curso totalmente gratuito, voltado para quem deseja dar os primeiros passos na gestão financeira de forma inovadora e assertiva e, assim, tornar-se um consultor. 

No total, são 13 aulas online que utilizam diferentes materiais, como e-books, videoaulas, infográficos e podcasts. A grade curricular do curso Business Process Outsourcing da Omie, abrange as seguintes matérias: 

  • Por que gerenciar?
  • Modelagem do negócio de BPO;  
  • Rotinas;
  • Report;
  • Como precificar?
  • Como prospectar, qualificar e vender clientes para o BPO; 
  • Qual o investimento?
  • Mapa de riscos;  
  • Risco operacional;
  • Implementação no cliente/SLAs;
  • Atuar como consultor.

O curso totaliza uma carga horária de 40 horas e, ao final, você recebe um certificado que pode ser utilizado para enriquecer ainda mais o seu currículo e aumentar suas chances de sucesso no mercado de trabalho. 

O que você aprenderá no Curso de BPO - Business Process Outsourcing?


Com o curso de BPO financeiro da Omie, o aluno poderá conhecer todas as estratégias de gerenciamento BPO e entendê-lo como um serviço prestado e não apenas um processo. Além disso, será possível compreender a responsabilidade desse serviço e como transformá-lo em uma consultoria financeira que pode ser comercializada.  

Ou seja, o BPO financeiro Omie vai possibilitar que você venda um serviço terceirizado de business process outsourcing para empresas que buscam soluções financeiras inovadoras e otimizadas. 

BPO financeiro, um grande aliado para as empresas


Como você pôde perceber ao longo deste conteúdo, utilizar o BPO financeiro e terceirizar a gestão pode ser uma enorme chance para centrar-se em outras áreas da empresa, e não somente na financeira. 

Agora que você já sabe o que é um BPO financeiro e como ele pode ajudar os negócios, independentemente do tamanho da sua empresa, que tal começar a se aprofundar na área? Conheça o curso BPO financeiro Omie! Com ele, você terá todo o conhecimento necessário para ajudar a sua e outras empresas a gerenciarem da melhor forma suas áreas financeiras. 

Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas