Qual o papel da consulta CNPJ para o empresário?

Por que fazer a consulta CNPJ? Acesse e saiba os benefícios de realizar essa pesquisa antes de fechar algum negócio e aprenda como utilizar essas informações.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

A consulta de CNPJ é uma prática comum entre os empresários, seja para saber se uma empresa está ativa, seja para conferir seus dados cadastrais. Ela se resume a uma série de números usados na identificação de um empreendimento.

Sigla para Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, o CNPJ é a identificação de uma empresa, emitida pelo Ministério da Fazenda, por meio da Receita Federal. Nesse documento, é possível encontrar todas as informações de uma companhia, como razão social, natureza jurídica, ano de abertura, dentre outros dados.

A consulta de CNPJ é usada no dia a dia empresarial como garantia de que o futuro parceiro de negócios é confiável. Dessa forma, trata-se de um recurso de extrema importância para qualquer negócio. Quer saber como consultar CNPJ de MEI e outros tipos de CNPJ? Continue lendo este artigo e saiba onde encontrar todas as informações que procura. Boa leitura!

Por que consultar CNPJ?

Imagine que você esteja prestes a fechar negócio com um grande fornecedor, mas não possui nenhuma informação sobre a empresa. Nesses momentos, é importante fazer a consulta de CNPJ.

Além de obter dados como a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) e a razão social, você também tem acesso tanto às informações sobre a regularidade do empreendimento junto à Receita Federal, como entende se a empresa está ativa ou não.

Essa transparência de informações ajuda o empresário a selecionar melhor seus fornecedores e parceiros e evita problemas com fraudes ou irregularidades fiscais.

CNPJ cancelado

O CNPJ para empresas possui diversas funções, além de servir como um documento de identidade. Com essa série de números, a companhia pode passar a emitir notas fiscais, participar de licitações públicas e contratar empréstimos em instituições financeiras.

Porém, se na consulta constar que a identificação que você está procurando está cancelada ou inativa, fique atento. Sem esses números, as empresas não podem funcionar, já que não estarão inscritas na Junta Comercial e, consequentemente, não terão um Alvará de Funcionamento.

Benefícios obtidos com a consulta CNPJ

Antes de realmente fechar negócios com uma empresa, é aconselhável fazer a consulta CNPJ a fim de garantir segurança para a transação. A consulta é simples de ser feita e traz benefícios interessantes, como:

  • Prevenção de  golpes: apesar de não isentar totalmente os riscos, uma consulta ao CNPJ pode, sim, minimizar os riscos de fraudes e golpes, por isso é muito importante estar atento e verificar informações de potenciais parceiros. A busca do CNPJ é uma boa forma de garantir a segurança do seu empreendimento e evitar uma dor de cabeça ao efetivar vendas e compras com empresas inativas, por exemplo.
  • Possibilidade de conhecer o histórico da empresa: com a consulta do CNPJ,  também é possível conhecer o passado da empresa em relação às suas responsabilidades perante à Receita Federal e perceber qualquer situação de risco para os negócios. Assim fica bem mais fácil  tomar decisões assertivas relacionadas à nova parceria.
  • Segurança para negociações: quando você está seguro da situação da empresa com a qual está fazendo negócios, as transações se tornam eficientes, e os resultados, mais promissores.

Onde o empreendedor pode consultar?

Ficou interessado em fazer a consulta de CNPJ? Saiba que existem diversos sites em que é possível realizar a pesquisa: em plataformas pagas ou até gratuitas, que são administradas pelo poder público.

Por ser a melhor maneira de descobrir a regularidade de uma empresa, é importante ficar atento às opções de plataforma de pesquisa que oferecem relatórios completos sobre os dados cadastrais. Confira abaixo 5 principais opções gratuitas:

Receita Federal

A primeira opção de consulta do CNPJ é pelo site da Receita Federal. Você só precisa digitar a identificação que deseja consultar, procurar na área de pesquisa, e o comprovante de inscrição e situação cadastral irá aparecer.

Quando há o comprovante de CNPJ, é um indício de que o empreendimento existe. A situação cadastral oferece um panorama geral sobre o negócio e sua situação no mercado: ativo, inativo, baixado ou cancelado.

Outra opção é o aplicativo CNPJ, da Receita Federal. De maneira mais prática, pelo smartphone, você consegue verificar as informações do seu futuro fornecedor, por exemplo, sem precisar abrir o notebook.

Portal do Empreendedor

No Portal do Empreendedor, você pode fazer a consulta do CNPJ e do CPF do MEI (Microempreendedor Individual). Como um site do Governo Federal, ele possibilita desde a abertura da inscrição até o seu cancelamento.

Por ser um portal exclusivo de microempreendedores, são oferecidas todas as informações desse nicho de mercado. Porém, só é possível ter acesso aos dados sobre o porte da empresa, o que limita o modo como esse conhecimento pode ser usado pelo empresário.

Cartório de Protestos do Brasil

O Cartório de Protestos do Brasil é outra forma de obter informações sobre um negócio em operação. Representado pelo Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil (IEPTB), é uma entidade pública que facilita o acesso aos dados de protestos de todo o território nacional.

‍Nessa consulta, é possível visualizar o histórico do negócio nos últimos cinco anos. Ou seja, com esse documento, o empresário consegue entender a situação de uma empresa no âmbito judicial.

Aplicativo CNPJ

‍Se você quer um meio de consulta CNPJ na palma da sua mão, pode optar pelo aplicativo CNPJ, desenvolvido pela Receita Federal. Ele está disponível para os sistemas operacionais Android e iOS de forma gratuita, é só baixar e usar.

O aplicativo é bastante confiável, prático de usar e vai te dar informações importantes, como a situação cadastral da empresa, a natureza jurídica, o capital social, o endereço e o regime societário.

Consultas automatizadas via API do NFE.io

‍O NFE.io é uma plataforma que oferece uma gama de serviços relacionados à emissão de notas e consultas CNPJ. Tudo acontece de forma automatizada, via API, podendo ser integrado ao seu sistema de gestão.

Integre os processos da sua empresa

‍Agora que você já conhece a importância da consulta de CNPJ, por que não investir na otimização dos processos internos da sua empresa? Conheça o software da Omie e aproveite os benefícios de uma plataforma totalmente integrada para gestão financeira, tributária, de recursos humanos, vendas e até relacionamento com o cliente.  Acesse e experimente!

Consulta CNPJ é segurança para sua empresa

‍Se você leu este artigo até aqui, provavelmente vai realizar mais consultas CNPJ diante de possíveis transações com empresas parceiras, não é mesmo?

‍Isso porque conhecer a situação fiscal e tributária de uma instituição traz maior confiança  para as tomadas de decisões e muito mais velocidade no processo de geração de receita.

‍Se você quer mais conhecimentos sobre outros assuntos da área da gestão que podem colaborar com a sua atuação profissional, visite o Blog da Omie! Lá você encontra muitos outros artigos para ampliar seus conhecimentos.

61d34f5070c83e55cd6beb21 CTA Banner 2 opt2 v2 82

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
CNPJ: empresário sorrindo

MEI

Entenda tudo sobre CNPJ com nosso guia especial e aprenda como criar o seu e usufruir de todos os seus
junta comercial

MEI

A Junta Comercial é um órgão importante para quem vai abrir uma empresa. Descubra como ela funciona!
Como gerar NIRE MEI e ficar em dia na Junta Comercial?
O NIRE MEI é fundamental para a formalização e operação legal do Microempreendedor Individual, conferindo credibilidade e acesso a serviços