Qual o papel da consulta CNPJ para o empresário?

Por que fazer a consulta CNPJ? Acesse e saiba os benefícios de realizar essa pesquisa antes de fechar algum negócio e como utilizar essas informações

11/Set/2020
Empreendedorismo

A consulta de CNPJ é uma prática comum entre os empresários, seja para saber se uma empresa está ativa ou para conferir seus dados cadastrais. Ela se resume a uma série de números usados na identificação de um empreendimento.


Sigla para Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, o CNPJ é a identificação de uma empresa, emitida pelo Ministério da Fazenda por meio da Receita Federal. Nesse documento, é possível encontrar todas as informações de uma companhia, como razão social, natureza jurídica, ano de abertura, entre outros dados.


Usada no dia a dia empresarial como garantia de que o futuro parceiro de negócios é confiável, a consulta de CNPJ é um recurso de extrema importância. Quer saber como consultar CNPJ de MEI e outros tipos de CNPJ? Continue lendo este artigo e saiba onde encontrar todas as informações que procura.

 

Por que consultar o CNPJ?

Imagine que você está prestes a fechar um grande negócio com um fornecedor, mas não possui nenhuma informação sobre a empresa. Nesses momentos, é importante fazer a consulta de CNPJ.


Além de obter dados como a CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) e a razão social, você também tem acesso tanto às informações sobre a regularidade do empreendimento junto à Receita Federal, como entender se a empresa está ativa ou não.


Essa transparência de informações ajuda o empresário a selecionar melhor seus fornecedores e parceiros e a evitar cair em fraudes ou problemas de irregularidade fiscal.


CNPJ cancelado

O CNPJ para empresas possui diversas funções, além de servir como um documento de identidade. Com essa série de números, a companhia pode passar a emitir notas fiscais, participar de licitações públicas e contratar empréstimos em financeiras.


Porém, se na consulta constar que a identificação que você está procurando está cancelada ou inativa, fique atento. Sem esses números, as empresas não podem funcionar, já que elas não estarão inscritas na Junta Comercial e, consequentemente, não terão um Alvará de Funcionamento.


Onde o empreendedor pode consultar?

Ficou interessado em fazer a consulta de CNPJ? Saiba que existem diversos sites nos quais você pode realizar a pesquisa, em plataformas pagas ou até gratuitas, que são administradas pelo poder público.


Por ser a melhor maneira de descobrir a regularidade de uma empresa, é importante ficar atento às opções de plataforma de pesquisa que ofereçam relatórios completos sobre os dados cadastrais das empresas. Confira abaixo as principais opções gratuitas.


Receita Federal

A primeira opção de consulta do CNPJ é no site da Receita Federal. Você só precisa digitar a identificação que deseja consultar, procurar na área de pesquisa e o comprovante de inscrição e situação cadastral irá aparecer.


Quando há o comprovante de CNPJ, esse é um indício de que o empreendimento existe. A situação cadastral oferece um panorama geral sobre o negócio e sua situação no mercado: ativo, inativo, baixado ou cancelado.


Outra opção é o aplicativo CNPJ, da Receita Federal. De maneira mais prática, você consegue verificar as informações do seu futuro fornecedor, por exemplo, sem precisar abrir o notebook. 


Portal do Empreendedor

No Portal do Empreendedor, você pode fazer a consulta do CNPJ e do CPF do MEI (Microempreendedor Individual). Como um site do Governo Federal, ele possibilita desde a abertura da inscrição até seu cancelamento.


Por ser um portal exclusivo de microempreendedores, ele oferece todas as informações desse nicho de mercado. Porém, só é possível ter acesso aos dados sobre o porte da empresa, o que limita o modo como esse conhecimento pode ser usado pelo empresário.

 

Cartório de Protestos do Brasil

O Cartório de Protestos do Brasil é outra forma de obter informações sobre um negócio em operação. Representado pelo IEPTB (Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil), ele é uma entidade pública que facilita o acesso aos dados de protestos de todo o território nacional.


Nessa consulta, é possível visualizar o histórico do negócio nos últimos cinco anos. Ou seja, com esse documento, o empresário consegue entender a situação de uma empresa no âmbito judicial.


Integre os processos da sua empresa

Depois de ler este artigo sobre a importância da consulta de CNPJ , por que não investir na otimização dos processos internos da sua empresa? Conheça o software da Omie e aproveite os benefícios de uma plataforma  totalmente integrada. Acesse e experimente.



Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas