Saiba como encontrar o melhor segmento para empreender

Encontrar o melhor segmento para empreender pode parecer complicado. Saiba qual é o ideal para seu perfil neste artigo!
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Ter o próprio negócio é um sonho de muitos. Ao decidir investir, o primeiro passo é a escolha do segmento para empreender. Essa tarefa pode parecer difícil, mas, com algumas dicas, tudo se descomplica.

Segundo levantamento divulgado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em 2021 mais de 3,9 milhões de empreendedores formalizaram micro e pequenas empresas ou se registraram como microempreendedores individuais.

Para dar início a essa nova empreitada com a escolha certa do seu nicho de mercado, preparamos este artigo, que vai ajudar você a  identificar seus gostos, analisar as opções e reunir dicas essenciais para essa nova fase.

O que você gosta de fazer?

É muito importante que o seu negócio tenha a ver com você. Afinal, quando fazemos ou trabalhamos com algo de que gostamos, tudo flui melhor. O primeiro passo para escolher um segmento para empreender é elencar seus gostos pessoais, suas habilidades e seus desejos.

Tente se visualizar nos nichos e lembre que você terá que lidar com aquilo todos os dias. Reflita sobre suas passagens na carreira profissional, seus propósitos e suas motivações.

Qual é o seu investimento?

Para dar início ao seu negócio, é preciso que você tenha em mente qual será o seu investimento inicial, ou seja, quanto dinheiro você está disposto a colocar para que o projeto saia do papel e comece a funcionar efetivamente.

Para saber quanto terá que investir, é preciso levar em consideração todos os custos iniciais de uma empresa, que incluem infraestrutura, treinamentos, marketing e gastos para abrir um CNPJ.

No cálculo do investimento inicial, monta-se uma primeira planilha, contendo todos os custos mencionados. Para ter certeza de que nada está sendo esquecido, recomendamos que essa planilha seja divida em três partes: investimento fixo, investimento pré-operacional e capital de giro.

O investimento fixo se trata de toda a infraestrutura necessária para colocar seu negócio de pé, incluindo móveis, maquinários, decoração, estoque, equipamentos eletrônicos, veículos, dentre outros.

Sendo assim, nessa tabela, coloque todos esses itens, valores unitários, quantidades e calcule o valor total.

Já o investimento pré-operacional vai possibilitar que você tenha conhecimento de quanto custam as ações para que seu negócio comece a funcionar, estando inseridos valores referentes a treinamento de funcionários, marketing no geral (criação de site/marca e divulgação), registro da marca, aquisição de sistemas de gestão, custos mensais com escritório de contabilidade e legalização da empresa.

Por último, elabore a tabela de capital de giro, que te mostra o valor estimado para que sua empresa funcione mensalmente. Para isso, leve em conta despesas como salário dos funcionários, contas de água, luz e internet, impostos, custos com fornecedores e para produção ou aquisição de estoque mínimo.

Quais tipos de segmentos para empreender?

Antes de identificar o melhor segmento para empreender, é preciso que você conheça as opções disponíveis no mercado.

Nicho de mercado

Nicho de mercado trata-se do segmento de um mercado maior, que possui suas próprias demandas e preferências. A vantagem de se concentrar em um nicho de mercado, que pode ser maior ou menor, é centralizar-se nas necessidades de um consumidor específico, consequentemente, atendendo-o melhor do que os demais concorrentes.

Os negócios com públicos muito amplos não conseguem atender necessidades exclusivas. E aí está uma grande vantagem de trabalhar com um nicho de mercado: a fidelidade.

Existem vários nichos de mercado. Separamos os principais. São eles:

  • Nicho geográfico – É importante ter em mente que diferentes regiões têm características e necessidades diferentes. Saber utilizar a identidade de cada lugar a seu favor pode ser um grande diferencial e garantir o sucesso do seu negócio.
  • Nicho demográfico – No mercado B2B, a demografia está ligada ao porte e à maturidade de mercado. Portanto, pode ser uma boa estratégia oferecer produtos ou serviços para empresas que tenham pouca maturidade de mercado e ajudá-las a se desenvolverem. Você também deve escolher se deseja focar em micro e pequenas empresas ou empresas de grande porte.
  • Nicho comportamental – Analisar o comportamento de uma empresa também é importante, pois ele pode destacar possíveis nichos de mercado. Por exemplo, empresas que estão sempre focadas em inovação e evolução constantes são um bom nicho de mercado para negócios que oferecem consultorias de treinamento corporativo.
  • Nicho psicográfico – Também é interessante ficar de olho no estilo, nos valores e na personalidade das empresas, pois esses itens podem segmentar nichos de mercado.

Dicas de Segmentos para empreender

Também preparamos uma lista com dicas de alguns segmentos para empreender. Veja com qual você se identifica:

  • Alimentação ou bebida – O segmento de alimentação e bebidas é ótima opção de investimento para empreendedores no setor de franquias. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), entre 2020 e 2021, as redes de alimentação e food service tiveram um faturamento de R$ 32,7 bilhões, um crescimento de 5,2%. Também houve um crescimento de 7,2% no número de unidades abertas.
  • Tecnologia – Trazer mais tecnologia e inovação para sua empresa e seus clientes é uma boa pedida, e é por isso que esse segmento nunca sai de moda. Franquias de tecnologia, por exemplo, são sempre uma boa opção de investimento. No terceiro trimestre de 2021, foi registrado um faturamento 8% superior ao registrado em 2020. Um ótimo exemplo que leva mais tecnologia e inovação para as empresas é a franquia de tecnologia ERP da Omie, um sistema de gestão totalmente integrado, 100% na nuvem e totalmente intuitivo.

 

  • Comunicação e marketing – Inserido no setor de comunicação, informática e eletrônicos, o segmento de comunicação e marketing vem ganhando bastante espaço no mundo dos investidores. Segundo um estudo produzido pelo Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp), investimentos em publicidade no Brasil movimentaram R$ 19,7 bilhões em 2021, com destaque para o marketing digital.

  • Serviços e negócios – O segmento de serviços e negócios vem crescendo muito nos últimos anos, tendo um faturamento anual de R$ 22,921 bilhões. Além disso, segundo o último levantamento feito pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), houve um crescimento de 1,4% em número de unidades abertas. Muito desse saldo positivo se deve à grande variedade de operações que fazem parte do nicho de serviços.

  • Decoração e mobiliário – Esse segmento está inserido dentro do setor de Casa e Construção e acompanhou o crescimento do setor, que, segundo a ABF, teve um crescimento de 8% no faturamento em 2016. De acordo com a Associação Brasileira de Design de Interiores (ABD), o setor de decoração cresceu quase 500% em um período de 10 anos, entre 2004 e 2014.

  • Cosméticos e perfumaria – As pesquisas mais recentes apontam o Brasil como um dos principais mercados no mundo de perfumes e cosméticos. Assim como o mercado, as franquias desse setor também vêm crescendo. Também de acordo com a ABF, somente no ano de 2016, o setor de saúde e beleza faturou R$ 30 bilhões, o que representa 12% a mais que no ano anterior.

  • Vestuário e confecção – Esse segmento é um dos principais do mercado de franquias e, embora o número de unidades franqueadas tenha caído 0,1% em 2017, o faturamento das redes de vestuário cresceu 7% em relação ao ano anterior.

  • Turismo e hotelaria – Também considerado um dos principais segmentos, o setor que abrange todas as franquias de agências de viagens, hotéis e pousadas, dentre outros negócios correlatos, faturou 11,251 bilhões e viu o número de unidades crescer 17,6% em 2016, conforme levantamento da ABF.

  • Limpeza e higienização – Com a chegada da pandemia, a importância da higienização alcançou novos patamares e, consequentemente, houve um crescimento no faturamento do setor. Segundo dados divulgados pelo Sebrae, o setor conta com 13 mil empresas em todo o país, empregando mais de 1,6 milhões de trabalhadores.

  • Farmácia – Em 2021, o setor de farmácias teve o maior crescimento da última década. Segundo a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias, houve um crescimento de 17,39% no acumulado de janeiro a setembro de 2021 em relação ao mesmo período de 2020. Além disso, o faturamento foi superior R$ 49,6 bilhões de reais.

  • Educação e treinamento – Com um faturamento geral do setor na casa dos R$ 10.839 bilhões, constatou-se que investir em uma rede de educação e treinamento pode ser um bom negócio e gerar excelentes frutos. Esses dados são de março de 2018 e foram divulgados pela ABF. O segmento de educação tem franquias que oferecem serviços, como cursos profissionalizantes, escolas de música e treinamentos nas mais diferentes áreas.

Encontre seu espaço e comece a empreender

Para dar início a esse novo desafio, lembre que responder a algumas perguntas básicas é essencial: “O quê?”, “Quem?”, “Como?”, “Onde?”, “Por quê?” e “Quem pode me ajudar?”

Uma boa dica para começar é conhecer o mercado em que você pretende atuar. Melhor ainda se você já teve algum tipo de contato com ele. Esse é um ótimo ponto de partida!

Não se esqueça de colocar, na sua lista de investimentos iniciais, um bom curso de gestão, independentemente do segmento do seu negócio. Assim, você aumenta suas chances de ter sucesso.

E é isso! Depois de ler com atenção e anotar todas as dicas, é hora de dar start na sua jornada empreendedora e colocar em prática todos os aprendizados.

E para facilitar esse processo, nada como um bom sistema de gestão. Conheça a Omie e tenha acesso a um sistema ERP totalmente integrado, 100% na nuvem e intuitivo, que pode ajudar — e muito! — na gestão de pequenas e médias empresas. Com ele você tem acesso a todas as vantagens colocadas aqui, com um gerenciamento simples, completo e em qualquer lugar do mundo!

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