Como a transformação digital pode aumentar a produtividade e os resultados da sua empresa?

Saiba o que é transformação digital, como ela pode melhorar a experiência dos clientes e como colocá-la em prática

21/Mai/2020
Empreendedorismo

Em um mundo altamente globalizado, estar atento às novidades digitais e conhecer as ferramentas utilizadas pelas empresas que estão conectadas a esta tecnologia, é fundamental para se manter no mercado e sobreviver em meio a tanta concorrência.

Falar de transformação digital pode não ser algo novo, pois este é um assunto que vem sendo amplamente discutido no decorrer dos últimos anos, mas acredite, muitas organizações ainda não aderiram a esta técnica, e ficaram “paradas no tempo”.

Em um uma sociedade on-line, estar presente no universo digital é fundamental para que sua empresa encontre vantagens competitivas e se sobressaia no mercado. Por isso, neste artigo iremos falar sobre transformação digital, o que é, as técnicas e a importância de colocá-la em prática no seu negócio.

Vamos juntos? Boa leitura!

 

O que é transformação digital?

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, transformação digital não diz respeito apenas ao simples processo de agregar na sua empresa novas tecnologias.

Para aderir à transformação digital sua empresa precisa passar por mudanças significativas de estrutura, comportamento e mindset. Isto é, não basta apenas criar um site, ou uma página na web e dizer que sua organização faz parte do movimento, é muito mais profundo do que isso, é uma disrupção de antigos paradigmas e operações, é o momento em que sua empresa se abre para um novo pensamento e para novas ações.

Ao entrar para o mundo digital a tecnologia recebe um valor estratégico de negócio e todas as áreas se associam a esta nova realidade. É um processo que vai melhorar o desempenho, aumentar o alcance e garantir melhores resultados. É uma mudança estrutural e de gestão, que deve ser bem definida e alinhada aos principais objetivos da empresa. 

 

Por que pensar em transformação digital para sua empresa?

Atualmente ter o seu negócio impactado pelo digital é uma situação inevitável. Setores de TI, marketing e comercial são afetados diariamente pela tecnologia que se tornou uma grande aliada dos negócios, pois, além de otimizar os processos, transforma e aprimora o relacionamento com os clientes.

Aderir a este novo conceito pode ser a chave para ter uma empresa com maiores chances em um mercado extremamente competitivo, pode ser uma forma de fazer a sua empresa sobreviver.

Abaixo vamos relacionar bons motivos para você investir em transformação digital.

 

Modelo de negócio mais completo e mais ágil

Aderir a transformação digital é fundamental para que seu negócio acompanhe as demandas do mercado, que está cada vez mais exigente e mais conectado a seus direitos e deveres.

Ter uma empresa em que os processos offline são substituídos pelos digitais, pode ser mais que um fator motivador para seus clientes, que têm mais agilidade na comunicação e no atendimento de suas necessidades, sendo capaz de também favorecer a otimização de processos internos.

Com a digitalização dos processos, você deixa de gastar tempo com atividades desnecessárias e ganha mais produtividade. Este é um movimento importante para as empresas que querem reduzir o tempo de decisão de compra dos clientes e se colocarem agilmente no mercado.

 

Melhorar a experiência do cliente

Uma empresa que se preocupa em se diferenciar no mercado deve estar atenta à experiência que causa em seus clientes.

Por meio da transformação digital é possível usar ferramentas que te ajudem na segmentação do seu público, indicando os gostos e as preferências deles e que com isso você consiga desenhar estratégias personalizadas de abordagem.

Estreitar o relacionamento com o seu cliente, se comunicar com ele de forma direta, pode ser considerado um diferencial de mercado. Esteja atento a esta prática e use as ferramentas a seu favor:

- Segmentação: Use ferramentas de analytics e personalize as abordagens. Busque atender as preferências do seu cliente e esteja atento às suas necessidades;

- Atendimento: Estratégias de Customer Success e SAC vão garantir que o seu cliente seja mais rapidamente atendido. Buscar por canais que disponibilizem esse tipo de relacionamento vai dar mais segurança ao cliente na hora da compra;

- Vendas: Utilizar ferramentas digitais que garantam uma compra rápida e descomplicada pode influenciar diretamente na fidelização do cliente, que hoje busca por praticidade e comodidade na hora do consumo.

 

Inovação em meio à crise

Em um momento como esse que estamos vivendo, aderir a novas tecnologias pode salvar o seu negócio. Em época de pandemia, muitas empresas tiveram que se reinventar, criar estratégias, traçar novos horizontes e se adaptar a um conceito de relacionamento e venda à distância.

Nesse sentido, a transformação digital veio para revolucionar os negócios que estavam fadados ao fracasso.

Com o lockdown dos principais centros, inúmeras organizações tiveram que reinventar seus costumes. Muitas aderiram ao home office, outras migraram suas atividades físicas para o e-commerce, para o delivery. Graças a transformação digital, muitas empresas sairão dessa recessão e estarão prontas para enfrentar um mundo pós-crise com um novo modelo de negócio, muito mais ágil e completo.    

 

Como implementar a transformação digital na minha empresa?

Pensar em transformação digital como algo para o futuro é um conceito extremamente ultrapassado. Com a evolução do mercado e com as novas práticas adotadas em decorrência da crise econômica causada pela COVID-19, é imprescindível que as empresas se adaptem o mais rápido possível a este novo conceito, para que não sejam engolidas pelos concorrentes mais preparados.

Confira algumas dicas:

Repense seu negócio

Analise o mercado, identifique as tecnologias disponíveis e avalie quais são as mais adequadas para as suas atividades. É muito importante que a reveja sua estratégia e posicionamento de mercado, pois não se trata apenas de uma mudança operacional, mas sim estrutural. 

Invista em mudança cultural

É importante que neste momento de adaptação você não tenha medo de arriscar, mas não se esqueça de conversar com seu público, para que eles estejam preparados a esta nova mudança cultural do negócio.

Promova o desenvolvimento de novas habilidades

Neste momento você precisa contar com um time altamente capacitado e apto para gerir as novas habilidades do negócio. Invista em treinamento e em qualificações constantes, pois estas são essenciais para que as soluções sejam executadas com eficácia.

Analise os processos

Avalie as etapas e os processos de sua empresa. Este é o momento de otimizar e garantir que com o investimento em tecnologia você vai reduzir o tempo gasto em atividades desnecessárias.

Engaje toda a empresa no projeto

Para que uma empresa mude sua cultura e abrace a era digital é preciso que todos os colaboradores estejam dispostos a aprender. É fundamental que exista um diálogo recorrente entre as áreas para que todos se ajudem e identifiquem os acertos e os erros do processo.

Explore as ideias

Reunir os times e incentivar iniciativas de dicas, sugestões, ideias e melhorias entre as áreas do negócio é fundamental para que todos estejam engajados e para que as tecnologias sejam utilizadas de melhor forma por todos os departamentos.

 

Agora que você já sabe da importância da transformação digital para o seu negócio e está ligado nas principais dicas sobre esse processo, que tal pensar em um sistema ERP para o seu negócio?

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