Tudo o que você deve saber sobre contabilidade pública

Se você se interessa por contabilidade pública e deseja saber mais sobre esse setor, leia nosso artigo e descubra o que é preciso para atuar nessa área.

22/Set/2020
Contabilidade

Os órgãos e as repartições públicas também possuem setores financeiros, assim como qualquer outra empresa. Essas instituições precisam comprar insumos, pagar fornecedores e lidar com uma série de outras questões que caracterizam a contabilidade pública.


Se você, contador, se interessa sobre esse ramo da contabilidade e deseja saber mais sobre ele, continue a leitura e descubra a importância da contabilidade pública no Brasil e seus princípios.

Como funciona a contabilidade pública?

O objetivo da contabilidade pública é administrar o patrimônio público por meio do registro de atos e fatos contábeis. Porém, a principal diferença entre a contabilidade feita em empresas privadas e a feita em empresas públicas, é que nas públicas o objetivo é a melhoria da gestão, e não os lucros.


Além disso, a análise contábil visa gerar relatórios que promovam a transparência e a prestação de contas à sociedade. Por isso, mesmo havendo uma gestão de receitas e despesas, um dos princípios da contabilidade pública é atender às necessidades e aos interesses dos cidadãos.


Segundo a Norma Brasileira de Contabilidade (NBC - TSP Estrutura Conceitual), os Relatórios Contábeis de Propósito Geral das Entidades do Setor Público (RCPGs) devem apurar:


  • A eficácia do órgão público em servir à sociedade;
  • A situação atual dos recursos destinados a gastos futuros e as restrições para a utilização desses recursos;
  • As atualizações das cargas tributárias que possam recair sobre os contribuintes no futuro para efetuar o pagamento de serviços correntes,
  • A melhora ou a piora do órgão na prestação de serviços se comparado a exercícios anteriores.


Nos itens listados acima, é possível verificar que a proteção do orçamento público é uma das prioridades da contabilidade pública, pois visa sempre buscar serviços de maior qualidade com os menores preços. Tudo isso com o objetivo de servir aos cidadãos da melhor forma, sem que os impostos precisem ser muito altos.

Carreira de contador do setor público

Vale lembrar que, após a publicação da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), os contadores que buscam se estabelecer na contabilidade pública passaram a ganhar mais destaque. 


Isso porque os contadores são essenciais para garantir que a gestão do patrimônio público e dos demais processos contábeis estejam de acordo com a legislação. Os profissionais também são fundamentais para promover a transparência fiscal por meio da publicação de relatórios que divulgam a atuação dos órgãos públicos.


O contador pode atuar em diversas funções no setor público, como analista administrativo em contabilidade, contador público, analista ministerial, analista de finanças e controle, entre outros cargos. Além disso, também é possível atuar na consultoria de gestores públicos.


Sendo assim, é possível encontrar vagas para trabalhar na contabilidade pública tanto por meio de concursos como por contrato, basta ficar atento às oportunidades. De qualquer forma, é preciso que o contador possua amplo conhecimento e esteja preparado para atuar com diversos tipos de demandas diferentes.

O que um contador público precisa ter?

Agora que você já sabe mais sobre o que é contabilidade pública e qual a sua importância, veja a seguir as principais habilidades que um profissional desse setor precisa ter.

Amplo conhecimento

Um dos principais requisitos de um contador que atua no setor público é ser generalista e se especializar em mais de um assunto. Isso porque os cargos exigem que o profissional tenha conhecimentos além da folha de pagamento e dos impostos a serem pagos pelos entes públicos.


O contador precisa ser especialista em tudo relacionado a orçamento e patrimônio público, além ter conhecimentos que envolvam administração pública, tributária, previdenciária, intermediação de captação de recursos, entre outros. Tudo isso tornará você, contador, muito mais qualificado para atuar na área.

Entender sobre controle público

A habilidade de entender tudo sobre controle público também é muito útil para o contador. Isso porque, sob o ângulo institucional e legal, suas atitudes profissionais têm relação com o exercício do controle.


Dessa forma, o profissional pode exercer a função de controller nos mais variados setores de serviços públicos, elaborando relatórios de prestação de contas, apoiando a missão institucional do controle externo e abastecendo agentes fiscalizadores com dados fiscais, por exemplo.

Trabalhar habilidade de consultoria

Outra necessidade do contador público atual é ser capaz de atuar também como consultor para auxiliar outros profissionais de áreas distintas que estão executando atividades contábeis. 


Além disso, implementar outros conhecimentos específicos ao controle público na gestão governamental é importante para que você possa começar a atuar como contador consultor do poder público.

Mantenha-se em constante atualização

Ser um contador público exige um amplo conhecimento que só pode ser adquirido por meio de constante atualização. Por isso, busque sempre se manter atento à todas as novidades do mercado, inclusive do setor público.


Leia também o ebook exclusivo sobre Consultoria Financeira e BPO e entenda como esse tipo de prestação de serviço funciona e quais suas principais vantagens.


Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas