O que é assessoria contábil?

Leia este conteúdo e aprenda como adotar as melhores práticas para oferecer assessoria contábil a empresas e como se tornar referência na área
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Quando existe, em uma empresa, a preocupação em se manter em dia com as obrigações fiscais e tributárias, uma assessoria contábil pode ser um diferencial.

Caso o negócio deixe esse ponto de lado, podem surgir diversos problemas no futuro, prejudiciais à imagem e finanças da empresa. Por isso, é fundamental que a gestão contábil seja feita da melhor maneira possível e por um profissional especializado.

Neste conteúdo, vamos aprender o que é assessoria contábil, quais suas funções, vantagens e muito mais. Acompanhe a leitura e confira como adotar as melhores práticas agora mesmo!

Banner conheça o sistema - gestão online

O que é assessoria contábil?

A assessoria contábil é uma prestação de serviços feita por profissionais especializados na área financeira, que possuem ampla experiência e qualificação.

Esses especialistas podem atuar tanto em escritórios de contabilidade quanto de maneira independente, oferecendo um leque de soluções que engloba desde a contabilidade até a gestão empresarial, auditoria, questões trabalhistas e previdenciárias, além de finanças e fiscalidades.

Este serviço é também frequentemente referido como consultoria financeira ou contábil.

Uma das principais atribuições da assessoria contábil é assegurar que a empresa esteja adequadamente enquadrada no regime fiscal correto, evitando assim problemas legais ou desperdícios financeiros por má gestão tributária.

Ainda, esses profissionais analisam e interpretam os eventos diários da empresa, sugerindo alterações que possam melhorar sua saúde financeira e, consequentemente, seu desenvolvimento global.

Como funciona a assessoria contábil?

A assessoria contábil oferece um suporte estratégico abrangente, focando a análise detalhada da situação financeira e contábil da empresa.

Além disso, facilita a tomada de decisões assertivas, definindo objetivos de negócios claros e alcançáveis baseados em um entendimento profundo do cenário financeiro da empresa.

Outro aspecto relevante é a otimização do tempo. Com uma equipe dedicada de especialistas, a empresa não precisa investir horas incontáveis tentando compreender complexidades legais ou ficar a par de atualizações constantes na legislação.

Esse tempo pode, por sua vez, ser melhor aplicado no crescimento do negócio e no desenvolvimento de seus colaboradores.

Qual a importância da assessoria contábil para as empresas?

A contabilidade empresarial tem papel estratégico em promover o crescimento sustentável e a eficiência operacional. A seguir, destacamos alguns motivos para escolher por uma assessoria contábil para empresas:

  • Conformidade fiscal e legal: garante que a empresa esteja em dia com suas obrigações tributárias e legislativas, evitando penalidades e multas que podem impactar financeiramente.
  • Tomada de decisão estratégica: a análise detalhada da situação financeira e contábil oferece subsídios para decisões mais informadas, alinhando as ações da empresa com seus objetivos de longo prazo.
  • Otimização de custos: identifica oportunidades de redução de despesas desnecessárias e sugere maneiras de alocar recursos de maneira mais eficiente, melhorando a margem de lucro.
  • Planejamento tributário: fundamental para identificar a carga tributária ideal, aproveitando legalmente todos os benefícios fiscais disponíveis, resultando em economia significativa.
  • Gestão de riscos: avalia e propõe medidas para mitigar riscos financeiros, operacionais e de mercado, protegendo a empresa contra surpresas desagradáveis.
  • Suporte no crescimento e expansão: fornece dados que apoiam a empresa durante fases de crescimento e expansão, assegurando que a estrutura contábil e financeira acompanhe esse desenvolvimento.

Vantagens de oferecer assessoria contábil

Ao oferecerem assessoria contábil, contadores desfrutam de uma série de vantagens significativas:

Posicionamento estratégico

Oferecer assessoria contábil permite ao contador transcender a visão tradicional de seu papel, posicionando-se como um consultor estratégico vital para o negócio. Este serviço eleva o contador além das funções básicas de compliance, para um parceiro que contribui diretivamente para o sucesso e estratégia da empresa cliente.

Relacionamento de longo prazo

A natureza consultiva da assessoria contábil fomenta um relacionamento mais profundo e duradouro com os clientes. Ao participar ativamente no planejamento e execução de estratégias financeiras, o contador se torna um elemento indispensável para o sucesso contínuo da empresa.

Diversificação de serviços

Esta vantagem permite ao contador atender uma variedade mais ampla de necessidades dos clientes, abrindo portas para novas oportunidades de negócio. A diversificação dos serviços oferecidos também ajuda a proteger o escritório de contabilidade contra flutuações do mercado, oferecendo estabilidade financeira.

Aumento da receita

A assessoria contábil, sendo um serviço de alto valor agregado, justifica a cobrança de honorários mais elevados. Isso se traduz diretamente em um aumento da receita para o escritório, ao mesmo tempo que reforça o valor percebido pelos clientes.

Melhoria da reputação

A eficácia da assessoria contábil na promoção do sucesso dos clientes contribui significativamente para a reputação do contador no mercado. Uma reputação forte atrai novos negócios e solidifica a confiança dos clientes existentes.

Atualização profissional

A necessidade de oferecer assessoria contábil de qualidade incentiva o contador a se manter atualizado sobre as últimas tendências, regulamentações e tecnologias no campo contábil e financeiro. Isso não apenas beneficia os clientes, mas também enriquece o conhecimento profissional do contador.

Otimização de processos internos

Ao identificar oportunidades de otimização nos negócios dos clientes, o contador pode aplicar aprendizados similares em seus próprios processos internos. Isso leva a uma operação mais eficiente e eficaz do escritório contábil.

Prevenção de problemas financeiros e legais

A habilidade de antever e mitigar potenciais problemas financeiros ou legais antes que eles se materializem é um benefício inestimável para os clientes. Isso não apenas evita custos desnecessários, mas também fortalece a posição do contador como um conselheiro confiável e proativo.

Quais as funções da assessoria contábil?

No Brasil, possuímos 63 tributos, 97 obrigações acessórias e 3.790 normas somente na planilha de impostos.

Por isso, é muito recomendado contar com um funcionário que esteja por dentro desse universo contábil para auxiliar da melhor maneira possível e evitar que a empresa caia na malha fina.

Para conhecer mais a fundo quais são as funções e responsabilidades de uma assessoria contábil, prossiga com sua leitura e adote as práticas em sua atuação contábil.

  • Expediente e repartições: essa categoria de serviços contábeis engloba todo o apoio necessário em trâmites junto a órgãos públicos, como abertura, fusão, cisão, e alterações contratuais de empresas. A escolha do regime tributário correto e o enquadramento no tipo de negócio ideal são apenas algumas das decisões fundamentais apoiadas pela assessoria contábil.
  • Organização da escrituração contábil: além de manter os livros contábeis em dia, esta função envolve a organização prévia dos documentos, a conciliação bancária, e a emissão de balancetes. Com a implementação do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), esse processo se tornou mais ágil, refletindo a importância da assessoria contábil na adaptação às inovações tecnológicas.
  • Processos fiscais e tributários: a complexidade dos tributos e obrigações fiscais no Brasil torna essa função uma das mais críticas. A assessoria contábil ajuda no cumprimento das obrigações, escolha do regime tributário adequado, e planejamento tributário estratégico, evitando gastos desnecessários e aproveitando oportunidades de economia fiscal.
  • Soluções de Recursos Humanos: desde o registro de colaboradores até a administração de folhas de pagamento e férias, a assessoria contábil facilita os processos de RH. Com a adoção do eSocial, tornou-se ainda mais relevante ter um suporte contábil eficiente para atender às exigências digitais e evitar complicações.
  • Orientação em gestão financeira: a análise detalhada da situação financeira da empresa, via balanços e índices financeiros, permite que a assessoria contábil ofereça dados valiosos para a tomada de decisão estratégica, melhorando a saúde financeira e operacional da empresa.
  • Consultoria nas áreas de custos: essa função apoia o processo de precificação de produtos e serviços, considerando todos os custos envolvidos, sejam eles fixos, variáveis, diretos ou indiretos. Uma consultoria eficaz nesta área é fundamental para garantir a lucratividade desejada.

Dicas de como oferecer o serviço de uma assessoria contábil 

Oferecer serviços de contabilidade de maneira eficaz exige atenção a detalhes cruciais que podem diferenciar seu serviço no mercado e atrair o tipo certo de cliente. Aqui estão algumas dicas estratégicas sem a necessidade de separação em subseções:

  • Visibilidade de mercado: tornar-se facilmente encontrado por potenciais clientes é o primeiro passo. Isso envolve construir uma presença forte em plataformas online e offline, além de ser ativo em redes profissionais e eventos do setor. Investir em conteúdo de qualidade que eduque seu público sobre a importância e os benefícios da assessoria contábil também pode ajudar a estabelecer sua autoridade no assunto.
  • Construção e manutenção de reputação: a reputação é essencial no mercado de assessoria contábil. Demonstrar por casos de sucesso e depoimentos de clientes a eficácia e a especialização do seu serviço em atender as necessidades específicas dos negócios pode aumentar a confiança dos potenciais clientes. Seja transparente sobre o que sua assessoria pode oferecer e como pode ajudar os negócios a crescerem e se manterem conformes com as regulamentações.
  • Adoção de tecnologia: a contabilidade digital não é mais uma opção, mas uma necessidade. Assegurar que sua assessoria esteja equipada com as melhores e mais atuais ferramentas digitais e de automação não só otimiza seu próprio trabalho, mas também adiciona valor ao serviço oferecido, proporcionando eficiência e acessibilidade aos clientes.
  • Análise de custo-benefício: oferecer um serviço que tenha um excelente custo-benefício na contabilidade para empresas é preciso. Isso não significa ser o mais barato, mas sim oferecer um serviço que traga retorno significativo sobre o investimento para o cliente. Entender e comunicar como sua assessoria pode contribuir para a lucratividade e a sustentabilidade financeira do negócio é chave para fechar contratos que sejam benéficos para ambas as partes.

Como a ideia aqui é que a sua empresa tenha uma evolução e benefícios, opte por uma prestação de assessoria contábil 2.0, que já se preocupe com automatizações de processos e emprego de ferramentas e tecnologias que otimizem o tempo e tarefas realizadas.

Facilite a assessoria contábil dos seus clientes com Omie!

Invista em um ERP de gerenciamento financeiro totalmente integrado e online, com ferramentas que ajudam bastante no dia a dia.

  • Produtividade acelerada: com a automação de tarefas rotineiras e a eliminação da papelada desnecessária, Omie permite que você concentre seu talento onde realmente importa: na consultoria estratégica e no crescimento do seu escritório.
  • Resultados ampliados: atenda a um número maior de clientes sem aumentar sua equipe, oferecendo serviços adicionais e gerando mais valor. A Omie transforma a contabilidade de uma função de suporte em um centro de lucro.
  • Tranquilidade garantida: com a gestão de ponta a ponta oferecida pela Omie, você tem uma visão clara e controle total sobre todas as operações contábeis, o que possibilita que você se concentre no que faz de melhor.

Conheça mais sobre como podemos ajudá-lo a revolucionar seu escritório contábil em Omie para Contadores. Junte-se a nós e seja parte da nova geração de contabilidade que não apenas acompanha a evolução do mercado, mas a lidera.

Banner experimente - reduza os custos e ganhe mais eficiência em suas operações

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Demonstrações contábeis
Entenda o que são e quais são os objetivos das demonstrações contábeis e saiba o que a lei diz sobre
rotinas contábeis
Descubra como otimizar as rotinas contábeis e o que priorizar em empresas do Simples Nacional e MEI.
Contador, você já parou para pensar por que oferecer uma consultoria contábil pode ser um grande diferencial para o seu