Cliente inadimplente: o que é e como cobrar da melhor maneira?

O cliente inadimplente atrapalha o equilíbrio financeiro da empresa, por isso é preciso saber qual a melhor forma de cobrar.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Lidar com o atraso de pagamento é um problema que atormenta a vida do empreendedor e afeta empresas de diferentes setores e portes. No entanto, é importante conhecer estratégias para cobrar o cliente inadimplente, a fim de evitar transtornos e desequilíbrios financeiros no negócio.

Quer saber como cobrar clientes da maneira mais eficaz, por que utilizar a régua de cobrança e ainda como prevenir a inadimplência na sua empresa? Acompanhe este artigo e confira as respostas para essas e outras questões.

O que é um cliente inadimplente?

O cliente inadimplente é aquele que tem uma dívida com a empresa, ou seja, que deixou de realizar um pagamento no prazo acordado.

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apontou que 78,3% das famílias brasileiras estavam inadimplentes em abril de 2023.

É um dado que mostra como a falta de pagamento dos clientes pode afetar em cheio as empresas, que precisam saber como lidar com o problema e como fazer a cobrança da forma correta para manter sua saúde financeira.

Como cobrar clientes inadimplentes?

O empreendedor sabe da necessidade de fazer a cobrança do cliente devedor. Todavia, essa não é uma situação confortável, visto que os motivos pela falta de pagamento podem ser variados, ou seja, a pessoa pode estar passando por um momento delicado.

Por outro lado, a empresa precisa manter suas contas em dia e honrar com suas obrigações. Então, como cobrar o cliente inadimplente da forma adequada? Veja a seguir!

Crie script de cobrança

Para que sua equipe possa se comunicar com fluidez com o cliente, o ideal é ter um script de cobrança. Trata-se de um guia para o atendente seguir na hora de conversar com a pessoa que está com o pagamento atrasado, seja por telefone ou WhatsApp. 

Assim, ele tem uma espécie de roteiro, quer dizer, uma sequência de mensagens para utilizar de acordo com as respostas do cliente.

Mas, cuidado, pois apesar de ser um modelo pronto do que falar, é necessário que a sua equipe aja de modo natural para construir um relacionamento mais próximo e de confiança nesse contato.

Tenha empatia e respeito

Como foi dito, é preciso construir um vínculo de proximidade no momento de fazer a cobrança, por isso os atendentes devem ter empatia e respeito. Desse modo, é necessário se colocar no lugar do cliente para entender o motivo da dívida e, com isso, buscar caminhos em que ambos os lados saiam ganhando.

Logo, sua equipe precisa ser bem treinada para não levar a conversa para o lado pessoal, pois, mesmo diante de ofensas do cliente, é preciso manter a calma e ser sempre cordial, mostrando que a empresa está disposta a colaborar e oferecer meios de resolver a situação.

Tenha em mente que utilizar qualquer forma de constrangimento ou ameaça no momento de lidar com o cliente fere o Código de Defesa do Consumidor, ou seja, pode trazer problemas sérios para sua empresa.

Tente negociar 

Uma saída para sua empresa fazer cobranças de forma eficaz é estar aberta para fazer negociações. Nesse ponto, o atendente precisa entender as razões pelo atraso de pagamento e a real condição da pessoa. 

Com essas informações, é possível propor acordos, como aumentar o prazo de pagamento sem incidência de juros ou até mesmo oferecer o parcelamento do valor devido para que a empresa consiga reaver esses recursos de alguma forma.

banner cta empreendedor

Estratégias para evitar inadimplências

Fazer a cobrança de clientes inadimplentes não é uma tarefa simples, porém, com algumas estratégias, esse processo pode ficar mais ágil. Confira a seguir.

Faça gestão de cobranças

Sua empresa precisa gerenciar os atrasos de pagamentos e, para isso, pode contar com a tecnologia, utilizando uma régua de cobrança. Trata-se de uma ferramenta automatizada que envia notificações de vencimento aos clientes, com um cronograma que tem datas específicas para mandar esses lembretes.

O objetivo é promover um fluxo de comunicação, garantindo um relacionamento mais próximo e transparente com seus clientes, o que facilita a gestão de cobranças na sua empresa e reduz os problemas com atrasos de pagamento.

Mande mensagens lembrando o cliente

Caso você não utilize a ferramenta de régua de cobrança, pode se organizar para enviar mensagens, por e-mail, WhatsApp ou SMS, lembrando o cliente de que o vencimento do pagamento será daqui a dois dias, por exemplo.

Essa estratégia é importante para evitar casos de inadimplência daqueles clientes que simplesmente esquecem que tem um boleto ou mensalidade que vai vencer.

Crie ações para motivar os clientes que pagam em dia

Existem clientes que são classificados como esquecidos, mas também existem aqueles que são maus pagadores. Nesse contexto, é interessante que a sua empresa valorize quem tem o comportamento oposto, ou seja, os chamados bons pagadores.

Você pode oferecer descontos especiais, cashback ou outras vantagens para as pessoas que pagam em dia de forma a motivar que elas continuem comprando com você, ou seja, como uma estratégia de fidelização.

Como evitar ter um cliente devedor?

O empreendedor pode se prevenir da inadimplência, adotando medidas simples. A primeira delas é, justamente, fazer a análise de crédito de seu cliente para entender quais são suas condições e histórico em relação às dívidas. Assim, você descobre qual é o perfil dele e se ele tem como arcar com o valor da compra.

Uma outra forma de evitar ter um cliente devedor é priorizar as vendas no cartão de crédito ou débito. Apesar das taxas embutidas nessa forma de pagamento, caso a pessoa deixe de pagar, isso não será um transtorno para sua empresa e sim para a administradora de cartões, ou seja, você se protege financeiramente.

Além disso, para evitar a situação do cliente inadimplente, você pode contar com a Omie, que conta com uma tecnologia completa e fácil de usar para fazer o acompanhamento das cobranças e manter a saúde financeira da sua empresa em dia.

Quer ter mais tranquilidade e simplicidade para gerenciar sua empresa? Fique por dentro de todas as vantagens de adotar o sistema de gestão empresarial Omie!

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
One Stop Shop
O One Stop Shop é um modelo de negócio que pode aumentar suas vendas e melhorar a experiência do cliente.
Notebook aberto em boleto bancário
Descubra como funciona o boleto bancário e como essa forma de pagamento traz vantagens para sua empresa
O que é empreendedorismo: pessoas entrando em portal em forma de chave
Conheça mais sobre as características do empreendedorismo e saiba como ter sucesso no seu negócio.