Como divulgar uma franquia? Veja 4 dicas de marketing

Saiba como aumentar os lucros da sua franquia com 4 estratégias de marketing que vão transformar seu negócio!
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A franquia é um dos modelos de empreendimento que mais tem crescido nos últimos anos, pois oferece grande rentabilidade a partir da concessão de direitos de uma marca existente a um novo empreendedor. Em um mercado cada vez mais acelerado, saber como divulgar uma franquia irá definir o rumo dos negócios.

Estabelecer uma franquia requer adaptação a uma relação de mútuo benefício em que o franqueado busca aumentar seus ganhos e conseguir a expansão da rede do franqueador. Além disso, é um meio de fortalecer os canais de comunicação e a identidade da marca.

Uma rede possui muitas franquias, mas algumas podem se destacar. Isso vai depender da gestão do empreendedor responsável, das estratégias de marketing aplicadas e se estas estão alinhadas ao público-alvo, persona e modalidade de trabalho.

Para auxiliar a entender melhor o papel do marketing, quais os principais erros e como estar ainda mais próximos dos clientes com os conhecimentos mais recentes, confira 4 dicas essenciais a seguir. Boa leitura!62a1f7437a5e6b5e2f216d35 CTA Banner Empreendedor 2 opt2 v2 80 1

Por que investir na divulgação da sua franquia?

Toda empresa sobrevive com a entrada de receitas e, dependendo do seu ramo de atuação, é preciso fazer uma busca constante por novos clientes, para que ajudem a manter e desenvolver seus negócios.

Nesse sentido, para que outras pessoas conheçam seus produtos e serviços, é fundamental investir na divulgação da sua franquia. Assim, é possível:

  • Gerar interesse e atingir mais clientes, tornando a franquia mais relevante.
  • Garantir a expansão, passo almejado por todo empreendedor.
  • Possibilitar a captação dos leads, ou seja, os potenciais clientes mais qualificados, aqueles que têm maior probabilidade de se fidelizarem à marca.
  • Ganhar tempo no atendimento dos clientes e na operação da empresa. Enquanto aprimora seus serviços, as ações de marketing estarão trabalhando para trazer novas pessoas e aumentar lucros.

Afinal, como divulgar uma franquia?

Agora que você já sabe dos benefícios de divulgar sua franquia, vamos ver como fazer isso na prática. Lembrando que cada negócio pede uma estratégia diferente, então, avalie o que faz mais sentido para sua situação.

Apesar de estarmos em um mundo ultraconectado, as estratégias devem estar em diversas frentes. Um exemplo são as ações de marketing off-line, muito eficazes em alguns casos. Entenda seu público-alvo e veja qual das opções a seguir é mais vantajosa:

1. Marketing digital

Uma das estratégias que mais tem crescido nos últimos anos, o marketing digital permite que você divulgue sua franquia na internet e alcance consumidores em todos os lugares — o que é excelente se seu modelo de negócio é home office.

No marketing digital, você pode marcar presença nas redes sociais, fazer anúncios no Google Ads e trabalhar com e-mail marketing. Além disso, é possível chegar aos clientes por meio do marketing de conteúdo, levando informação relevante e persuadindo por meio de estratégias que não custam nada em termos de anúncios.

Desenvolver uma estratégia eficaz para aproveitar os benefícios que a técnica traz depende de um conhecimento das personas, isto é, os compradores ou consumidores ideais de seu negócio.

Nas redes sociais, mostre o que você vende, traga depoimentos de outros clientes satisfeitos e incentive as pessoas a interagirem e marcarem sua franquia. Em campanhas de e-mail marketing, ofereça descontos, divulgue promoções e leve conteúdos mais aprofundados, ajudando os clientes a decidirem pela sua empresa.

Faça combinações inteligentes das estratégias de marketing digital, considerando o alcance e investimento de cada uma delas. Unir várias abordagens pode aumentar o alcance dos serviços e possíveis clientes.

2. Materiais gráficos e merchandising

Se sua franquia possui algum espaço físico, como loja e quiosque, pode ser interessante investir em materiais gráficos. De panfletos para entrega na região até a criação de uma fachada que destaque sua empresa, o objetivo é tornar o local mais conhecido e facilmente reconhecido pelos clientes.

Por outro lado, é preciso cuidar também da organização da loja ou quiosque, buscando apresentar os produtos de forma atrativa, valorizando-os e deixando o espaço mais agradável para o público.

Em todos os casos, sempre busque a orientação da franqueadora sobre a melhor forma de apresentar a franquia e respeite a identidade visual da empresa, pois isso é fundamental para a identificação por parte dos clientes, criando neles uma memória sobre a marca.

3. Assessoria de marketing

Dependendo do tamanho da sua franquia, pode ser mais vantajoso contratar uma assessoria de marketing, que ajudará na orientação de ações e projetos de comunicação a serem desenvolvidos. Veja os principais benefícios:

  • Contar com um serviço especializado e eficaz;
  • Garantir os melhores resultados com uma equipe à disposição;
  • Atuar de maneira competitiva com outros empreendimentos, sejam franquias ou não;
  • Atuar com base em técnicas e dados comprovados.

Pesquise por opções de assessorias e busque referências com outros clientes sobre o que foi feito e quais foram os resultados. Essa é a etapa em que o networking mostra-se valioso. Com base nisso, você poderá analisar qual estratégia compensa mais.

4. Conte com o suporte de marketing do franqueador

Ao adquirir uma franquia, é muito importante analisar como é o marketing oferecido pela franqueadora. O ideal é que a matriz ofereça todos os materiais necessários para as divulgações a serem realizadas.

Assim, é mantido o padrão de comunicação para todas as franquias e você pode contar com o conhecimento da empresa sobre seu público para divulgar os produtos e serviços.

No caso das franquias da Omie, todos os materiais que o empreendedor precisa para as ações de marketing são disponibilizados pela empresa, facilitando a aplicação das estratégias de comunicação.

Torne sua franquia mais conhecida

Neste artigo, foram apresentadas as melhores estratégias para divulgação de franquias, porque optar por esse investimento e como manter a atenção e relevância no mercado por ser um diferencial frente à concorrência.

Como existem diversas estratégias de marketing, é muito importante analisar o que faz mais sentido para seu negócio e contar com o apoio da franqueadora ao longo do processo. Isso inclui saber seu público-alvo e em quais serviços gostaria de atuar.

Por mais que a franquia adquirida seja de uma empresa grande e já reconhecida no mercado, é preciso divulgar seu negócio para que os clientes cheguem até você. Da mesma forma, ao definir as metas e estratégias, o empreendedor que optar pela franquia deve considerar diversas opções, incluindo novos formatos de franquias, como as de tecnologia.

Conheça a franquia de tecnologia da Omie, uma opção de qualidade, segurança e eficiência para investir nessa modalidade que tem dominado o mercado. Além disso, siga aprendendo sobre esse e outros temas do mundo dos negócios no Blog Omie.

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