Como usar o QR Code no meu negócio?

Entenda como o QR Code pode ser usado para promover e melhorar o seu negócio e veja diversos benefícios.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Atualmente, usar o QR Code no seu negócio pode ser uma ótima maneira de aumentar a eficiência e a produtividade, podendo ser usado para aumentar a velocidade de transferência de dados, simplificar tarefas repetitivas e aprimorar a experiência do cliente. 

Parece complicado? Então acompanhe este artigo e entenda como com o avanço da tecnologia as empresas têm visto nesta prática a oportunidade para aumentar a visibilidade e o alcance de suas marcas; veja como criar e utilizar o QR Code no seu negócio, beneficiando-se de forma progressiva.

O que é QR Code?

O QR Code (Quick Response Code ou, em português, Código de Resposta Rápida) é um tipo de código de barras bidimensional que armazena informações codificadas sobre um produto ou serviço, sendo amplamente usado para armazenar informações como URLs, e-mails, endereços, números de telefone e outras informações. Pode ser lido por scanners especiais ou por câmeras de celulares.

Foi criado em 1994 pela empresa japonesa Denso Wave como uma solução de armazenamento de dados de forma mais rápida e eficiente. Esta empresa criou o padrão de código de barras bidimensional chamado QR Code como uma forma de aumentar a velocidade de leitura de um código de barras. A ideia inicial era facilitar o processo de rastreamento de peças e componentes de automóveis. Essa inovação gerou uma transformação digital, sendo bem aceita e expandindo-se para inúmeros segmentos.

Os benefícios do QR Code

Um QR Code é composto por uma matriz de pequenos blocos pretos e brancos que podem ser lidos por dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Dessa forma, quando um usuário utiliza a câmera de seu smartphone para digitalizar o QR Code, as informações armazenadas nele são automaticamente exibidas. 

Essas informações podem incluir URLs, links para sites, informações de contato, informações de localização e outros dados de um serviço ou produto.

As vantagens de se utilizar este código são muitas. O QR Code pode armazenar e transmitir grandes volumes de dados de forma mais rápida e fácil do que o código de barras tradicional. Além disso, pode ser rapidamente lido por smartphones, tablets e outros dispositivos eletrônicos, economizando tempo e esforço.

Outro ponto positivo é que o código pode ser personalizado com imagens, cores e formas diferentes para se adequar às necessidades de marketing e comunicação da sua empresa, gerando mais identidade visual e diferenciação. 

Além disso, os dados armazenados no QR Code são criptografados, tornando-o uma ótima opção para garantir a segurança da informação e evitar hacking. E o melhor de tudo: você não terá custos, pois o QR Code é gratuito e pode ser facilmente criado e compartilhado, ajudando a ampliar o alcance da sua campanha de marketing. Seu cliente apenas precisa ter um leitor de QR Code.

Em suma, você e sua empresa são amplamente beneficiados:

  • Otimização do tempo: oferece aos usuários a capacidade de acessar informações rapidamente, economizando esforço e contribuindo para a gestão de tempo;
  • Facilidade de uso: são extremamente fáceis de usar, pois os usuários só precisam escanear o código para obter o conteúdo;
  • Compatibilidade: os códigos QR estão disponíveis em diferentes tipos de dispositivos e plataformas, o que os torna acessíveis para todos os usuários e ajudam a aumentar a satisfação do cliente;
  • Estatísticas: os códigos oferecem aos usuários a capacidade de coletar dados e estatísticas sobre quantas vezes o código foi escaneado, o que permite que os usuários acompanhem o desempenho do código.
  • Acessibilidade: os códigos QR são extremamente acessíveis, podendo ser facilmente impressos em qualquer material de marketing;
  • Segurança: podem ser criptografados para oferecer maior segurança e proteger as informações confidenciais.

Diferentes formas de usar o QR Code

Existem diferentes formas de utilizar o QR Code. Veja:

  • Pagamento online ou via pix: um código QR Code pix pode ser usado para pagamentos móveis, permitindo que os usuários façam pagamentos com seus smartphones por pix rapidamente.
  • Acessar as redes sociais e o site: os códigos QR podem ser usados para incentivar os clientes a entrarem em contato com eles, acessarem seus sites ou obterem mais informações sobre seus produtos e serviços.
  • Nota fiscal eletrônica para o consumidor: na logística, um QR Code Nota Fiscal pode ser usado para rastrear e controlar o movimento de mercadorias.
  • Preencher formulários: para seu marketing, os códigos QR podem ser usados para compartilhar informações com os usuários, como cupons de desconto, links para vídeos, promoções e muito mais.
  • Cardápio online: quando o cliente digitalizar o código, ele será direcionado para sua página de cardápio online, que permite verificar os preços e descrições dos itens e adicionar os itens desejados ao carrinho de compras.
  • Conectar o wifi: se o estabelecimento possui um roteador wifi habilitado com QR Code wifi, o cliente poderá acessar a rede automaticamente apontando seu celular.
  • Instruções: pode ser usado para fornecer instruções de forma simples e rápida e, ainda, pode usar um código QR para direcionar o usuário para visualizar um vídeo tutorial, por exemplo.
  • Solicitar a avaliação: após criar seu QR Code online, imprima-o e coloque-o em locais visíveis para os seus clientes, como a parte de trás de uma fatura ou em seu site, por exemplo. Quando um cliente digitalizar o código QR, ele será direcionado para a sua página de avaliação de serviço ou produto. Dica: peça aos seus clientes que preencham a pesquisa de avaliação de serviço para ajudá-lo a melhorar a qualidade do seu serviço.

Como criar o QR Code?

Para gerar QR Code, é necessário usar um gerador de códigos QR. Existem vários sites para criar QR Code gratuitos disponíveis na internet, que podem ser usados ​​para criar facilmente um código. 

A seguir, conheça os passos básicos para criar um código QR:

  1. Abra o gerador de códigos QR e selecione a opção para criar um novo código.
  2. Insira o conteúdo que você deseja codificar no código. Por exemplo, você pode digitar um URL, texto, número de telefone, código de barras ou outras informações.
  3. Selecione as opções de tamanho, cor e formato desejados para o seu código QR.
  4. Clique no botão “Gerar” para criar o código.
  5. Salve o código em seu computador. Você pode imprimir o código ou usá-lo em qualquer outro lugar que desejar. Pronto!

QR Code: uma solução prática para conectar e expandir seus negócios

Usar QR Codes no seu negócio é uma maneira simples e ao mesmo tempo eficaz de aumentar a divulgação e o engajamento da sua marca. 

Se tem uma coisa que não tem volta é o mundo digital. Para sua empresa se destacar, é necessário estar sempre atualizado nas tendências do mercado e na tecnologia, como ferramentas indispensáveis ao seu crescimento, por isso, é indispensável incentivar seus clientes a participar de ações como ler QR Code.

Para manter seu conhecimento em dia, confira o Blog Omie e navegue por nosso conteúdo relevante sobre o mundo do empreendedorismo, contabilidade, tecnologia e muito mais. Tudo o que você precisa para se manter conectado com as tendências em um só lugar.

Banner para experimentar o sistema

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
calendário de vendas: caneta circulando datas comemorativas
Se antecipe para as principais datas comemorativas do ano e as oportunidades que elas oferecem para o comércio.
tecla de computador Cyber Monday com carrinho de compras
Cyber Monday: uma data importante após a Black Friday para o e-commerce potencializar as vendas com promoções e ofertas!
Venda de infoprodutos: mão segurando alvo com flecha
Saiba tudo sobre o tema, quais as principais vantagens e desafios da venda de infoprodutos, além de como funcionam na