O que é contabilidade gerencial? Vantagens de oferecer esse serviço!

Entenda como o serviço de contabilidade gerencial pode ser um diferencial competitivo para escritórios contábeis, melhorando seus resultados e ajudando seus clientes.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Uma das bases para que um negócio seja bem-sucedido é a utilização da contabilidade gerencial. Além de envolver a contabilidade financeira, ela permite uma análise completa e detalhada da situação da companhia com base em dados e métodos seguros.

Para ajudar em todo esse processo, o papel do contador é fundamental. Afinal, ele é quem possui experiência e conhecimento sobre o assunto, operando a contabilidade e direcionando as ações.

Vamos abordar vantagens em oferecer a contabilidade gerencial para empresas, mostrando como o contador pode apoiar os clientes com os seus serviços. Boa leitura!

Banner conheça o sistema - gestão online

O que é contabilidade gerencial?

A contabilidade gerencial é um dos tipos de contabilidade que consiste em um conjunto de ações e procedimentos contábeis que, além de realizar as operações financeiras, reúnem dados sobre a gestão da empresa. Isso facilita a tomada de decisão estratégica por parte dos gestores.

Esses dados podem ser analisados junto a outras informações financeiras, favorecendo processos, como a precificação de produtos e serviços e as metas a serem alcançadas. Assim, os gestores têm um panorama mais definido, o que pode gerar ações para aproveitar oportunidades ou mitigar ameaças identificadas.

Qual é a função da contabilidade gerencial?

A contabilidade gerencial é como o “cérebro financeiro” de uma empresa. Ela ajuda os gerentes e donos de negócios a tomar decisões inteligentes sobre como administrar suas empresas de forma mais eficaz.

Entre as funções da contabilidade gerencial estão:

  • acompanhamento de desempenho;
  • planejamento e orçamento;
  • tomada de decisão;
  • controle interno.

A importância da contabilidade gerencial

O conceito de contabilidade gerencial traz diversas vantagens para um negócio, atuando em muitas frentes. Ela ajuda os gerentes a entenderem e controlarem suas finanças de maneira inteligente.

Tomada de decisão estratégica

A contabilidade gerencial fornece informações vitais para os gerentes tomarem decisões inteligentes sobre como administrar o negócio. Com dados financeiros precisos e atualizados, os gerentes podem decidir onde investir, onde cortar custos e como melhorar a lucratividade.

Planejamento estratégico

Ela ajuda a empresa a planejar para o futuro. Os gerentes podem usar os relatórios contábeis para criar orçamentos, estabelecer metas financeiras e desenvolver estratégias para alcançar o sucesso a longo prazo.

Avaliação de desempenho

A contabilidade gerencial permite que os gerentes avaliem o desempenho da empresa e de diferentes áreas dentro dela. Isso ajuda a identificar o que está funcionando bem e o que precisa ser melhorado.

Controle de custos

Ela ajuda os gerentes a controlarem os custos e a maximizarem os lucros. Ao analisar os custos de produção, vendas e operações, é possível identificar maneiras de reduzir desperdícios e aumentar a eficiência.

Transparência financeira

A contabilidade gerencial promove a transparência financeira dentro da empresa. Todos os envolvidos na gestão do negócio têm acesso às mesmas informações financeiras, o que ajuda a evitar mal-entendidos e conflitos.

Cumprimento de normas, regras e regulamentos

Ela dá suporte à empresa para cumprir com regulamentos financeiros e obrigações legais. Isso é importante para evitar penalidades e manter a reputação da empresa.

Libere seu crescimento - banner omie desplanilhe-se

Qual o papel do contador na contabilidade gerencial?

O contador desempenha um papel fundamental na contabilidade gerencial. Ao colocar em prática a contabilidade gerencial, sua atuação é de um parceiro valioso para os gerentes e líderes da empresa.

O contador é responsável por coletar e registrar todos os dados financeiros da empresa. Isso inclui informações sobre vendas, despesas, investimentos e muito mais. Eles garantem que todos os números estejam corretos e atualizados.

Ele também analisa os dados financeiros para identificar tendências, padrões e áreas de oportunidade ou preocupação. Ajuda os gerentes a entenderem o significado por trás dos números e a tomar decisões informadas com base nessa análise.

Os contadores preparam relatórios financeiros personalizados para os gerentes. Esses relatórios fornecem informações críticas sobre o desempenho financeiro da empresa e ajudam os gerentes a monitorarem o progresso em relação às metas e objetivos estabelecidos.

Com base em sua experiência e conhecimento financeiro, o contador oferece consultoria e recomendações aos gerentes. Isso pode incluir sugestões para melhorar a lucratividade, reduzir custos, otimizar o fluxo de caixa e muito mais.

Vantagens de oferecer o serviço de contabilidade gerencial para as empresas

Não são somente as empresas que têm muito a ganhar com a contabilidade gerencial: o contador e seu escritório podem ter ganhos significativos. Essa gestão contábil pode ser um diferencial competitivo frente aos seus concorrentes.

Um dos pontos de destaque para o contador que oferece esse serviço é a retenção da empresa em sua carteira de clientes. Como a contabilidade gerencial atua estrategicamente nas empresas, o contador pode ser igualmente estratégico, gerando valor e mantendo a empresa mais tempo na casa, aumentando sua receita recorrente.

Ao aumentar o Lifetime Value (LTV), ou tempo de vida do cliente no seu escritório, você também cria novas chances de oferecer um upsell. Isso significa que você pode oferecer novos serviços conforme identificar necessidades.

Outro ponto é a possibilidade de ampliar o número de empresas atendidas. Ao fazer um excelente trabalho, com entregas de alto valor, o networking entre empresários pode abrir diversas portas e oportunidades de novos negócios.

Vale salientar que a indicação de clientes é uma estratégia muito mais barata e que exige muito menos esforço. Por meio dela, seu Custo de Aquisição de Clientes (CAC) diminui consideravelmente e, por consequência, seu retorno aumenta.

Em todos esses cenários, o que podemos destacar é o fato de você não ficar dependente de atrair novos clientes para garantir uma receita mensal. Isso significa menos preocupação e muito mais motivação e dedicação para fazer seu negócio decolar!

Qual a diferença da contabilidade gerencial para a tradicional?

De forma simplificada e de fácil entendimento, pode-se elencar as diferenças entre a contabilidade tradicional e a contabilidade gerencial da seguinte forma:

Contabilidade tradicional

A contabilidade tradicional se concentra principalmente em registrar e relatar as transações financeiras passadas da empresa. Seu objetivo principal é fornecer informações financeiras precisas para fins externos, como acionistas, credores e autoridades fiscais.

Seu objetivo principal é fornecer informações financeiras precisas para fins externos, como acionistas, credores e autoridades fiscais. Geralmente produz relatórios financeiros padronizados, como o balanço patrimonial, demonstração de resultados e fluxo de caixa.

Contabilidade gerencial

A contabilidade gerencial está mais interessada no uso interno da informação financeira. Seu objetivo principal é fornecer informações úteis e relevantes para os gestores e proprietários da empresa para ajudá-los a tomar decisões informadas.

Os principais usuários da contabilidade gerencial são os próprios gestores e proprietários da empresa. Os relatórios são mais flexíveis e adaptados às necessidades específicas da empresa. Eles podem incluir análises de custos, orçamentos, previsões e métricas de desempenho.

Assim, enquanto a contabilidade tradicional se concentra em relatar transações passadas para usuários externos, a contabilidade gerencial é mais voltada para o uso interno da informação financeira para ajudar na gestão e tomada de decisões. É como comparar olhar pelo retrovisor (contabilidade tradicional) com olhar pelo para-brisa (contabilidade gerencial) quando se trata de dirigir uma empresa.

Tecnologia como aliada da contabilidade gerencial

A tecnologia é uma aliada imprescindível nos escritórios de contabilidade. Ela se torna ainda mais relevante na prestação do serviço de contabilidade gerencial: afinal, o registro e o acompanhamento dos dados em tempo real é o coração dessa entrega.

O uso de recursos tecnológicos permitem que tarefas repetitivas e demoradas, como lançamento de dados e cálculos manuais, sejam automatizadas. Isso libera tempo para os contadores se concentrarem em atividades mais estratégicas e de maior valor agregado.

Um sistema de gestão que atenda as demandas do dia a dia dos contadores é um parceiro imprescindível. Afinal, ele permite que seja desempenhado um papel fundamental na modernização e eficiência dos escritórios de contabilidade, contribuindo na oferta de serviços de alta qualidade, precisos e seguros para seus clientes.

Omie é o sistema contábil que você busca para agilizar, modernizar e organizar seus serviços contábeis. Com módulos desenvolvidos considerando a realidade do segmento, o software da Omie está preparado para te ajudar a gerar mais valor para os seus clientes.

Perguntas frequentes sobre contabilidade gerencial

Ainda com dúvidas sobre contabilidade gerencial? Separamos as questões mais buscadas que podem te ajudar!

Qual é a função da contabilidade gerencial?

A função da contabilidade gerencial é fornecer informações financeiras internas precisas e relevantes para ajudar os gestores e proprietários na tomada de decisões estratégicas, visando a maximização dos resultados e o crescimento sustentável da empresa.

O que é contabilidade gerencial?

A contabilidade gerencial se concentra no uso interno de informações financeiras para ajudar na tomada de decisões e no gerenciamento eficaz dos negócios. Seu objetivo é fornecer informações úteis e relevantes, auxiliando na avaliação do desempenho, planejamento financeiro e alocação de recursos.

Quais são as principais características da contabilidade gerencial?

As principais características da contabilidade gerencial incluem a orientação para uso interno, foco na tomada de decisões, fornecimento de informações relevantes e oportunas, flexibilidade na elaboração de relatórios e ênfase no planejamento e controle das operações empresariais para atingir metas e maximizar resultados.

Contabilidade gerencial: estratégia e diferenciação

Ficou claro como a contabilidade gerencial é um diferencial competitivo de peso para as empresas que a utilizam e, principalmente, para os contadores que oferecem esse serviço. É por meio dela que se pode fazer entregas relevantes e gerar valor para seus clientes. 

Contabilidade gerencial com tecnologia de ponta é receita de sucesso, sem dúvidas. Por isso, conheça mais sobre como o sistema Omie para contadores está pronto para ser um parceiro do seu negócio contábil.

Banner experimente - simplifique sua rotina e integre todas as áreas da sua operação

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
painel do contador
Saiba o que é o Painel do Contador, como ele funciona na prática e a quais módulos do sistema Omie
Modelo de proposta comercial
Um modelo de proposta comercial bem elaborado pode fazer toda a diferença na hora de fechar um contrato e demonstrar
funcionários conversando sobre Ponto de equilíbrio contábil
Você pode gerar valor para seu cliente ao ajudá-lo a definir o ponto de equilíbrio contábil. Saiba mais sobre sua