D2C: o que é e como usar essa estratégia no seu negócio?

Significado de D2C, como funciona na prática, além das vantagens que pode trazer para as vendas do negócio.
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D2C significa direct to consumer e se trata de um modelo de vendas no qual a negociação é feita diretamente com o consumidor final, sem a necessidade de intermediários. Nesse caso, grandes indústrias, importadoras e distribuidoras também abrem seu negócio para vendas ao consumidor final, o que pode ser uma ótima estratégia para aumentar o consumo da marca.

Esse tipo de estratégia está ganhando cada vez mais força no mercado mundial. Pensando nisso, criamos este conteúdo para explicar mais sobre o D2C, como funciona e de que forma ele pode ser uma ótima estratégia de crescimento para a sua empresa. Acompanhe!

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O que é D2C?

Trata-se de uma estratégia de vendas que busca realizar a venda de produtos ao consumidor diretamente pela empresa, sem contar com a intermediação de uma loja, por exemplo. Essa estratégia tem como grande objetivo aproximar o consumidor da marca e garantir uma cartela de clientes mais fiel, já que quem compra estará em contato direto com a empresa que produziu.

Há alguns anos, esse modelo de vendas não era tão lucrativo como atualmente, já que a venda direta requer o investimento em espaço físico, equipe de vendas, entre muitos outros custos. Hoje, todos esses empecilhos podem ser contornados com o uso da internet, uma vez que as vendas podem ser feitas inteiramente por meio de plataformas de e-commerce, o que requer um investimento muito menor.

O D2C pode ser feito 100% online, o que é chamado de DNVB (Digitally Native Vertical Brand), off-line, ou os dois modos simultaneamente, o que é chamado de omnichannel, ou até mesmo por meio do varejo físico.

Vale ressaltar que uma mesma empresa pode fazer uso de estratégias de vendas diferentes, ou seja, uma parte de sua mercadoria pode ser revendida por uma loja ou representante, enquanto que outra parte dos produtos pode ser vendida diretamente ao consumidor, por meio do D2C.

D2C, B2C, B2B

Além do D2C, no mundo empresarial, existem algumas siglas que determinam o tipo de modelo de vendas adotado por cada empresa, o que pode variar de acordo com o produto ou serviço vendido, seu público-alvo ou estratégia de vendas. Veja na sequência as características das empresas B2B e B2C: 

B2B

No B2B (business to business ou de negócio para negócio), a empresa foca em vender seus produtos para outras empresas, ou seja, para o mercado corporativo. Um e-commerce B2B deve encontrar formas de dialogar com empresas que buscam comprar seus produtos, já que a organização que vende assumirá o papel de fornecedora.

B2C

No modelo de vendas B2C (business to consumer ou do negócio para o consumidor), as vendas são feitas pelo varejista, que fica encarregado de entregar o produto ou serviço diretamente ao consumidor. Um e-commerce B2C é diferente do D2C porque, no segundo, o fabricante tem papel principal em todas as etapas da cadeia de produção.

Vantagens D2C

O modelo de vendas D2C traz diversas vantagens para o cliente e também para o consumidor, como:

  • Simplicidade do processo e redução de custos: por ter mais controle sobre todo o sistema de produção e distribuição dos produtos, a empresa tem mais liberdade para aperfeiçoar processos, cortar gastos e garantir que a venda seja feita ao consumidor final de forma mais simples e com preços mais competitivos;
  • Maior proximidade com o cliente: ao estar em contato direto com o consumidor final, a empresa pode familiarizar seu público-alvo com a marca, além de conseguir fazer uma melhor coleta de dados de consumo para ofertas mais efetivas, testar e desenvolver novos produtos, o que não seria possível de maneira tão direta se houvesse a presença de um intermediário;
  • Maior controle da cadeia de produção: O modelo de vendas D2C garante muito mais autonomia à empresa em todas as etapas da cadeia de produção e distribuição dos produtos, sendo possível ajustar o funcionamento da marca para obter melhores resultados.

Pontos de atenção no D2C

Existem também alguns pontos que devem ser considerados e que podem dificultar esse processo:

  • Burocracia: É preciso verificar se a documentação da empresa permite esse tipo de negócio, já que a atividade de venda direta é específica e precisa ser regulamentada. Para contornar essa situação, é possível fazer alterações no CNPJ ou até mesmo criar um novo;
  • Estrutura interna: Ao decidir focar no consumidor final na hora de vender seus produtos, pode ser que seja necessário fazer alguns ajustes internos para alcançar os objetivos esperados. Mudanças de estoque, estratégias de marketing e área de suporte e atendimento são alguns exemplos de áreas que podem exigir nova estruturação.

Como usar D2C em suas estratégias?

Para se aproximar do cliente e fazer esse modelo de vendas dar certo, é necessário aplicar algumas estratégias:

  • Serviço: é preciso contar com uma boa estrutura de serviço e atendimento ao cliente, oferecendo um sistema bem estruturado e capaz de suprir as expectativas e demandas dos clientes diretos. O papel do chatbot  não deve ser menosprezado, já que é uma ferramenta que faz uso da tecnologia para otimizar processos e obter melhores resultados;
  • Stories: esse recurso digital é uma ótima forma de agregar valor ao seu cliente, já que, quando utilizado de maneira estratégica, é possível estabelecer uma relação mais próxima com o consumidor e aumentar seu nível de exposição com a marca;
  • Social: utilizar as redes sociais de forma geral a seu favor pode ser a chave para impulsionar o crescimento da marca. Uma ótima forma de fazer isso é unir a produção de conteúdo relevante e interessante aos diferentes tipos de anúncios de vendas;
  • Soluções: para prosseguir com esse tipo de modelo de vendas, é preciso se preparar, principalmente no que diz respeito ao controle de estoque. Agora que a empresa fica responsável por toda a cadeia de vendas e produção, é necessário garantir mercadoria suficiente para a demanda.

Tenha mais controle sobre a trajetória da sua empresa

O D2C é uma ótima estratégia para empresas que buscam um contato mais direto com o cliente, além de maior domínio sobre a cadeia de produção e distribuição de seus produtos, consolidando sua marca no mercado.

Esse modelo de vendas pode ser melhor administrado com o auxílio de um sistema ERP, já que:

  • otimiza processos burocráticos;
  • analisa dados importantes para o crescimento do negócio e manutenção da qualidade;
  • automatiza o controle de estoque, tão importante nesse modelo de negócios;
  • oferece outras tarefas que permitem uma gestão muito mais focada e produtiva.

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