6 desafios na venda de infoprodutos

Saiba tudo sobre o tema, quais as principais vantagens e desafios da venda de infoprodutos, além de como funcionam na prática.
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A rapidez com que as informações circulam no mundo atual faz com que cada vez mais as pessoas estejam em busca de novos conhecimentos, quer seja por interesse pessoal ou para incrementar suas habilidades profissionais. Nesse cenário, é muito importante ressaltar a importância das vendas de infoprodutos como um nicho de mercado altamente rentável.

Os infoprodutos são todos os materiais com teor educacional disponibilizados de forma gratuita ou paga, e vêm transformando a maneira com que as pessoas estudam e se informam. Isso inclui, por exemplo, ebooks, webinars, apostilas e cursos online sobre os mais diversos temas e áreas do conhecimento.

A relevância desse tipo de produto é incontestável e é importante saber mais sobre ele e como pode ser uma boa oportunidade de negócios. Nesse conteúdo vamos falar sobre os principais desafios na venda de infoprodutos, mas também sobre suas vantagens e como tudo isso funciona na prática. Continue acompanhando!

Quais as principais vantagens de trabalhar com infoprodutos?

Infoproduto é todo tipo de produto com teor educacional oferecido por meio da internet, seja de forma gratuita ou paga. Por ser um produto digital, uma de suas vantagens é a facilidade com que pode ser desenvolvido, bastando ter um aparelho com acesso à internet, bom domínio do conteúdo e vontade de ensinar pessoas.

Da mesma maneira, por ser um produto digital, é muito mais fácil para o público ter acesso em qualquer lugar, o que é uma grande vantagem para quem busca aprender durante o dia a dia. O conteúdo pode ser lido, ouvido ou assistido a qualquer momento, seja na pausa do trabalho, academia, ou durante o deslocamento, por exemplo.

Um exemplo da facilidade de acesso e consequente popularização desse tipo de produto é o podcast, muito consumido no Brasil. Segundo dados de uma pesquisa publicada em 2023 pela Statista, em Outubro de 2020, 43% dos entrevistados brasileiros ouvem podcasts de uma a três vezes por semana, números muito significativos para um formato que começou a se popularizar há menos de vinte anos.

6 principais desafios na venda de infoprodutos

Por mais que seja muito difundida a ideia de que produtos digitais não implicam em nenhum gasto ou desafio para o produtor, isso não é verdade. Existem alguns pontos que devem ser levados em consideração antes de começar a desenvolver o seu:

Forte concorrência

Por ser uma alternativa mais econômica e descomplicada, se comparada a cursos e oficinas tradicionais em centros educacionais, os infoprodutos são bastante difundidos entre quem busca empreender em determinado nicho ou área de ensino. Por esse motivo, é necessário encontrar formas de se destacar em meio à concorrência.

Construção de autoridade

Por ter um alto nível de concorrência, é ainda mais importante garantir que o material que está sendo oferecido se torne referência em seu nicho, o que é uma forma de garantir a fidelização do seu público alvo.

Seja um curso online, ebook, ou material de áudio, é crucial que as informações oferecidas sejam de fontes confiáveis, claras e didáticas, já que a construção de um bom material é o ponto principal para atrair o interesse de quem busca aprender.

Captação de leads qualificados

Outro ponto importante é também saber a quem ofertar seu infoproduto, ou seja, o seu público-alvo deve estar alinhado com a área do conhecimento e nível de profundidade das informações oferecidas, já que isso é de extrema relevância, principalmente para produtos com teor educacional.

Pirataria e cópia

Por ser um produto inteiramente digital, isso significa que também ficará mais suscetível a plágio e pirataria, o que pode prejudicar bastante o sucesso do negócio. É preciso pensar em formas de garantir a exclusividade do material oferecido aos alunos, buscando evitar o máximo possível vazamentos, para o seu conteúdo preservar o caráter de particularidade e exclusividade.

Gestão dos conteúdos

O desenvolvimento do conteúdo dos infoprodutos pode ser um desafio, já que o produtor sempre busca oferecer a melhor qualidade possível ao cliente, principalmente quando se trata de educação.

Por isso, a melhor alternativa é planejar tudo com muita antecedência, com roteiros bem estruturados e um esqueleto bem construído dos pontos que serão abordados no curso ou qualquer que seja o tipo de infoproduto escolhido, com boas estratégias didáticas e fontes seguras.

Atendimento ao cliente

Não é novidade que o atendimento ao cliente deve ser um dos pontos principais a serem levados em consideração no sucesso de uma empresa. Nos infoprodutos, isso não é diferente: é necessário garantir o suporte necessário ao seu cliente, seja com um plantão de dúvidas, email ou chat de contato, e até mesmo estabelecendo comunicação para perguntar sobre sua experiência e possíveis pontos de melhoria.

Como ter sucesso nas vendas de infoprodutos?

Agora que já ficou claro o que é um infoproduto e quais são seus desafios, é preciso saber também como contorná-los e garantir seu sucesso de vendas:

Definição de público

Para vender um infoproduto, é necessário ter um bom nível de definição do seu público-alvo, inclusive para ser possível direcionar suas estratégias de marketing e cumprir os resultados esperados. Além disso, essa etapa é importante para definir o tipo de conteúdo que você deseja oferecer e a que tipo de público ele pode interessar.

Crie produtos digitais com qualidade

Esse é, sem dúvida, o ponto mais importante de toda a sua estratégia: é crucial construir um material de qualidade, já que sem ele as estratégias de persuasão de nada valem.

Estude bem o tema que deseja abordar e a linguagem a ser utilizada, junte boas referências e busque oferecer ao consumidor a melhor experiência de ensino possível. É muito importante também ficar por dentro dos aspectos operacionais envolvidos, de forma a solucionar problemas que possam surgir de forma eficiente.

Desenvolva um diferencial

Para fazer com que seus infoprodutos atraiam uma cartela fiel de clientes, é necessário desenvolver estratégias que os diferenciam dos demais disponíveis no mercado. Isso deve ser construído levando em consideração o tipo de conteúdo oferecido, a plataforma utilizada, o tipo de mídia, se escrita ou audiovisual, além, é claro, do público-alvo.

Uma boa estratégia a ser utilizada é, inclusive, investir em diferentes tipos de formato, para dessa forma conquistar um público mais diverso e oferecer mais opções.

Invista na divulgação

Uma boa divulgação é a peça chave para atrair mais clientes e conquistar o público. Isso pode ser feito criando uma presença marcante nas redes sociais, oferecendo conteúdo relevante e informativo, utilizando a estratégia de marketing de conteúdo, além de uma landing page com todas as informações relevantes e que funcione como ponto central de conexão entre todas as suas plataformas de divulgação.

Crie relacionamento com a base

Uma estratégia muito interessante é criar um relacionamento com a sua base, ou seja, o público mais fiel e consolidado. Essa troca é muito valiosa tanto para que o cliente se sinta apreciado, e também para o produtor poder ter uma boa noção das expectativas e experiência do usuário.

Uma boa gestão de clientes não só aumenta o nível de satisfação do consumidor como ajuda a empresa a coletar informações importantes para impulsionar seus resultados.

Tenha políticas claras de reembolso

Deixar claro ao cliente quais são as políticas de reembolso da empresa é crucial para evitar problemas futuros. Muitas empresas têm a prática de devolução do dinheiro integralmente caso o cliente não se sinta satisfeito dentro de determinado prazo, o que deve ser feito com cautela tanto para não prejudicar a empresa quanto para garantir que o cliente não se sinta lesado, sempre seguindo o que dispõe o Código de Defesa do Consumidor.

Espalhe conhecimento e garanta o sucesso da sua marca

Os infoprodutos são uma forma moderna de oferecer conhecimento, em um mundo onde as informações correm de forma rápida e é necessário se reinventar constantemente. É uma maneira inteligente de desenvolver conteúdo educacional de acordo com diferentes demandas do público, tudo de forma mais econômica e digital.

Para que funcione na prática, é necessário entender bem seus desafios e quais estratégias usar para contorná-los. Dessa forma, é possível oferecer um conteúdo de qualidade a seu público ao mesmo tempo em que seu negócio avança.

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Após colocar tudo em prática, veja como gerenciar suas vendas online e comece a dominar esse mercado que tende a crescer ainda mais nos próximos anos. 

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