A internet abriu diversas portas para os empreendedores, ampliando o alcance das vendas e, consequentemente, os lucros. Contudo, no ambiente digital é preciso ter atenção com a segurança das informações dos clientes, sendo importante saber o que é o certificado SSL.
Neste artigo, você descobre a função do certificado SSL, por que ele é essencial no e-commerce, como conseguir esse recurso digital para o seu site e seus benefícios.
O que é Certificado SSL?
É um certificado digital que protege as informações de um site, visto que SSL são as iniciais para Secure Socket Layer, ou seja, é um recurso que oferece uma camada de proteção de segurança.
É um protocolo de segurança importante para diferentes tipos de site, tornando-se imprescindível no e-commerce, já que há a inserção de dados pessoais dos clientes para a realização de cadastro e compras.
Para identificar se o site que você acessa tem o certificado SSL, basta verificar se existe um S depois do http que aparece na barra de navegação. Quando existe o certificado digital, aparece o https, bem como o símbolo de um cadeado, a fim de indicar que o site é seguro.
Para que serve o certificado SSL?
O certificado SSL serve para proteger as transações que são realizadas no ambiente digital, de modo a garantir a privacidade e segurança de dados dos usuários.
Assim, quando seu cliente acessa a sua loja virtual e insere dados pessoais ou de cartão de crédito, essas informações ficam seguras, impedindo, portanto, que criminosos tenham acesso a elas.
Como funciona esse certificado?
O SSL funciona por meio da criação de um link criptografado entre um servidor e um navegador. Logo, as informações inseridas no site não podem ser acessadas por terceiros.
Trata-se de uma tecnologia que faz a codificação das informações, ou seja, ele “embaralha” as informações em trânsito para que não sejam identificadas por hackers quando o usuário usa o site e insere seus dados, como nome, endereço, dados de cartão e outros.
Dessa forma, ter esse certificado digital é uma medida importante para os diferentes tipos de e-commerce, pois nenhum empresário quer colocar os dados dos clientes em risco.
Em linhas gerais, o certificado SSL funciona assim:
- o navegador, ao acessar o site, solicita a identificação do servidor;
- o servidor envia uma cópia do seu certificado SSL, mostrando que é seguro;
- o navegador analisa se o certificado é realmente confiável e seguro;
- estando tudo certo, o navegador sinaliza isso ao servidor;
- o servidor envia ao navegador uma confirmação assinada digitalmente e a sessão é iniciada;
- com isso, as informações compartilhadas são criptografadas, garantindo a segurança do usuário.
Apesar de dar a impressão de ser algo demorado, o usuário nem nota esse processo, pois ele ocorre em milissegundos.
Tipos de certificado SSL
Como você viu, o certificado SSL é uma tecnologia utilizada para a segurança da informação. Ao escolher essa camada de proteção, você vai se deparar com diferentes tipos de certificado SSL, como:
- Certificado de validação de domínio (DV) – é o tipo mais acessível e fácil de obter, porém oferece criptografia mínima das informações, sendo indicado para sites que não trabalham com dados de clientes e transações online;
- Certificado de validação organizacional (OV) – tem valor mais alto que o SSL DV, sendo indicado para sites que fazem transações comerciais. Tem a vantagem de mostrar informações do proprietário do site na barra de endereços;
- Certificado de validação estendida (EV) – é o SSL de alto padrão e que tem valor mais alto, sendo indicado para sites que trabalham com informações de clientes e fazem pagamentos online. Ele mostra as informações do proprietário do site, país de origem e nome da empresa na barra de endereços;
- Multidomínios – oferece proteção para diferentes domínios e subdomínios com um único SSL.
Por que você precisa ter o certificado?
Quando se trata de negócios digitais, é comum que o gestor conheça sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, assim, mantenha os termos de uso para site em sua loja virtual, mostrando como é feito o uso e tratamento das informações dos usuários.
Mas, além da transparência e cuidado com o uso dos dados dos clientes, seguindo o que diz a legislação, é fundamental contar com tecnologias que protejam, de fato, esses dados. E, nessa questão, entra em cena o certificado de segurança SSL.
Então, ao ter esse certificado digital em seu e-commerce, você fica mais tranquilo quanto à segurança dos seus clientes, além de transmitir confiança para o público. Afinal, é só checar na barra de navegação se consta o https e o símbolo do cadeado.
Como conseguir um certificado SSL?
Para obter esse recurso de proteção para o seu e-commerce, é necessário procurar uma autoridade de certificação. São entidades que fazem a emissão, distribuição, renovação e revogação dos certificados. O custo pode variar segundo o nível de segurança oferecido.
Como gerar o certificado SSL?
Na hora de comprar esse recurso, você deve gerar um Certificate Signing Request (CSR) ou solicitação de assinatura de certificado no servidor do seu site. A empresa de hospedagem do seu site pode auxiliar no processo.
Depois, basta enviar essa solicitação de assinatura para a empresa certificadora para validar todos os dados. Depois de finalizado o processo, chega a hora de instalar o certificado SSL oferecido.
Vantagens de ter o certificado de segurança SSL
Empreendedores que vendem pelo e-commerce precisam acompanhar não apenas as tendências tecnológicas, como inteligência artificial, para aprimorar o atendimento dos clientes.
É fundamental investir na segurança da loja virtual para garantir a privacidade e proteção das informações dos clientes. Logo, ao ter o certificado SSL, você conta com vários benefícios, como:
- evita que seu site sofra phishing, situação em que criminosos mandam imitam a comunicação utilizada por sua loja com o objetivo de obter informações pessoais, senhas e dados de cartões dos clientes;
- maior credibilidade do seu e-commerce, pois você mostra que investe em segurança, ganhando, assim, a confiança do público;
- as operadoras de cartão de crédito solicitam o certificado SSL para integrar o sistema ao seu site. Assim, é indispensável ter essa tecnologia para oferecer diferentes meios de pagamentos;
- melhora do posicionamento do seu site na busca do Google, visto que manter a página segura é um item valorizado e que melhora a performance da sua loja virtual.
Principais dúvidas sobre o certificado SSL
Saiba mais sobre essa tecnologia, acompanhando as respostas sobre as principais perguntas sobre o tema.
O que um certificado SSL deve ter?
Data de emissão e expiração, autoridade certificadora que fez a emissão, empresa ou pessoa física para o qual o certificado foi emitido, assinatura digital da empresa certificadora, chave pública e subdomínios associados.
Por que evitar ter um certificado SSL gratuito?
Na hora de montar um site, é possível pensar na redução de custos, contudo ter um certificado SSL gratuito não é recomendado para sites que utilizam dados de clientes e realizam transações comerciais.
Isso porque você não tem garantia do recurso nem suporte técnico caso tenha algum problema, podendo deixar seu site sem proteção.
Preciso renovar meu certificado SSL?
É necessário que o proprietário do site fique atento quanto à data de renovar seu certificado SSL, visto que sua validade pode chegar a 13 meses.
O recomendado é se planejar alguns meses antes da data de expiração, já que o processo de validação e reinstalação do certificado SSL pode ser demorado, deixando seu site desprotegido.
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