Despesas fixas e variáveis: o que são e como fazer a gestão?

Saiba mais sobre as despesas fixas e variáveis, a importância de cada uma e como realizar uma gestão efetiva.
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Você sabe o que o são despesas fixas e variáveis? Se você trabalha com vendas ou gerencia uma empresa, provavelmente sim. Elas estão diretamente ligadas ao lucro que uma empresa pode obter.

Apesar de parecerem óbvias, os dois custos são controlados e gerenciados de maneiras diferentes. Por isso, é essencial saber qual a diferença entre despesas fixas e variáveis. Assim, você consegue uma gestão financeira mais segura e saudável. 

Para entender melhor essas diferenças, o que essas despesas significam e como controlar cada uma delas, preparamos este conteúdo! Continue a leitura e saiba mais. 

O que são despesas fixas?

De forma simples, as despesas fixas são aquelas que não possuem relação com os custos e despesas de um produto, isso vale para a produção ou compra de matéria-prima. Significa que, independentemente das vendas ou custos com a produção, a despesa fixa sempre será a mesma.

 

São despesas que você terá todo o mês, mesmo que não realize a venda de um produto ou serviço. Importante ressaltar que, apesar de fixas, os valores nem sempre são os mesmos. 

O que são despesas variáveis?

As despesas variáveis são aqueles gastos ligados diretamente a produção e a empresa. Quando pensamos em um negócio, sabemos que as despesas com a produção e manutenção, por exemplo, podem variar conforme as estações do ano, trabalho realizado, entre outros. 

Ou seja, são gastos que variam conforme a necessidade de uso. Em alguns meses, o gasto pode ser maior do que em outros, considerando a disponibilidade dos materiais e quantidade de uso.

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Qual a diferença entre despesas fixas e variáveis?

Vimos a diferença entre as despesas fixas e variáveis. Agora, entenda em detalhes o que diferencia estes dois gastos.

Confira abaixo:

  • Despesas fixas: elas não possuem nenhuma relação com o custo produto, são gastos que quase nunca variam e, quando, sim, a variação é muito pequena. É o caso do aluguel, por exemplo. 
  • Despesas variáveis: possuem relação com a produção e o negócio, de forma geral. Elas variam conforme a intensidade e frequência de uso, como as contas de energia. 

Ambas despesas fazem parte de uma empresa e devem ser anotadas. Como diferem, é importante não confundi-las. Enquanto uma é totalmente previsível, a outra não. Ter isso em mente ajuda a manter o negócio e as finanças organizadas. 

Exemplos de despesas fixas e variáveis

Alguns exemplos demonstram como a separação ocorre no dia a dia, considerando coisas concretas que estão na base da gestão. Veja a seguir:

  • Aluguel;
  • Seguros;
  • Contas de água e energia;
  • Taxas bancárias;
  • Serviços de assinatura;
  • Impostos fixos;
  • Contas de internet e telefone;
  • Entre outras. 

Já para as despesas variáveis, considere os seguintes exemplos:

  • Comissão de vendas;
  • Compra de matérias-primas;
  • Ações de marketing;
  • Alimentação;
  • Produtos de limpeza;
  • Serviços extras de manutenção;

A importância de fazer uma boa gestão das despesas da sua empresa

Toda empresa deve fazer uma boa gestão das despesas, principalmente na hora de fazer o planejamento financeiro. As despesas fixas e variáveis ajudam a ter uma visão mais detalhada do fluxo de caixa e, quando bem gerenciadas, facilitam o entendimento do que pode ou não ser reduzido nos gastos da empresa. 

Ou seja, elas ajudam a controlar o orçamento e não deixar que a empresa feche as contas do mês no vermelho. Por exemplo, quando essas despesas são analisadas de perto e constantemente, você consegue identificar se vale a pena ou não continuar investindo em determinado produto, ou matéria-prima. Dessa forma, você realiza uma gestão financeira mais efetiva, transparente e segura. 

Como fazer a gestão das despesas fixas e variáveis com eficiência

A gestão das despesas é uma das principais formas de conseguir controlar os gastos e entender como anda o orçamento empresarial. Para que essa gestão seja a mais eficiente possível, é necessário seguir alguns passos. Abaixo, separamos quais são eles e o que você precisa fazer para garantir essa eficiência. 

  • Faça um bom planejamento financeiro: ele é fundamental para o sucesso e saúde da empresa, oferecendo uma visão sobre o que deve ser feito para controlar os gastos e fechar as contas em azul, por isso, deve contemplar as despesas fixas e variáveis. 
  • Análise os gastos: com um entendimento completo sobre as despesas, você vai conseguir analisar melhor os custos envolvidos ou não na produção. Assim, consegue traçar planos para reduzi-los de forma eficiente e segura. 
  • Invista em tecnologia: ela é uma grande aliada na hora de otimizar e facilitar a gestão de diversas áreas, principalmente a financeira. Por isso, uma excelente alternativa é contar com um sistema de gestão empresarial

Esta última dica vai te ajudar a controlar todas as despesas e custos da sua empresa, organizar a armazenar as informações em um mesmo lugar e gerar relatórios personalizados que te permitem dados mais assertivos e estratégicos para a tomada de decisão. 

O processo é essencial e vai conquistar excelentes resultados na hora de atingir as metas, sejam elas financeiras ou não. 

Facilite a gestão da sua empresa

A gestão das despesas fixas e variáveis pode ser um pouco complexa no início, principalmente na hora de determinar o que é cada uma. Mas, com essas dicas e com tudo o que você aprendeu até aqui, a sua gestão vai ser muito mais simples e menos burocrática. 

Para tornar as ações ainda mais significativas, conheça a solução Omie para gestão das despesas fixas e variáveis. Estamos falando do sistema ERP. Um software de gestão completo, que integra todas as áreas da empresa, oferece informações atualizadas em tempo real e torna a rotina muito mais produtiva.

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