E-commerce SEO: o que é e 8 dicas para vender mais na sua loja virtual

Descubra porque a melhor estratégia para aumentar o tráfego orgânico e vendas na sua loja virtual é o SEO para e-commerce!
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Ter uma loja virtual significa poder vender 24 horas por dia e para pessoas de todo o país. Apesar dessa facilidade, o empreendedor enfrenta muita concorrência na web, então, como se destacar? Com o e-commerce SEO.

Neste artigo, mostramos o que é SEO para loja virtual, como ele funciona, as vantagens dessa técnica e como implementar no seu e-commerce para impulsionar suas vendas. Acompanhe.

Banner Teste grátis agora top

O que é SEO para e-commerce?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization que, traduzindo, significa otimização para motores de busca. Dessa forma, o SEO no e-commerce significa fazer otimizações na sua loja virtual para que ela apareça nas primeiras posições do Google ou Bing de forma orgânica.

Então, ao pesquisar por um produto que você vende, a pessoa pode encontrar mais facilmente o seu negócio. Logo, o SEO no e-commerce representa aumento de tráfego para o seu site e, consequentemente, mais vendas.

Como funciona o SEO para e-commerce?

O SEO é uma estratégia na qual se faz uma pesquisa das palavras-chaves mais buscadas para o seu segmento de loja virtual e produtos, produzindo conteúdos, como descrição de produtos e artigos de blog do site, com esses termos.

Tenha em mente que o público utiliza o Google para tirar dúvidas sobre um assunto e para procurar produtos. Com a estratégia do SEO, sua loja virtual pode aparecer nas primeiras posições nessa busca, fazendo a pessoa acessar seu site.

Além disso, estamos falando de atração de tráfego de maneira orgânica. Você não precisa pagar anúncios de forma constante para ficar em destaque. 

Basta fazer um trabalho completo de otimização voltado para os motores de busca para conseguir um bom ranqueamento. Ou seja, trata-se de um investimento de marketing no e-commerce.

Quais os benefícios de investir no SEO para sua loja virtual?

O SEO pode ser usado para diferentes tipos de e-commerce. Quer saber as principais vantagens de investir nessa estratégia? Veja abaixo!

Aumento da visibilidade de forma orgânica

O primeiro ponto do SEO na loja virtual é não depender somente de anúncios pagos para ter tráfego em seu site. 

Com essa estratégia, você tem resultados de curto, médio e longo prazo, o que aumenta sua visibilidade e, consequentemente, a atração de mais clientes em potencial.

Melhora da reputação da sua loja

Ao se posicionar no topo do Google, você é visto como autoridade em seu segmento e passa mais confiança para o público, ou seja, melhora a reputação do seu negócio, o que vai aumentar as conversões.

Esse aspecto é essencial ao montar um e-commerce, pois a concorrência é alta seja qual for o segmento.

Maior proximidade com os clientes

A otimização do seu site para motores de busca inclui utilizar técnicas em seus conteúdos, como descrição de produtos e artigos para blogs, que respondam, de forma clara, as dúvidas do público.

Assim, você tem um material explicativo que dialoga com seu cliente e oferece uma boa experiência ao usuário, criando um relacionamento mais próximo com ele e aumentando também a fidelização.

Elevação das vendas

Por último, o maior destaque nos motores de busca vai aumentar as visitas para o seu site. Assim, você tem um aumento do tráfego de forma orgânica e pode elevar seu volume de vendas.

Como implementar o SEO para e-commerce? Veja 8 dicas para aumentar suas vendas

Depois de conhecer os benefícios do SEO e-commerce, é o momento de saber como implementar essa estratégia para fazer sua loja vender mais. Confira 8 dicas a seguir.

1. Tenha um site organizado

O primeiro passo é utilizar uma boa plataforma de e-commerce e ter um site organizado para que os motores de busca consigam entender seu conteúdo. 

Além disso, o site deve oferecer uma boa experiência ao cliente, sendo fácil de navegar, rápido para carregar as informações, responsivo (adequado a tela de tablet, smartphone e computador) e ter um design atrativo e agradável.

2. Pesquise as palavras chaves

É o momento de entender quem é o seu cliente em potencial e quais termos ele utiliza para pesquisar sobre seu segmento e produtos. Aqui entra a pesquisa por palavras-chave para produzir conteúdos que atendam àquilo que o público busca.

3. Faça adequação nas URLs

As URLs são endereços das páginas do seu site e elas também precisam ser otimizadas. É importante que elas sejam padronizadas, curtas, não contenham números nem caracteres especiais.

4. Atenção ao título e meta descrição

Quando uma pessoa faz uma pesquisa no Google, o título e meta descrição das páginas aparece. Por isso elas devem ser elaboradas com estratégia. 

É preciso que elas sejam atrativas, contenham a palavra-chave, chamem o usuário para a ação (para clicar no seu link) e respeitem o número de caracteres para que não sejam cortados.

5. Cuide das heading tags

É preciso ainda manter as informações da sua página organizadas, com otimização das heading tags, que são os títulos e subtítulos (H1, H2, H3…), que vão ajudar o Google a compreender o conteúdo que sua loja virtual oferece.

6. Invista na descrição dos produtos

Um aspecto importante ao falar de SEO no e-commerce é a descrição dos produtos. 

É preciso oferecer um texto completo sobre o produto, que responda às dúvidas do cliente e traga todos os detalhes do item que você quer vender. Por isso, precisa conter as palavras-chaves corretas, além de ter fluidez para oferecer uma boa experiência de leitura.

A ideia é esclarecer o que o cliente procura, além de convencê-lo a comprar na sua loja virtual.

7. Crie uma seção de FAQs

As páginas dos seus produtos ou de categorias de produtos também podem ter uma seção de FAQ (Frequently Asked Questions), que são as perguntas mais frequentes sobre aquele segmento e podem fazer sua loja aparecer nas primeiras posições do Google.

8. Tenha um blog no seu e-commerce

Trabalhe o SEO em uma seção de blog do seu e-commerce. Você pode produzir artigos que apresentem explicações detalhadas de temas do seu segmento, fazendo sua loja se destacar.

Com conteúdos completos e originais, que atendam às necessidades do seu público, seu e-commerce pode se tornar autoridade no nicho de atuação, atraindo clientes.

Perguntas frequentes sobre SEO para e-commerce

Quer entender mais sobre o assunto? Confira as respostas para as perguntas mais recorrentes sobre e-commerce SEO.

O que significa SEO da loja?

Trata-se de um conjunto de técnicas que vão fazer seu site melhorar o posicionamento em motores de busca da internet, como o Google.

O que é SEO em vendas?

O SEO em vendas é uma estratégia de otimização das páginas e conteúdos da sua loja virtual para aparecer nas primeiras posições do Google, aumentar o tráfego orgânico e, consequentemente, suas vendas.

O que é um serviço de SEO?

O serviço de SEO é oferecido por especialistas na área que estudam seu site, público e mercado de atuação e aplicam estratégias para que seu negócio possa ranquear melhor em motores de busca, aumentando a visibilidade de forma orgânica.

O que é tráfego pago?

É o número de visitas que você obtém no seu site devido a alguma publicidade, como anúncios nos motores de busca, como Google, ou em redes sociais.

Impulsione sua loja virtual com a Omie!

Além de implementar otimizações em seu site e acompanhar as tendências em SEO, para impulsionar sua loja online é preciso contar com um sistema de gestão para melhorar o gerenciamento das finanças, estoque e para oferecer a melhor experiência aos clientes.

Com o sistema ERP Omie, você pode vender mais na sua loja virtual ou no marketplace, pois acessa todas as informações da sua empresa em uma única plataforma, integrando pedidos, vendas, estoque, emissão de nota fiscal e muito mais.

Quer uma tecnologia para crescer no mercado? Conheça todas as vantagens do sistema ERP Omie para e-commerce e marketplace!

Banner procura-se empreendedor end
Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados

E-commerce, Sou empreendedor

O e-commerce marketing traz um conjunto de estratégias poderosas para aumentar as vendas e fidelizar os clientes de uma loja

E-commerce, Sou empreendedor

Descubra as 12 melhores plataformas de e-commerce e como escolher a ideal para seu negócio. Conheça também como a Omie

Gestão, Sou empreendedor

A indústria brasileira enfrenta desafios como gestão de estoque, planejamento da produção, controle de qualidade e custos. Entenda as problemáticas