Afinal, qual é o preço real de uma empresa? Essa não é uma resposta fácil de ser obtida; por isso, é necessário que o empreendedor compreenda o que é valuation para estimar o valor de um negócio.
Para ajudar você, explicaremos neste artigo o conceito de valuation, sua importância, tipos de avaliações e como fazer esse cálculo. Acompanhe!
O que é valuation?
Valuation se refere à avaliação de empresas, indicando, assim, o valor de um empreendimento. É, portanto, uma metodologia que considera diferentes fatores, como receita, número de clientes, número de unidades de negócio, estoque, entre outros, para estimar o valor de uma empresa.
Porém, trata-se de uma estimativa, pois são considerados não apenas aspectos contábeis do presente e sim projeções financeiras de longo prazo, bem como questões mais subjetivas, como o valor da marca, imagem que a empresa tem no mercado, entre outras.
Por exemplo: uma empresa que tem uma reputação positiva no mercado, pois é responsável socialmente e cumpre as práticas ESG, pode ter um valor maior do que outra companhia que não tem essa postura.
Então, diferentemente de um carro zero km, em que há um preço padrão, com pequenas variações de uma concessionária para a outra, no caso de empresas, a lógica é outra. Não existe um valor a ser aplicado às empresas, mesmo que sejam do mesmo porte, setor e estejam atuando na mesma cidade.
Para que serve o valuation?
O valuation permite estimar o valor da empresa, podendo ser utilizado para diferentes finalidades, como:
- atração de investidores;
- dar início a uma sociedade;
- processos de fusão com outras empresas;
- venda do empreendimento;
- obtenção de crédito em instituição financeira;
- compra e venda de ações da empresa na Bolsa de Valores;
- processos judiciais, envolvendo a divisão de bens e heranças.
Por que valuation é importante?
Entender o que é valuation e saber como calcular é importante para o empreendedor saber qual é a estimativa de valor da sua empresa no mercado. Isso serve para atrair investidores e começar uma sociedade.
Além disso, ao ter conhecimento do valuation de uma empresa, é possível compreender quais são os pontos positivos do negócio frente à concorrência e também identificar fatores que demandam melhorias, inclusive quanto à reputação e marca do negócio.
Dessa maneira, o gestor pode utilizar o valuation como um dos indicadores da empresa, o que possibilita traçar estratégias assertivas para o crescimento do negócio no médio e longo prazo.
Tipos de valuation
Qualquer empresa, independentemente do modelo de negócio, pode estimar o valor do empreendimento.
Como dissemos, não é uma conta simples, por isso o cálculo pode ser diferente de acordo com o tipo de valuation. Confira.
Fluxo de Caixa Descontado (FDC)
A avaliação de uma empresa é realizada considerando uma média do fluxo de caixa para um período futuro, como 5 ou 10 anos, e ainda uma taxa de desconto.
Isso porque o valor que calculamos pode sofrer variações, como desvalorização monetária e riscos do negócio.
Dessa forma, é um cálculo que projeta a capacidade financeira da empresa no futuro, não sendo um valor exato e sim uma estimativa. Apesar disso, pode trazer um número que reflete um valor justo para o empreendimento.
Para que o FDC seja obtido com mais exatidão, é importante que a empresa tenha um bom controle financeiro, de modo que não haja erros em seu fluxo de caixa.
Múltiplos de Mercado
Nesse tipo de valuation, são considerados indicadores de companhias que sejam do mesmo segmento, como:
- lucro da empresa;
- faturamento;
- capacidade da empresa gerar lucro;
- dividendos divididos pela empresa nos últimos 12 meses;
- valor patrimonial.
O cálculo pode ser utilizado por acionistas que querem comparar empresas para saber em qual ação vale mais a pena investir, ou seja, é um indicador que facilita a tomada de decisão.
Valuation Contábil
É uma análise contábil (business valuation), com análise de ativos, passivos e patrimônio líquido da empresa. Aqui são utilizados dados mais concretos, ou seja, não se considera o valor da marca, percepção de mercado, tecnologia empregada no negócio ou patentes.
Valuation Pré-Investimento
Também chamado de pre-money valuation, é o valor de uma empresa no mercado antes de ela receber um investimento.
Valuation Pós-Investimento
Há ainda o post-money valuation, sendo o valor de mercado da empresa após receber um aporte de investimento.
Como calcular o valor da sua empresa
Entre os tipos de valuation, o mais utilizado é o que faz o cálculo do Fluxo de Caixa Descontado (FDC), afinal ele considera as finanças futuras, quer dizer, o lucro que o negócio pode gerar no longo prazo.
Para fazer o cálculo usando o FDC, é necessário:
- projetar o fluxo de caixa para um período, levando em conta as receitas e despesas para o período;
- estabelecer uma taxa de desconto, considerando oscilações da economia e os riscos do empreendimento;
- somar todos os fluxos de caixa trazidos para o valor presente para obter o valuation da empresa.
Com isso, é possível obter um valor mais realista da empresa, pois é um cálculo que considera que o dinheiro perde valor com o passar do tempo, além de outros riscos que podem interferir no desempenho financeiro.
Quando aplicar valuation?
O valuation pode ser aplicado em diferentes situações, como para empresas que vão entrar na Bolsa de Valores e quando ocorre a oferta de suas ações pela primeira vez (IPO).
Isso porque os investidores buscam essas informações antes de comprar os ativos, já que a ideia é investir em companhias que sejam robustas no mercado para que eles não percam dinheiro.
Entender qual é o valor de uma empresa também é necessário para a formação de sociedades no negócio e até mesmo para avaliar o desempenho financeiro do empreendimento, comparando o valor da empresa em diferentes períodos.
Para calcular o valuation, é importante ter atenção a vários fatores, incluindo uma boa gestão financeira de um negócio. Facilite a rotina da sua empresa com um sistema de gestão online.