É possível que muitos empresários acreditem que a entrega de boleto já não é a melhor forma de cobrar de um cliente. Mas dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) mostram que esse foi o quarto meio de pagamento mais usado no Brasil em 2022.
Apesar do crescimento do PIX, muitas pessoas ainda são desbancarizadas no país (ou seja, não têm acesso a serviços bancários. Por isso, é importante entender como otimizar esse processo de emissão até o envio, além de garantir as melhores práticas para evitar fraudes e inadimplência. Continue a leitura para entender melhor como otimizar esse processo na sua empresa!
Como funciona o recebimento de boletos?
Existe um processo por trás do recebimento de boleto, que geralmente envolve:
- Emissão de boletos pelo credor (quem cobra o pagamento);
- Entrega ao pagador;
- Pagamento;
- Compensação pelo banco;
A entrega pelo pagador poderá ser feita por meio de diversos canais diferentes, como veremos a seguir.
Quais formas de entrega de boleto?
Alguns anos atrás, os boletos só poderiam ser recebidos via correio, de forma física, como uma carta. Com o passar dos anos, foi possível receber por e-mail, para impressão e pagamento em algum banco ou casa lotérica.
Hoje, as formas de entrega (e de pagamento) são diversas, valorizando a comodidade do pagador. Veja a seguir:
Impresso
Ainda é uma forma bastante comum de entregar boletos, principalmente empresas menos digitalizadas ou compradores que preferem receber de forma física.
É uma maneira usual e também mais barata da entrega de boleto, visto que não existe custo de impressão ou de envio. Entretanto, assim como as caixas de correspondência ficam lotadas e podem passar despercebidas, a caixa de entrada virtual também pode passar por esse problema, gerando atrasos no pagamento.
O WhatsApp é uma forma relativamente recente de enviar boletos, mas não tão comum. Por ser o aplicativo mais usado pelos brasileiros, muitas empresas disponibilizam a 2ª via de boletos de forma rápida por lá.
SMS
O SMS, ou a mensagem de texto, é um canal pouco usual de envio de boleto. Ainda assim, algumas empresas enviam os números do código de barras para que o pagador copie e cole diretamente no app de pagamento do seu banco.
Entretanto, devido aos diversos golpes, o SMS acaba sendo um canal de pouca confiança, já que é difícil verificar se realmente é a empresa que está solicitando o pagamento, ou se é um boleto falso.
Link de boleto
O link de boleto é uma alternativa ao boleto físico, já que é possível enviá-lo em diferentes canais para efetivar a compra. Nesse formato, a empresa gera um link e o comprador realiza o pagamento através dele.
Débito automático: uma alternativa aos boletos bancários
Caso a sua empresa queira reduzir as chances de inadimplência para pagamentos recorrentes (como em assinaturas), você pode oferecer o débito automático para seus clientes. Nesse caso, não é preciso enviar boletos e o débito será feito diretamente na conta-corrente do pagador.
Qual o prazo para envio de boleto?
A entrega do boleto bancário é obrigatória conforme a Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990 e deve ser realizada com pelo menos 5 dias úteis antes do vencimento.
É importante lembrar que é ilegal a cobrança da emissão de boleto bancário, pois está em desacordo com o Código Civil e o Código de Defesa do Consumidor. E caso aconteça o envio não ser realizado, ou o envio esteja fora do prazo, seus clientes podem pedir ressarcimento das multas e juros cobrados.
Sistemas de gestão otimizam a emissão e gerenciamento de boletos
Até aqui, você já percebeu que a emissão e a entrega de boletos é uma operação extremamente importante para garantir o funcionamento da sua empresa. Entretanto, essa rotina é bastante repetitiva e manual, podendo gerar erros constantes e um alto nível de retrabalho.
Para evitar que isso aconteça, você pode usar um software como da Omie para fazer toda essa gestão de forma automatizada. Com ele, você acelera a geração de boleto, envia um alerta automático sobre o vencimento e ainda consegue ganhar tempo para focar em atividades mais estratégicas do negócio.
Além disso, ao emitir um boleto com o apoio do sistema da Omie, você garante a entrega de um boleto registrado: mais seguro e confiável para sua empresa e seu cliente.
Perguntas frequentes
Como funciona o recebimento de boletos?
O recebimento de boletos envolve a emissão pelo credor, entrega ao pagador, pagamento em instituições financeiras, compensação bancária e atualização do status de pagamento.
O que escrever na mensagem do boleto?
Na mensagem do boleto, inclua informações como motivo do pagamento, valor e vencimento. Não se esqueça de anexar o boleto no formato “.pdf” na hora do envio por canais digitais.
Qual o prazo para envio de boleto?
O prazo máximo para envio do boleto pela empresa para seu cliente é de até 5 dias antes da data de vencimento.
Como mandar boleto para cliente?
Para enviar boletos ao cliente, utilize métodos como e-mail, correio, aplicativos de mensagens ou disponibilize para download em sites, garantindo que o pagador tenha acesso fácil e seguro ao documento.
Use a tecnologia para ganhar tempo na rotina de gestão
Como vimos, apesar do crescente uso do PIX, o boleto mantém sua importância. Automatizar a emissão e gestão desses documentos é fundamental. Com Omie, você não só agiliza processos, mas também aprimora a experiência do cliente, garantindo segurança e conveniência.
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