Você já se deu conta que a condição do frete grátis pode ser decisiva em um momento de consideração de compra? Isso acontece porque as palavras “frete grátis” são uma forma de gatilho mental e geram uma sensação de urgência. Assim, os consumidores sentem que precisam tomar uma decisão para aproveitar o benefício oferecido.
Uma pesquisa feita pela Outbrain confirmou essa informação. Dentre os 8 mil consumidores entrevistados ao redor do mundo, 38% classificaram as condições de frete grátis ou com desconto como o principal fator decisivo ao considerar uma compra.
A tática é muito comum no e-commerce e você provavelmente já deve ter pensado na possibilidade de oferecer esse atrativo ao seu cliente. Mas antes de tomar essa decisão, é importante considerar alguns fatores, pontuar os benefícios, fazer planejamento do frete grátis e observar a atual situação financeira da empresa.
Continue lendo este artigo e saiba como usar esta tática para criar estratégias vantajosas para o seu negócio, aumentar as vendas e maximizar lucros. Boa leitura!
Por que oferecer frete grátis?
Antes de tudo, tente fazer o exercício de se colocar no lugar do seu consumidor por um momento. Quantas vezes você já pesquisou um produto online, gostou da marca e do preço, mas na hora de finalizar a compra acabou desistindo devido ao preço do frete? As altas taxas são um dos principais motivos para o abandono da compra.
Ao se deparar com a condição de frete grátis, o consumidor sente que a compra é vantajosa, gerando uma sensação de urgência. Para o empresário, oferecer tal atrativo representa uma série de benefícios para o negócio, que vão desde conquista e fidelização de clientes até ao aumento de vendas e mais tráfego para o site.
Veja os benefícios mais detalhadamente logo abaixo.
Vantagem competitiva
Trata-se de um diferencial que traz uma boa vantagem competitiva para o seu e-commerce, permitindo que o seu negócio se destaque em meio à concorrência do mundo virtual. Mas para essa política trazer bons resultados, é importante sempre divulgar o mais estrategicamente possível.
Fidelização do cliente
A condição de frete grátis é um dos artifícios que proporcionam uma boa experiência de compra aos clientes, fazendo com que a audiência se torne recorrente em seu site. Essa estratégia oferece um sentimento de amparo e valorização, o que o consumidor tem uma forte tendência a valorizar. Ademais, é inegavelmente mais barato e lucrativo manter clientes já existentes do que conquistar novos.
Diminuição do abandono de carrinho
Como já falamos, um dos principais fatores para a desistência da compra é o alto valor do frete que, por vezes, pode sair por um preço superior ao produto em si. Um levantamento feito pela Moosend concluiu que o valor do frete é a causa de 60% dos carrinhos abandonados em lojas virtuais.
Nesse contexto, o frete grátis funciona muito bem para a retenção de clientes que acabam optando por essa modalidade mais vantajosa. Então, caso a sua empresa ainda não ofereça o frete grátis, que tal liberá-lo por um tempo limitado e observar se o abandono de carrinho diminui? Você poderá ficar surpreso com o resultado.
Aumento de vendas
O valor do frete está diretamente ligado ao valor total da compra e é uma taxa avaliada de forma atenciosa por quem está pesquisando algum produto. Sendo assim, a condição de frete grátis traz a sensação de economia e vantagem em comparação a outros sites, uma vez que o valor final é apenas o do produto em si.
Além disso, ao considerar a sua loja, o consumidor levará o detalhe em consideração e esse poderá ser o fator decisivo para ele optar por finalizar a compra no seu site.
Aumento do tráfego para o site
Além de todos os benefícios já mencionados, a política de frete grátis também contribui para o aumento do tráfego para o site e é uma ótima estratégia de promoção do seu negócio.
Mas para atingir bons resultados, é indispensável o planejamento e investimento em campanhas de marketing que divulguem para o máximo de pessoas, impulsionando o engajamento do público-alvo. Por sua vez, um maior número de visitantes significa mais possibilidades de vendas finalizadas e maior divulgação do seu serviço/produto.
Como oferecer frete grátis?
Primeiramente, é importante deixar claro que você não vai sair no prejuízo ao oferecer o frete grátis aos seus clientes. Existem diversas estratégias que podem ser utilizadas e, neste momento, um bom planejamento e organização são essenciais — principalmente para pequenas e médias empresas — para que essa decisão não pese no seu bolso.
Alguns pontos que podem ser considerados antes de formalizar essa decisão são:
- Oferecer frete grátis em regiões mais próximas;
- Oferecer frete grátis em regiões que mais compram;
- Para regiões de longa distância, oferecer frete grátis a partir de um valor específico;
- Frete grátis na primeira compra;
- Frete grátis com valor mínimo de compra ou quantidade mínima de produtos;
- Frete grátis somente para assinantes.
Escolha o parceiro ideal para seu negócio
O frete grátis pode ser um grande parceiro do seu negócio. Isso porque se trata de uma estratégia muito positiva para reter clientes, aumentar as vendas e a competitividade da empresa. Mas como toda decisão, exige um bom planejamento e divulgação adequada.
Nesse momento, a sua criatividade também é muito importante. Saiba identificar quais são os pontos fortes do seu negócio e o que o público-alvo mais procura na sua loja.
Então, gostou das dicas? Se você procura melhorar a gestão financeira e empresarial do seu negócio, saiba tudo o que você precisa avaliar ao escolher o sistema ERP ideal para as necessidades do seu e-commerce. Conquiste cada vez mais espaço no mercado com uma gestão estratégica, otimizada e personalizada para a sua empresa. Evolua com o Sistema Omie.