Não são poucos os casos em que uma loja virtual atrai uma quantidade significativa de visitantes, mas só consegue fechar vendas com poucos deles. Nessas situações, é comum questionar por que os visitantes desistem no meio do caminho e o que pode ser feito para evitar esse problema.
É aí que entra o funil de vendas e-commerce. Essa estratégia é essencial para uma loja virtual ter sucesso nas vendas, afinal, ela busca representar a jornada do cliente de modo que seja possível manter sua atenção justamente até a finalização de uma compra.
Mas você sabe como funciona o funil de vendas na prática e como aplicá-lo no seu negócio online? Não se preocupe, pois é este o assunto deste artigo. Vamos esclarecer todas as suas dúvidas sobre essa estratégia e ensinar como aplicá-la no seu negócio com um passo a passo simples. Continue a leitura para descobrir!
O que é funil de vendas no e-commerce?
O funil de vendas é uma estratégia usada para representar a jornada do cliente, desde o seu primeiro contato com a marca até a finalização de uma compra. Ele serve para entender como os consumidores se comportam em diferentes etapas do processo de compra, permitindo que ações específicas sejam aplicadas para guiá-los à conversão.
Aplicado aos diversos tipos de e-commerce, ele é crucial para transformar visitantes em clientes, de modo a otimizar sua experiência e fidelizá-los ao negócio. Com um funil de vendas no e-commerce bem estruturado, é possível identificar oportunidades e personalizar a comunicação com o cliente para diminuir as chances de desistência.
Quais são as etapas do funil de vendas no e-commerce?
Agora que você já sabe o que é funil de vendas, vamos conhecer suas etapas e como cada uma pode impactar a jornada do cliente. O funil de vendas no e-commerce é dividido em fases estratégicas, que vão da atração até a conversão.
Topo do funil (Atração)
O topo do funil é a porta de entrada para visitantes na sua plataforma de e-commerce. O principal objetivo é atrair o interesse do público para sua marca, mas sem que ele se sinta pressionado a fazer uma compra.
Nessa fase, os consumidores estão buscando informações sobre algum problema que precisa ser resolvido, mas não estão preparados para comprar. É o momento de apostar no marketing de conteúdo, SEO para e-commerce, redes sociais e anúncios pagos para gerar tráfego para sua página.
Ao oferecer conteúdos informativos e educativos em blogposts, e-books e vídeos nas redes sociais, por exemplo, você começa a estabelecer a autoridade da marca, criando um primeiro vínculo com potenciais clientes, que se sentem ajudados, aumentando as chances de avançarem para a próxima etapa.
Meio de funil (Consideração)
No meio de funil, os visitantes já têm interesse na marca e estão considerando fechar a compra. Eles já passaram pelo topo, que os ajudou a reconhecer o problema e agora têm pistas de como resolvê-lo por meio dos seus produtos.
Então, o objetivo agora é nutrir esses leads com mais informações relevantes e bem direcionadas, por meio de e-mails segmentados, webinars, além de compartilhar as experiências de outros clientes que saíram satisfeitos ao fecharem negócio com sua marca.
Essa etapa é crucial para selar a confiança que vem sendo construída, preparando os leads aos poucos para a tomada de decisão. A comunicação precisa ser impecável para aumentar as chances de conversão. No entanto, tenha em mente que ainda não é a hora de tentar vender seu produto a todo custo.
Fundo de funil (decisão e conversão)
O potencial cliente passa para o fundo do funil quando já está pronto para tomar uma decisão. Portanto, essa é a hora de facilitar sua conversão, buscando remover as barreiras que possam impedi-lo de comprar e reforçando os benefícios do seu produto.
Algumas opções para isso incluem ofertas exclusivas, cupons de desconto, gatilhos de urgência e um checkout de compra otimizado. Além disso, é muito importante colocar-se sempre à disposição para sanar dúvidas e oferecer um atendimento ágil e humanizado.
Feita a compra, saiba que o trabalho não acaba. É fundamental manter um bom relacionamento no pós-venda para incentivá-lo a retornar e comprar novamente, de modo a fidelizá-lo e ter um verdadeiro promotor da sua marca.
Como criar o seu funil de vendas para e-commerce? 6 passos
Finalmente, chegou a hora de aprender a criar seu funil de vendas para e-commerce em um passo a passo simples.
- Defina seu público-alvo: conhecer quem são seus potenciais clientes, seus interesses e dores é fundamental para criar estratégias assertivas e compreender melhor seu comportamento de compra;
- Atraia visitantes para o e-commerce: gere tráfego qualificado para sua loja online a partir das técnicas de SEO, e-commerce marketing, marketing de conteúdo, redes sociais e anúncios pagos, despertando o interesse do público;
- Capte leads: ofereça valor por meio de e-books, conteúdos exclusivos, além de descontos em troca do contato dos visitantes, para que a comunicação fique mais direta no meio do funil;
- Nutra os leads: munido dos contatos, envie e-mails segmentados, materiais informativos e depoimentos de clientes satisfeitos para educar e criar um engajamento dos potenciais clientes com a marca para fecharem a compra;
- Facilite a conversão: torne a experiência do usuário fácil e intuitiva, simplificando o checkout do carrinho de compras, além de criar gatilhos de urgência, como cupons e frete grátis para incentivar a compra, entre outras tendências de e-commerce;
- Fidelize os clientes: continue nutrindo o relacionamento com o cliente no pós-venda, oferecendo um suporte eficiente e mais ofertas exclusivas para recompra.
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O funil de vendas no e-commerce é essencial para atrair visitantes, converter leads e fidelizar clientes. Por isso é tão importante conhecer cada uma das suas etapas, aplicando as estratégias mais adequadas à realidade do seu negócio para aumentar as vendas e oferecer uma ótima experiência aos consumidores.
Contudo, para garantir que o funil de vendas funcione e ter um crescimento organizado e escalável nas vendas, é fundamental contar com o auxílio da tecnologia oferecida por um bom ERP para e-commerce.
O sistema Omie para e-commerce e marketplaces permite automatizar os processos do negócio em múltiplas esferas, desde o cadastro de produtos, a gestão de estoque e o controle de vendas, até soluções financeiras com relatórios personalizáveis e muito mais.
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