A gestão administrativa desempenha um papel central na sustentação e no crescimento de qualquer organização.
Ela é a espinha dorsal que mantém os processos operacionais fluindo de forma eficaz, garantindo a execução eficiente das tarefas do dia a dia.
Mas o que exatamente abrange essa área crucial? Neste artigo, exploraremos o universo da gestão administrativa, desde sua definição até suas funções primordiais e as ferramentas essenciais que a potencializam.
Se você busca entender como a gestão administrativa pode ser um diferencial competitivo, continue a leitura e saiba tudo sobre o assunto!
O que é gestão administrativa?
A gestão administrativa engloba todos os processos para gerir os recursos de uma empresa. É a área responsável por coordenar como os recursos financeiros, humanos e materiais são alocados.
O gestor administrativo precisa ter um conhecimento amplo em relação a todos os setores e procedimentos que acontecem na empresa.
A partir disso é feito um planejamento administrativo não somente para suprir as demandas internas de funcionamento, como também para promover o crescimento do lucro. O objetivo é garantir eficiência, produtividade e melhores resultados.
Quais são as vantagens da gestão administrativa?
A realização de uma gestão administrativa eficaz é fundamental para a sobrevivência e prosperidade de qualquer empreendimento. A principal vantagem é, sem dúvida, garantir a continuidade do negócio. Além disso, destacam-se outras importantes contribuições:
- Aumento da Produtividade: Ao determinar de forma estratégica a alocação de recursos, evita-se o desperdício e promove-se um ambiente de trabalho mais eficiente. Colaboradores munidos das melhores ferramentas se concentram em suas funções específicas, impulsionando a produtividade.
- Alcance de Objetivos: Uma gestão administrativa de qualidade se baseia em um planejamento estratégico que visa encontrar os melhores caminhos para atingir os objetivos da empresa. Essa abordagem estruturada e orientada para metas é essencial para o sucesso a longo prazo.
- Crescimento do Lucro: Ao otimizar o processo de produção e garantir a entrega de produtos e serviços de alta qualidade, o gestor está diretamente contribuindo para a satisfação do cliente. Isso, por sua vez, resulta em um aumento no lucro, uma vez que clientes satisfeitos são mais propensos a fidelidade e recomendação.
Como a gestão administrativa funciona?
A gestão administrativa tem um função estratégica e o seu exercício pode variar de acordo com o modelo de negócio, e o tipo de gestão administrativa escolhido.
Ela também é baseada nos valores e missões de um empreendimento e deve ser coerente à cultura organizacional propagada.
Para gerir a empresa são criados processos variados que incluem planejamento, identificação de problemas, busca por soluções e avaliação dos resultados. Para facilitar o processo, é possível ainda usar várias ferramentas dessa área.
Principais ferramentas da gestão administrativa
As ferramentas de gestão administrativa podem otimizar vários processos e evitar com que você perca tempo em várias tarefas que poderiam ser solucionadas de formas mais simples.
- Canvas: ele é uma excelente ferramenta para organizar visualmente as tarefas, designá-las, categorizar processos e acompanhar o desenvolvimento de tudo isso. Você pode separar as tarefas em quadros, usar cores diferentes para segmentá-las e vários outros elementos.
- OKR: desenvolvido por John Doer, o OKR é um sistema desenvolvido para facilitar o acompanhamento de projetos. Ele se guia por dois fatores-chave, a definição dos objetivos e organização de resultados.
- EOS: criado por Gino Wickman, EOS é um sistema operacional que tem como pilares: planejamento, prioridade, responsabilidade e processos.
Quais são os tipos de gestão administrativa?
Entre os tipos de gestão, a gestão administrativa desempenha um papel crucial para determinar qual deles se alinha melhor com a natureza da empresa e o estilo de liderança adotado.
Para compreender mais sobre esse tema, é essencial primeiro entender o que é gestão. Vejamos, de forma mais detalhada, os principais modelos:
1. Gestão Administrativa Democrática:
Este modelo busca envolver os colaboradores nos processos decisórios, adotando uma abordagem vertical. Todos os envolvidos são incentivados a expressar seus pontos de vista, e suas opiniões são valorizadas.
2. Gestão Administrativa Autocrática:
Neste caso, as decisões são centralizadas em uma única pessoa, que assume a responsabilidade de determinar as ações sem a necessidade de consultar a equipe.
3. Gestão Administrativa Meritocrática:
Baseada no desempenho dos funcionários, esta abordagem premia os colaboradores de acordo com seu desempenho, levando em conta também em outros processos decisórios. É um modelo de gestão vertical.
4. Gestão Administrativa com Foco nos Processos:
Aqui, a melhoria contínua dos processos da empresa é a prioridade máxima da gestão. As escolhas são orientadas por esse objetivo, incluindo a gestão de indicadores para monitorar de perto as métricas que indicam o sucesso ou a falha dos processos.
5. Gestão Administrativa com Foco nos Resultados:
As metas estabelecidas para a empresa são o ponto central dessa abordagem. Os gestores concentram seus esforços em planejar ações que garantam o alcance desses objetivos.
6. Gestão Administrativa por Cadeia de Valor:
Esse modelo prioriza a entrega de produtos e serviços que garantam a satisfação do cliente, visando à fidelização para manter a empresa relevante.
7. Gestão Administrativa Comportamental:
Conforme sugere o próprio nome, a gestão comportamental estuda o comportamento dos funcionários para entender como potencializar seus talentos. Isso implica um considerável investimento nos recursos humanos.
Cada modelo traz suas particularidades e impacta de maneira distinta o ambiente de trabalho e os resultados da empresa. Portanto, a escolha do modelo adequado deve ser feita de forma consciente, levando em conta os objetivos e a cultura organizacional.
Quais são as responsabilidades do gestor administrativo?
O gestor administrativo é responsável por planejar, colocar em prática e acompanhar os processos em uma empresa. Dentre suas funções estão:
- Planejar todas as etapas de produção de forma eficiente;
- Encontrar soluções para sanar problemas;
- Acompanhar os resultados;
- Avaliar os desempenhos;
- Implementar metodologias;
- Designar como os recursos serão aplicados;
- Se assegurar que a cultura organizacional é respeitada;
- Buscar maneiras para manter os colaboradores motivados.
Dúvidas frequentes sobre Gestão Administrativa
Explore nosso FAQ para obter insights valiosos sobre as práticas e modelos dessa área essencial para o sucesso empresarial.
Qual é a função da gestão administrativa?
A função da gestão administrativa é planejar, implementar e supervisionar os processos operacionais de uma empresa.
Isso inclui a organização e alocação de recursos, resolução de problemas internos, avaliação de desempenho, implementação de metodologias eficazes, supervisão da aplicação de recursos, garantia do respeito à cultura organizacional e o incentivo à motivação dos colaboradores.
Quais são os tipos de gestão administrativa?
Existem vários tipos de gestão administrativa, as principais delas são: meritocrática, autocrática, democrática, com foco em processos, foco em resultados ou foco na cadeia de valor.
Qual a diferença entre gestão e administração?
A administração, onde também entra a gestão administrativa, é responsável por planejar e tomar decisões e realiza a administração estratégica dos recursos. A gestão empresarial, por sua vez, atua para garantir que essas decisões possam ser implementadas de fato.
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