Gestão de estoque na Black Friday: aprenda como fazer

Entenda como a gestão de estoque na Black Friday vai garantir que sua empresa atenda o volume de vendas de forma descomplicada.
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A Black Friday ocorre na última sexta-feira de novembro e já se popularizou como uma data para os consumidores encontrarem grandes descontos. Nesse contexto, é essencial que os empreendedores saibam como se planejar, realizando uma gestão de estoque eficiente.

Isso porque é preciso suprir as necessidades do cliente e garantir a melhor experiência de compra. Descubra neste artigo a importância de ter uma boa gestão de estoque, principalmente nessa data, e como colocar isso em prática de forma otimizada com 8 dicas.

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Para que serve a gestão de estoque na Black Friday?

A gestão de estoque é uma maneira de o empreendedor ter um controle sobre a quantidade de mercadorias estocadas e sobre a entrada e saída de cada item. Logo, é uma prática que precisa ser realizada para reduzir custos de armazenagem e evitar perda de produtos.

Fazer esse gerenciamento também garante que você não vai deixar seu cliente na mão. Tudo isso é ainda mais importante para impulsionar as vendas na Black Friday, pois a demanda aumenta e há também a possibilidade de fazer a queima de estoque. Assim, com a gestão do estoque, você sabe quais os itens disponíveis e os que estão em bom estado para venda.

Além disso, com essa gestão, é muito mais fácil identificar quando e o que deve ser adquirido no caso de reposições. Ou seja, você garante um estoque de produtos necessário para as vendas durante a Black Friday.

8 dicas de gestão de estoque na Black Friday

Ter uma boa gestão de estoque é crucial para o sucesso de vendas na Black Friday. Não adianta investir em boas estratégias de marketing e oferecer bons preços se o cliente não tiver uma boa experiência de compra e receber o produto da forma que espera.

Por esse motivo, existem alguns pontos que devem ser levados em consideração no momento de preparação para Black Friday, a fim de garantir as vantagens da gestão de estoque eficiente. Veja como colocar em prática cada uma dessas dicas.

1. Estude as demandas da sua empresa e do seu público

Quando você conhece o seu público, fica muito mais fácil de fazer o planejamento das compras. Portanto, para começar, você deve estudar a demanda do seu negócio e entender o que está em alta no mercado, ou seja, os itens que estão sendo mais procurados.

Leve também em consideração o porte da sua empresa, seu volume de vendas e tudo que possa dar um direcionamento para preencher o estoque. Ele deve ser preparado com itens suficientes, que supram a demanda, mas sem excessos, para evitar prejuízos.

2. Tenha um inventário de estoque

O inventário é um relatório que serve para finalidades fiscais e comerciais e permite que uma empresa saiba exatamente quais são os itens em mãos. O ideal é que esse inventário de estoque seja feito no início de cada ano e seja monitorado constantemente.

3. Utilize SKUs (Stock Keeping Unit)

O SKU é um código de identificação muito utilizado em marketplaces para auxiliar na otimização da gestão e classificação (cor, modelo, tamanho e fabricante) de um produto. É uma sequência de números e letras que representam as especificações de cada item.

4. Acompanhe o giro de estoque

É necessário saber em quanto tempo o seu estoque acaba e o seu fluxo de vendas para evitar que produtos fiquem indisponíveis. No caso da Black Friday, essa conta deve ser feita com muita atenção, já que há um pico de vendas.

O giro de estoque leva em consideração quantas vezes no ano as mercadorias precisam ser repostas e por quanto tempo ficam no estoque até que sejam vendidas. O indicador pode ser definido pelo seguinte cálculo: giro de estoque = valor total das vendas / valor médio de estoque.

Caso o resultado seja inferior a 1, significa que a mercadoria ainda se encontra em estoque e nenhuma reposição foi feita durante o período que foi analisado, ou seja, ela está parada.

5. Tenha apenas um estoque para loja online e física

Adotar uma estratégia omnichannel entre os estoques de loja física e online garante que o cliente tenha a opção de retirar o produto na loja, se preferir, o que economiza os gastos com frete e diminui o tempo de espera. 

A estratégia facilita a logística da gestão do estoque e otimiza o processo de venda, já que as ofertas oferecidas na loja física e virtual estarão alinhadas.

6. Prepare a sua equipe

Além do controle de estoque, é preciso ter uma equipe preparada para lidar com o consumidor e garantir a ele uma boa experiência durante e após a compra, ainda mais num momento como a Black Friday, em que existe muita procura. 

Por isso, a equipe deve estar ciente de quais produtos estão sendo mais vendidos e preparada para lidar com insatisfações e dúvidas de clientes, sempre buscando estar disponível nos canais de atendimento da empresa.

7. Escolha bons fornecedores

Para que você não tenha problemas com a falta de produtos, é necessário contar com bons fornecedores. Além de pesquisar por preços atrativos, escolha empresas que cumpram os prazos de entrega para que sua empresa não fique desabastecida na Black Friday.

8. Conte com um sistema ERP para otimizar a gestão de estoque

Por último, a dica mais importante é automatizar todos os processos com um software para gestão de estoque, como um sistema de gestão ERP. Com a tecnologia, você integra setores e acompanha a movimentação do estoque com dados sólidos e de qualidade.

Essa solução oferece a possibilidade de fazer um cadastro completo dos produtos, registros automáticos de entrada e saída e ainda manter as informações de valores atualizadas. Com esse software, você evita falhas no dia a dia e alavanca o sucesso da sua empresa.

Faça a gestão de estoque na Black Friday e aumente suas vendas

Vale ressaltar que se preparar para Black Friday também é uma ótima oportunidade para “desencalhar” produtos, ou seja, para que você faça uma queima de estoque. Então, aproveite para oferecer grandes descontos ou usar estratégias de “leve 2 e pague 1”.

Como você viu, contar um sistema de gestão de estoque vai garantir o sucesso de vendas na Black Friday, porque integra e automatiza processos, ou seja, minimiza falhas e garante a satisfação dos seus clientes.

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