Guia sobre eficiência operacional de restaurantes: descubra como otimizar a produtividade do seu negócio

Entenda como melhorar a eficiência operacional de restaurantes com o nosso guia!
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Alcançar uma boa eficiência operacional de restaurantes é o objetivo de todo negócio no ramo, já que isso pode aumentar a sua lucratividade e promover uma experiência muito mais agradável para o cliente.

No entanto, para isso, é necessário um trabalho em conjunto com todas as áreas, começando pelo estoque até o investimento em novas tecnologias.

Por isso, se você é um comerciante que está buscando otimizar a gestão de um restaurante, aplicando boas práticas do mercado, de forma com que ele se destaque no mercado, confira mais a seguir!

O que classifica a eficiência operacional de restaurantes?

A paixão pela cozinha é o principal motivador para abrir um restaurante. No entanto, ao falar em eficiência operacional de restaurantes, é preciso pensar um pouco além do que apenas o desejo de fazer acontecer.

No entanto, é preciso ter uma administração estratégica, para conseguir que o negócio seja sustentável e lucrativo. E para isso, é necessário adotar uma série de práticas e mensurar os resultados obtidos.

Dessa forma, para classificar a eficiência operacional é necessário traçar as metas e objetivos, mas descritos de forma clara e objetiva. Esse conjunto de objetivos fará parte do seu planejamento estratégico, que guiará seus próximos passos para a tomada de decisão.

Com os objetivos definidos, será possível mensurar os resultados objetivos, permitindo a criação de indicadores para acompanhá-los com maior detalhe. Existem alguns indicadores que são importantes para assegurar uma boa eficiência operacional, como:

  • Faturamento: acompanhamento do fluxo de caixa, para identificar períodos de sazonalidade e baixa, pode ser acompanhado por dia, semana, mês e ano;
  • Retenção de clientes: é a taxa de retorno dos clientes ao restaurante, onde quanto mais vezes ele voltar, melhor está a qualidade do serviço;
  • Ticket médio: indicador que quantifica o valor médio gasto por cada cliente no restaurante, considerando todas as opções de bebidas, comidas e sobremesas;
  • CMV (Custo de Mercadoria Vendida): indica o nível de eficiência na gestão de estoque.

Quais processos precisam ser mapeados para uma boa eficiência operacional de restaurantes?

Para que o restaurante conte com uma boa eficiência operacional, é necessário estruturar um plano de ação para gestão de processos, de forma que seja possível compreender todos os processos que estão sendo executados, em cada um dos setores.

No entanto, algumas áreas tem maior impacto no negócio. Por isso, elas devem ser consideradas como prioridade na hora de mapear e entender como está o fluxo de trabalho.

Gestão do estoque

Promover uma gestão de estoque é uma das maiores preocupações dos comerciantes do setor, visto que ele é o responsável pelo abastecimento de todo o restaurante.

Caso o estoque não seja dimensionado adequadamente, o negócio corre o risco de não conseguir atender seus clientes com a mesma qualidade ou ter indisponibilidade de pratos, resultando em uma queda no volume de pedidos, e consequentemente de atendimentos.

Por isso, para evitar que o estoque fique desabastecido ou acabe estragando produtos por uma compra maior do que a demanda, você pode contar com o auxílio da tecnologia.

A Omie conta com um sistema de gestão de restaurantes, que possui uma área para realizar a gestão do estoque em tempo real.

Gestão de pedidos

Nenhum cliente gosta de esperar por horas para ser atendido! Isso impacta na qualidade do serviço, no aumento das reclamações e também na redução da fidelização.

Por isso, é preciso pensar em soluções para registrar os pedidos da forma adequada e que eles já sejam enviados para a cozinha, tornando o processo muito mais ágil e assertivo.

Gestão de pessoas

Realizar a gestão de pessoas vai muito além do que apenas ensinar as atividades diárias, é preciso criar uma cultura de aprendizado contínuo.

De forma que o funcionário seja capaz de atuar na resolução de conflitos (quando for necessário), conseguir oferecer um serviço de qualidade, e manter toda a equipe atualizada conforme as novas tendências que vão surgindo no mercado.

Gestão de fornecedores

A gestão de fornecedores é outro fator que impacta diretamente em diversos indicadores nos restaurantes, como no ticket médio e no faturamento.

Com bons fornecedores, é possível contar com produtos de qualidade, com menor prazo de entrega e um preço competitivo no mercado.

Isso impacta diretamente na qualidade das refeições que são servidas e no serviço que é prestado aos clientes.

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O que fazer para melhorar a eficiência operacional de restaurantes?

Para melhorar a eficiência operacional, é preciso contar com um bom planejamento estratégico, focando nas áreas mais relevantes, promovendo melhorias contínuas e refinando os processos.

No entanto, para que isso comece a se tornar possível, é preciso investir em algumas ações, como:

Trace objetivos tangíveis e palpáveis

Para que seu restaurante comece a caminhar em direção da eficiência operacional, é preciso traçar metas que sejam tangíveis e palpáveis, ou seja, que seja possível medir e alcançar.

Por exemplo, se você tem um custo elevado, trace uma meta para reduzir os custos em 20%. E para que isso seja possível, haverá um plano de ação para viabilizar tal redução. 

Além disso, todo o objetivo ao ser definido deve ter um prazo previamente estabelecido. Para que ao final do prazo seja possível mensurar se as medidas tomadas surtiram efeito ou ainda necessita de novos ajustes.

Faça uma gestão eficiente de estoque e fornecedores

Para ter uma gestão eficiente de estoque, é preciso contar com um controle rigoroso que deve acontecer semanal ou quinzenalmente.

Dessa forma, será possível ajustar o estoque conforme a previsão de demanda, principalmente em períodos de sazonalidade.

Já em relação aos fornecedores, é importante sempre realizar cotações com diversos fornecedores, que tenham boa reputação no mercado. Para que assim você consiga encontrar o melhor custo x benefício.

Mantenha a equipe treinada

Quanto mais treinada e preparada for a equipe do seu restaurante, maior será a sua produtividade. Mas, não se esqueça de manter uma política de recompensas e incentivos aos seus funcionários.

Como a tecnologia contribui na eficiência operacional de restaurantes?

A tecnologia tem uma contribuição muito positiva para os restaurantes que estão em busca da eficiência operacional. Por meio dela, é possível ter mais processos mais rápidos e menos custos.

Além disso, existem outras vantagens que o seu negócio precisa conhecer ao investir em tecnologia, como:

  • Maior eficiência: com a tecnologia, as tarefas repetitivas são reduzidas, e o tempo investido orna-se muito mais estratégico;
  • Mitigação de falhas: com a redução de processos humanos, é possível reduzir os riscos de falhas na execução dos processos;
  • Diminuição dos custos operacionais: por reduzir o desperdício de tempo e financeiro, existe uma redução significativa dos custos operacionais;
  • Auxílio em uma tomada de ação estratégica: com dados coletados ao longo dos processos, é possível contar com análises mais profundas, permitindo decisões mais estratégicas.

Sistema para restaurantes e lanchonetes da Omie

Com todas as vantagens promovidas pela tecnologia para os restaurantes que estão em busca de melhorar a sua eficiência operacional, chegou o momento de conhecer o Sistema para Restaurantes e Lanchonetes Omie.

O sistema é muito simples, onde você pode melhorar o controle dos pedidos e das mesas, aumentar a integração dos seus processos, ter um controle fiel de estoque, manter o fluxo de caixa sob controle, facilidade na conciliação bancária, aumento da produtividade e maior lucratividade!

Por isso, não espere mais tempo e entre em contato com a Omie para conhecer mais sobre a solução para o seu negócio, e coloque-o em outro patamar operacional!

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