Os indicadores de desempenho logístico são grandes aliados para tornar a área mais estratégica e otimizada. Com eles, você pode ter uma visão ampla da performance do setor, identificando pontos de melhoria e garantindo a qualidade nas entregas.
Se você deseja melhorar o desempenho da logística do seu negócio, precisa conhecer esses indicadores e como eles podem tornar essa gestão mais produtiva, ágil, otimizada e simples. Acompanhe o conteúdo e saiba mais!
O que são indicadores de desempenho logístico?
Conhecidos também como KPI logístico, os indicadores de desempenho logístico são uma grande ferramenta de gestão que permite utilizar métricas para medir e monitorar as principais áreas da logística.
Existem diferentes tipos de indicadores na área que mensuram os resultados em um período pré-determinado, ou em uma etapa específica do processo logístico.
Sempre oferecendo dados sobre a evolução e comparação com outras épocas para garantir que os processos estão saindo conforme o esperado e apresentando insights sobre o que precisa ser feito para melhorá-los. Dessa forma, se tornam aliados estratégicos para a gestão logística se tornar ainda mais eficiente.
Por que os KPIs logísticos são importantes?
Com a análise permitida pelos indicadores de desempenho logístico é possível obter diferentes informações sobre os processos da área, incluindo a gestão de estoque.
Quando a empresa não consegue acompanhar esses KPIs, é bem provável que surjam problemas com a satisfação dos clientes relacionados às entregas, além de outras situações internas, como a falta de produtos, estoque desorganizado, entre outros.
Dessa forma, ao utilizar os indicadores logísticos de forma adequada você consegue garantir os benefícios de uma boa gestão logística, como, por exemplo:
- Maior satisfação dos clientes;
- Impulsionar as vendas;
- Gestão mais eficiente;
- Processos otimizados;
- Equipes mais produtivas;
- Entregas mais eficientes.
Ou seja, os indicadores de desempenho são fundamentais quando falamos na gestão logística. Com eles, alcançar resultados positivos se torna mais viável e possível, já que apresenta dados importantes para propor as melhorias na área.
7 principais indicadores de desempenho logístico
Os indicadores logísticos, como você pôde ver, são grandes aliados. Com eles, os processos que envolvem a área se tornam muito mais eficientes, com resultados positivos e menores problemas que podem afastar os clientes.
Para a área logística, existem muitos indicadores que podem ser utilizados para garantir a eficiência e desempenho. Abaixo, listamos os principais que você precisa conhecer. Confira!
OTIF
O OTIF, sigla em inglês para “On time in full”, algo como entregas completas e no prazo. É o indicador responsável por mensurar os prazos e a eficiência nas entregas, considerando o local, sem avarias e carga completa.
O OTIF, indicador-chave da gestão logística, permite medir quantos pedidos foram realizados e entregues dentro do prazo. Quando o indicador é baixo, revela que existem problemas que precisam ser resolvidos.
OTD
O OTD, On-time Delivery, é outro indicador de desempenho logístico essencial. Ele mede a porcentagem de pedidos entregues no prazo e mensura o tempo gasto na separação e envio do pedido.
Para calcular esse processo logístico, é necessário contar com as informações atualizadas referentes ao pedido, como data e hora do processamento e a previsão de entrega. Com esses dados em mãos, basta fazer o cálculo:
(número de entregas dentro do prazo / número total de entregas) x 100
OCT
O OCT, Order Cycle Time, que em português significa tempo de ciclo perdido, é um KPI logístico que mede o tempo total, considerando desde a confirmação do pedido até sua entrega.
É uma métrica essencial, principalmente para lojas virtuais, onde a necessidade de entregas rápidas é maior. É com esse indicador que você consegue entender se o tempo total de interação com o cliente é bom ou não. O cálculo deste indicador é bem simples:
OCT = (data de entrega – data do pedido)/ número total de pedidos enviados
Quanto menor o resultado, melhor seu desempenho.
Time to market
Esse indicador de desempenho logístico está relacionado ao tempo total de lançamento de um produto. Ele considera desde a idealização até a abertura das vendas.
Seu objetivo é agilizar as etapas que abrangem o desenvolvimento de uma solução e sua disponibilidade no mercado. Quanto menor for o KPI, mais eficiente é o processo.
On time shipping
O On time shipping é muito parecido com o OTD, a diferença é que ele mede os pedidos enviados dentro do prazo, mas isso não quer dizer que foram entregues na data prometida.
Ele ajuda a entender os problemas com atraso, por exemplo. Para calculá-lo basta seguir a seguinte fórmula:
(número de pedidos entregues no prazo / total de entregas) x 100.
Perfect order rate
Esse KPI logístico visa medir o desempenho da empresa na hora de processar os pedidos. Para isso, considera o tempo gasto desde o recebimento até a saída para entrega.
Ao utilizar este indicador de desempenho logístico, é possível identificar se o processo está atendendo as necessidades do cliente ou não. Quanto maior a taxa, maior é a performance da empresa.
Tempo médio de entrega
O tempo médio de entrega é um indicador mais utilizado para mensurar e entender qual o prazo ideal para cada entrega. Ele leva em consideração o tempo utilizado para que o pedido seja separado até sua entrega.
Com isso, você consegue oferecer prazos mais realistas e possíveis de serem cumpridos com qualidade e eficiência.
Alavanque seus resultados com indicadores estratégicos
Os indicadores de desempenho logístico são grandes aliados para tornar a área mais estratégica, com grande eficiência e qualidade nas entregas. Com eles, é possível identificar pontos de melhoria e reformular processos, caso necessário.
Para garantir tudo isso, além de contar com indicadores de desempenho, é preciso utilizar um sistema de gestão integrado na logística. Assim, você alavanca os resultados com grande assertividade e qualidade.