O que é OTIF, qual sua importância e como calcular esse indicador?

Conheça indicador que promove economia e eficácia
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Mensurar os resultados é fundamental para gerir com eficiência toda a estrutura de um negócio. Somente assim é possível entender como anda a performance logística da empresa e de seus processos. E é exatamente aqui que entra o OTIF, que combina eficácia e agilidade ao acompanhar a entrega de produtos de uma empresa.

As entregas, afinal, exercem um papel importante na sua relação com a sua clientela. Elas devem ocorrer dentro do prazo estabelecido e garantir que o produto chegue até o destinatário final intacto, pronto para o uso. Por isso, adotar métricas sobre ela é vital para seu negócio. Para entender melhor sobre esse indicador, continue a leitura!

Banner - da gestão financeira à organização de contratos

O que é o indicador OTIF?

OTIF é a sigla que representa a expressão inglesa “On Time In Full”, que em tradução livre para o português corresponde a “dentro do prazo”.

Esta sigla corresponde a um potente indicador de desempenho que é muito utilizado para acompanhar a pontualidade e, portanto, a qualidade das entregas de produtos e serviços de uma empresa.

Assim, representa a capacidade de entrega dos produtos corretos no momento certo e na quantidade adequada. Ele é um indicador-chave de desempenho (KPI) do processo logístico do seu negócio.

On-time

O componente “On-Time” da sigla OTIF diz respeito à capacidade de uma empresa em cumprir os prazos de entrega prometidos aos clientes, tanto em vendas B2B quanto B2C, sem que haja atrasos.

A pontualidade é fundamental para garantir a satisfação do cliente e manter a reputação da empresa no mercado.

Full-time

Já o componente “Full-Time” do OTIF se refere à integridade e à completude das entregas. Ou seja, analisa se os produtos são entregues na quantidade correta e em perfeitas condições, sem danos ou faltas.

Garantir que as entregas sejam completas e precisas é importante para evitar retrabalho, logística reversa, desperdício de recursos e insatisfação do cliente.

Por que é importante acompanhar o OTIF?

O On Time In Full é um grande aliado para fazer uma gestão de logística eficiente. Afinal, uma vez que é um indicador que reflete a estratégia e o planejamento do negócio, seu acompanhamento oferece uma visão de diversas informações cruciais para a sobrevivência e crescimento da empresa.

São informações que ele fornece à organização:

  • Nível de serviço das entregas;
  • Índice de retrabalho e necessidade de logística reversa, quando ocorrem problemas nos pedidos;
  • Qualidade do serviço prestado pelas transportadoras terceirizadas ou do entregador próprio;
  • Possível grau de insatisfação do consumidor.

Portanto, trata-se de um indicador completo que supre as necessidades logísticas. Ao mesmo tempo, possibilita a análise geral de todo o processo logístico. Isto é, do momento da separação dos itens até a pontualidade das entregas.

Diante disso, deixar de medir o indicador OTIF é fadar a sua empresa a uma operação ineficiente e incompleta. Ela poderá resultar em diferentes problemas, como sujar sua reputação, perda de negócios, cancelamentos de compras, etc.

Libere seu crescimento - banner omie desplanilhe-se

Vantagens de implementar o OTIF na sua empresa

Conheça os vários e importantes benefícios que a sua empresa pode obter ao implementar o KPI de logística. Em seguida, veja o passo a passo de como colocá-lo em prática.

Aumente a satisfação do cliente

Implementar o OTIF permite que sua empresa entregue produtos dentro do prazo e na quantidade correta. Isso, consequentemente, leva ao aumento da satisfação do cliente.

Um dos maiores indicações de satisfação é quando a experiência do cliente é positiva e ele retorna para fazer novos negócios.

Além disso, eles também tendem a recomendar sua empresa a outros, divulgando-a sem custos adicionais. Isso contribui para o seu crescimento e sucesso.

Aprimore sua eficiência operacional

Ao monitorar o desempenho do OTIF, sua empresa pode identificar áreas de ineficiência e oportunidades de melhoria. Assim, tem a oportunidade de ajustar e otimizar os processos logísticos.

Com isso, o indicador On Time In Full leva ao aumento da eficiência operacional e melhora a produtividade em toda a cadeia de suprimentos.

Tenha mais competitividade no mercado

Entregar produtos no prazo e na quantidade correta pode ser um diferencial competitivo significativo no mercado. Trata-se de uma característica que é importante para a sua fama perante o público e torna sua empresa mais atrativa aos olhos do consumidor.

Empresas com um alto desempenho de OTIF se destacam da concorrência, pois ganham a confiança dos clientes e reputação de confiabilidade.

Reduza os custos das suas operações

Uma vez que o OTIF otimiza os processos de produção, evita retrabalho, logística reversa e insatisfação do cliente, ele também reduz custos e promove economia.

Entregas precisas e pontuais maximizam o uso e a eficiência dos recursos, de modo que a sua operação fica mais rentável e sustentável.

Aprenda a calcular o indicador OTIF

O primeiro passo para calcular o índice é juntar as informações sobre as entregas realizadas em um período anterior. Ele deve ter duração mínima de seis meses.

Então, separe os dados de acordo com o grupo ao qual pertencem:

  • Entrega no prazo correto (OT);
  • Entrega sem ocorrência de erros (IF).

Estabeleça a porcentagem de cada um deles. Por exemplo, suponha que 95% das entregas foram concluídas no prazo correto. Então, resulta em On Time de 0,95.

Ao mesmo tempo, considere uma situação em que 87% das entregas foram satisfatórias (quantidade e tipo correto). Desse modo, tem-se um In Full de 0,87.

Para determinar o indicador de alcance do pedido realizado perfeitamente – ou seja, o On Time In Full – multiplique um componente pelo outro. Dentro do exemplo acima, o cálculo seria o seguinte:

  • OTIF = 0,95 x 0,87 = 0,8265 = 82,65%.

Portanto, a fórmula para esse cálculo é:

  • OTIF = (OF x IF)÷100.

Como implementar o OTIF no seu negócio?

Implementar o OTIF no seu negócio requer uma abordagem de algumas etapas essenciais. Confira o passo a passo para colocar em prática esse indicador e utilizá-lo para direcionar as ações e estratégias da empresa:

  • Defina métricas claras e específicas para o desempenho do OTIF, como porcentagem de entregas pontuais e completas;
  • Avalie processos existentes para identificar áreas de melhoria e oportunidades de otimização. Também mapeie as fases da logística e registre-as para entender o que cada uma delas compreende;
  • Utilize sistemas de gestão integrados para monitorar e rastrear o desempenho do OTIF em tempo real;
  • Treine e capacite colaboradores da equipe responsável pela operação logística e destaque a importância do OTIF para a operação e para os resultados do setor e da empresa;
  • Estabeleça parcerias com fornecedores e transportadoras para garantir a conformidade com os padrões de OTIF;
  • Implemente melhorias contínuas com base nos dados obtidos do OTIF e ajuste as frases do processo para que se tornem mais eficientes;
  • Monitore e avalie o desempenho constantemente.

Enriqueça a logística da sua empresa com o ERP Omie

Para fazer uso do indicador OTIF e obter dados consistentes, a melhor solução é adotar um sistema de gestão online. Com ele você obtém informações em tempo real e mapeia todas as fases dos seus processos em poucos segundos.

Conte com o ERP Omie para gerir seu negócio de ponta a ponta, inclusive em relação à logística. Tenha à disposição dados completos sobre toda a trajetória do produto e veja como otimizar seus processos para torná-los mais eficientes.

Clique aqui e conheça agora mesmo as funcionalidades do ERP Omie! Ele ajuda você na logística e em outras frentes da gestão da sua empresa.

Banner - da gestão financeira à organização de contratos

Banner experimente - simplifique sua rotina e integre todas as áreas da sua operação
Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
aprenda a melhorar a experiencia do cliente
Aumente suas vendas com as principais estratégias para melhorar a experiência do cliente no marketplace B2B.
Tablet com WMS (Warehouse Management System) em galpão
Saiba o que é um WMS, como funciona e os benefícios que esse sistema pode trazer para a logística da
estoquistas vendo dicas de controle de estoque
Como fazer o controle de estoque para sua empresa de forma objetiva, eficiente e os principais cuidados que você deve